Essa carta (de ex namorado) é sinal de algum transtorno psicológico?

Feita por >Opra · 6 ago 2024 Abordagem psicológica

Aproveitem bem todos os momentos de alegria agora, pois o futuro que vos espera não é especialmente animador: duas velhas gordas esquecidas num pequeno apartamento sombrio e desolado, com apenas um cão ou gato velho e doente para lhes fazer companhia. O fedor do animal impregnando cada canto da casa.

A sobrevivência será uma luta diária, tentando arrancar um mísero sustento de aulas de inglês, ministradas a alunos pouco inteligentes que apenas reforçam a vossa sensação de inutilidade. Cada dia será uma batalha contra a desesperança, um esforço infrutífero para encontrar significado numa vida sem qualquer propósito, sem qualquer feito digno de nota, vidas inteiras completamente desperdiçadas.

Os filhos e eventuais netos, ocupados com suas próprias vidas, visitas raras, lembrança dolorosa do amor e da conexão que se tornaram tão distantes. Vocês se agarrarão a esses breves momentos de felicidade, tentando viver através das experiências deles, mas sentindo-se vocês próprias cada vez mais vazias e irrelevantes sem sequer terem capacidade financeira para os poderem verdadeiramente ajudar a ter uma vida melhor.

O orgulho e a realização pessoal inexistentes, substituídas por uma sensação constante de arrependimento e fracasso. As noites serão preenchidas com o som do silêncio opressor, e o vinho barato se tornará um companheiro constante, uma tentativa desesperada de afogar a tristeza e a solidão que se tornaram as vossas únicas companheiras verdadeiras até que a doença finalmente vos acabe com o sofrimento.

Triste sina! Aproveitem bem agora. O vosso futuro não me parece brilhante!

A melhor resposta 7 AGO 2024

Olá Opra,
Boa tarde, o conteúdo desta carta parece ser de alguém que está profundamente magoado e que provavelmente tem dificuldade de lidar com as próprias frustrações. O futuro é desconhecido para todos nós e penso que vc não deve se identificar a profecias negativas para que dê fato, elas não se realizem.
Para o diagnóstico de qualquer transtorno é necessário vários dados complementares como aprofundamento da história de vida, tempo de persistência de determinados comportamentos e sintomas, etc.
Caso vc precise de ajuda para aprofundamentos, estou a disposição!
Paz&Bem.

Angela Dias Campanha Psicólogo em São José do Rio Pardo

51 respostas

12 AGO 2024

Ola Opra, tudo bem?
É importante lembrar que as pessoas podem escrever coisas negativas ou angustiantes por várias razões, e nem sempre isso indica um transtorno psicológico específico. No entanto, se você ou alguém próximo a você está passando por sentimentos semelhantes aos descritos na carta, pode ser útil buscar o apoio de um profissional de saúde mental. Um terapeuta ou psicólogo pode ajudar a explorar esses sentimentos mais profundamente e oferecer estratégias para lidar com eles de maneira saudável.
Se precisar estou à disposição.
Marília - psicóloga

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

8 AGO 2024

Olá, inspirado no filme a Baleia, e em algumas nuances de Schopenhauer ou Nietzsche.
Apenas alguém ressentido e lhe falando palavras frias e vazias.
Espero ter ajudado.

Michele Costa dos Santos Psicólogo em São José dos Campos

1 resposta

8 AGO 2024

Olá Opra, para você publicar a carta e fazer essa pergunta certamente significa algo. Percebe-se na carta raiva, desprezo, sentimentos da pessoa que escreveu e identificou-se. Como é de um ex namorado, sugiro você fazer terapia para analisar sua vida amorosa, o que te atraiu nessa pessoa, se ficou algo mal resolvido, blindagem emocional. Cuidado com o que você coloca sua atenção. A disposição,
Lisiane Hadlich Machado
Psicóloga & Psicanalista & Terapeuta de casal, familiar.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

235 respostas

7 AGO 2024

Olá!

Através de uma carta podemos expressar muitas emoções, preocupações e anseios que estão nos envolvendo. Nessa carta parece que a pessoa está bastante desesperançosa quanto ao futuro, mas é difícil afirmar um transtorno apenas pelo que está escrito. Seja qual for o caso, parece ser questões da própria pessoa, mas se tem algo nesse contexto que vem te perturbando, a terapia pode ser um grande auxílio para trabalhar suas próprias questões.

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

177 respostas

7 AGO 2024

Bom dia Opra! Obrigado por escrever. Esse texto parece uma cópia de página de um livro. Não tenho certeza, não consigo especificar.
Esse texto precisa ser ponderado em associação com o contexto de vida atual da namorado.
Será preciso acesso a dados mais específicos e detalhados.
Atenciosamente,

9313 respostas

7 AGO 2024

Não dá para fazer uma análise somente por uma carta, é muito mais complexo, mas se essa carta foi enviada para vc, fique tranquila, pois é uma questão dele e não sua.
Se algo dito na carta te impactou, busque terapia e autoconhecimento, pois não dá para deixar se afetar por alguém que minimamente te conhece.

Lilian Alves da Costa Psicólogo em São Paulo