Ela se sente atraída, encantada por mim, o que fazer?

Feita por >Bruno Rocha · 19 dez 2021 Psicologia clínica

Conheço uma menina desde a adolescência. Ela tinha uns 13 anos quando me viu e não sei o que houve que ela simplesmente se encantou comigo. Passaram uns 15 anos e cada um fez sua vida. Ela tem namorado e parece gostar muito dele, porém das poucas vezes que nos encontramos ela fica claramente nervosa perto de mim, muda a fisionomia na hora. Eu nunca demonstrei nada além de simpatia. Acho que o namorado dela já percebeu isso e parece não ter gostado. O fato é que eu pensei em procura-la como profissional pois ela é muito boa na área dela. Mas fico na dúvida se é certo ou não. Talvez até acabe um pouco esse nervoso que ela sente na minha presença. Ou talvez piore a situação. E até o namorado se descobrir pode achar ruim e até atrapalhar a relação deles. Não consigo raciocinar. O que fazer?

A melhor resposta 20 DEZ 2021

Olá Bruno! Grato por escrever. Fazer avaliações sobre estados internos dos outros, é sempre temoroso. Misturar áreas de natureza diferentes é altamente arriscado. Sendo verdade sua leitura sobre o estado interno dela, você não deve contratá-la, pois isso irá fazer com que você perca as duas áreas (afeto e profissional). Também é preciso ponderar em que medida você não está se envolvendo, sem se dar conta, de forma emocional, a buscar algum ganho emocional. Cuidado: quando queremos duas coisas incompatíveis ao mesmo tempo, corremos o risco de perder as duas.
Você não se sente atraído por ela, pelo menos de forma essencial, então, não gere confusões na cabeça dela.
Estarei à disposição para fundamentação e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

8709 respostas

22 DEZ 2021

Bruno,
O que tiver que ser será...
Voce exerce um impacto nela, por alguma razão.
Voce ou ela ou os dois podem pesquisar e descobrir a razão disso, que pode ser até de outras existências, através do diálogo e não há nada de ruim nisso. Esta atração, pelo menos da parte dela, nasceu bem antes do aparecimento do namorado ou até pode ser qua também o namorado dela seja de alguma ligação do passado.
Se voces evitarem se conhecer, conversar sobre vai piorar a situação, não vai conseguir se entregar numa outra relação sem antes solucionar esta questão. Se não for agora, por não acreditarem na espiritualidade, um dia terão que enfrentar, conhecer e se aprofundar. A verdade sempre vence e não há nada superior à verdade. Não podemos fingir para nós mesmos, nem para os outros sem sofrer as consequências deste posicionamento. Cada escolha e decisão cria uma realidade da qual é responsável.
Pense a respeito com muito carinho. Creio que vale a pena pelo que pode descobrir.
Converse com ela, com muito respeito e responsabilidade como duas pessoas humanas, dois seres infinitos que se encontraram.
Se puder ajudar, retorne.
Abraços

5891 respostas

20 DEZ 2021

Olá! Pelo que você fala, as evidências que você tem que ela gosta de você é que ela fica nervosa quando está proximo de você. Se ela gosta mesmo de você e você não tem interesse por ela, porquê alimentar essa relação?
Não tem outros profissionais que você possa procurar que sejam tão boas quanto ela? O que você vai gannhar e perder fazendo isso?
Reflita sobre isso.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

20 DEZ 2021

Olá, Bruno!!
Talvez houve alguma projeção dela em relação a você, uma assimilação sobre algo ou alguém onde acabou se identificando. De fato não sabemos ao certo quais os pensamentos dela para afirmar algo com tanta certeza. Porém, se ainda existe algum encantamento da parte dela, procurá-la, mesmo que der forma profissional pode levá-la a entender (talvez até de forma inconsciente), que no fundo ainda existe uma esperança, aumentando as expectativas dela.
Penso que ela quem precisa procurar um profissional para direcioná-la em relação a esse "sentimento" que deveria ter desaparecido a muito tempo.
Espero ter contribuído. Abraços!
Picila!!

Picila H. Souza Psicólogo em Belo Horizonte