Estou com problemas de insónia a mais de um mês.

Feita por >Lia · 1 mar 2023 Insônia

Cada dia dormir tem se tornado uma tarefa difícil, desde o início do ano estou com esses problemas, ontem tive um ataque de pânico e tive muita dificuldade em respirar, tremo constantemente e me estresso com muita facilidade, ando muito tensa e sempre preocupada, recentemente tenho sentido muito calor e estou a transpirar muito, não estou muito concentrada ultimamente e estou com os pensamentos baralhados, quando estou nervosa leio e isso me acalma, tem vezes que também a comida me acalma. O que pode ser?

A melhor resposta 2 MAR 2023

Ola, Lia
Me parece que você anda vivendo uma insônia de ordem emocional, mas é necessária uma avaliação mais precisa. Por isso te sugiro investigar o que a vem privando de sono, já que imagino que possa estar relacionado a esses ataques de pânico e demais sintomas físicos. Afinal o que você descreveu pode ser considerado pânico ou ansiedade, mas não tome isso como um diagnostico pois é preciso investigar isso com um profissional.
Que bom que você vem criando mecanismos que te ajude, a lidar melhor com o que está vivendo, mas penso que um grande aliado pode ser o inicio de um processo de terapia. Isso pode te fornecer maior compreensão da dinamita emocional do que você vem vivendo, ao invés de resolver apenas os sintomas. Na medida em que ampliamos esse autoconhecimento, também podemos fazer mais escolhas de como desejamos sair da situação que vivemos.
Boa sorte no sue cmainho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

8 MAR 2023

Ei Lia você relatou sintomas de ansiedade, e um dos sintomas é a insônia, procure um médico e um psicólogo para tratar a sua ansiedade só assim você irá melhorar.

Renata dos Santos Barbosa Mardegan Psicólogo em Boa Esperança

5 respostas

3 MAR 2023

Olá Lia, espero que esteja tudo bem com você.

Para que possamos dar uma opinião mais detalhada sobre sua insônia, é preciso de mais detalhes, e de compreender melhor seu estilo de vida, sua saúde emocional, sua alimentação, dentre outros aspectos. Geralmente os estados de ansiedade afetam consideravelmente a qualidade de nosso sono, e podem desencadear episódios de insônia de maneira sistematizada. Seu constante estado de tensão e hipervigilância podem também prejudicar, e muito, a qualidade de seu sono, dificultando a sua concentração, e produzindo pensamentos desconectados e intrusivos. Isso acontece porque sua mente, quando em ansiedade, te leva para episódios futuros, que te desconectam do momento presente, e isso gera cada vez mais ansiedade, como um efeito bola de neve. Quando você lê, sua mente se reconecta com o momento presente, e fica atrelada ao que está acontecendo na leitura, e isso te coloca novamente no aqui e no agora. Por isso, o hábito da leitura, em seu caso, deve continuar, e você pode continuar lendo, mesmo que não esteja sentindo esses sinais de ansiedade. Esse é um excelente hábito. Procure ter momentos de relaxamento, lazer, hobby e descanso, para que sua tensão e sua constante preocupação possam diminuir. Verifique o que te deixa ansiosa, e procure evitar essas situações. Temos uma forte tendência a descontar nossa ansiedade em comida, isso também deve ser evitado. Iniciar um processo de psicoterapia junto a um Psicólogo, vai te ajudar ainda mais a criar estratégias para lidar com esses estados, criando uma rotina saudável em que você possa desenvolver todo o seu potencial, aproveitando e usufruindo melhor do seu tempo. Se for possível, busque um profissional de Psicologia para te auxiliar neste momento.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

3 MAR 2023

Olá! você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

3 MAR 2023

Oi Lia
A Insônia é um alerta, um sintoma ... não consegue relaxar para dormir em paz.
Voce mesma constatou, pânico, dificuldade de respirar, tremer, tensão, procupação, falta de concentração...
Está consciente do teu objetivo de vida? Conhece ele? Ou está perdida? Pode ser decisões que voce precisa tomar, mas fica em dúvida, tem medo, falta de foco nas tuas ações, se dedica fazer qualquer coisa, para ocupar o tempo, não tem retorno de vida, não está vivendo a sua vida de forma plena, se sente bloqueada, sexualidade travada... várias coisas...
Precisa analisar!
Abraços

5817 respostas

2 MAR 2023

Olá Lia, tudo bem? Sinto muito pelos acontecidos e acredito que para saber melhor por que você tem, o mais indicado é buscar por ajuda médica primeiro, fazer exames de rotina e investigar se não há algo errado com sua saúde ou a possibilidade de diagnostico de ansiedade, pois os sintomas me parecem muito com o transtorno de ansiedade generalizada, porém é preciso investigar melhor. Um abraço

Anônimo-396560 Psicólogo em Uberlândia

89 respostas

2 MAR 2023

Olá Lia! Obrigado por escrever. Certamente há ansiedade, mas a palavra ansiedade precisa ser correlacionada com níveis adequados e inadequados, com causadores e formas para amenizar. De fato a leitura leve, prazerosa, ajuda a relaxar. A atividade física regular também ajuda muito. A ocupação realizadora e com sentido, do tempo, é importante contributivo.
Será enriquecida e embasada a construção de uma resposta você se dispondo a consultar cientificamente a um de nós, psicólogos.
Estaremos a disposição para aprofundamentos e específicações.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, mentirosos e antidemocráticos.