Meu marido se sente preso a mim de uma forma ruim, o que fazer?

Feita por >Jamill · 28 mar 2022 Terapia de casal

Olá sou casada a 3 anos e em uma conversa com meu marido, ele disse que se sentia preso a mim em uma forma ruim, disse que gostava de sair de madrugada com os amigos pra beber e depois que nós nos casamos ele não faz mais isso por que sabe que eu não durmo até ele chegar em casa!!! E ele sente muita vontade de sair porém não faz isso por causa de mim
Porém eu nunca falei que não gostava ou não deixava nada do tipo ele sempre sai com os amigos e isso não me incomoda mas ele não sai de madrugada por que não quer !!! Por mais que qualquer mulher não goste eu não me importo se ele for e claro magoua mas não ligo ... e nem sei o que fazer ...

A melhor resposta 30 MAR 2022

Jamil,
O problema sempre está dentro da psique de cada pessoa; ele tem este problema, ele que cure este problema.
Só veja este incômodo que fica dentro de ti porque quando ele casou contigo, escolheu voce e é lógico que muda a sua rotina... não está mais sozinho... porque voce não pode sair com ele, ir aonde ele vai?
Embora cada um possa ter seus amigos e cultivar esta convivência, o compartilhamento entre o casal é prioritário.
Abraços

5948 respostas

29 MAR 2022

Olá Jamil,
Me parece que ele quer colocar uma responsabilidade, uma culpa para você, que não é sua. Ele é que esta em conflito entre sair com amigos e o casamento.
O melhor a fazer é conversar, colocar alguns limites do que é permitido dentro do casamento de vocês.
Voltando o olhar para você, é importante analisar como se sente, se sentir magoada e não ligar, pode ser um alerta que não está tudo bem e terá problema em um futuro próximo.
Nunca se anule, para fazer o outro feliz!
Fico a disposição, caso queira se aprofundar.
Um Abraço.
Rute Martins - Psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

29 MAR 2022

Bom dia, Jamill,
Numa relação é importante entender e equilibrar 3 piares principais, que são: a SUA identidade pessoal, a identidade DELE, e a mais importante, a identidade DO CASAL. Esta última é construída levando em conta as outras duas, e pelo tempo e pela vida juntos cada um abre mão de algo pela vida a dois.
O que ocorre muitas vezes é a pessoa não saber lidar com este "abrir mão". E torna-se algo implícito na relação. No caso do seu marido, deixar de sair com os amigos de madrugada. É algo que ele trocou pra estar com você. Mas deixar COMPLETAMENTE de sair com os amigos parece algo que lhe faz mal. Algo importante pra ele que, se não te incomoda, ele pode retomar.
O que é importante é a confiança entre vocês, e ele ter clareza do que está por trás deste "sair com os amigos"? Seria um resgate da vida de solteiro, algo que não foi resolvido no passado dele? Ou o fato de talvez ser excluído das conversas entre eles?
Seja como for, a comunicação é vital para a relação. Vocês podem encontrar um tempo em comum para estar juntos. Pois tenho certeza que você também abriu mão de algo da sua vida anterior para estar com ele.
Pode ser que pra você esteja resolvido. Mas pra ele, esta vida passada ainda está em aberto.
Conversem sobre esta questão? E não deixem de conversar entre vocês, do que cada um espera da relação. Isto fará toda a diferença.
A psicoterapia breve pode ajudar a entender e lidar com esta transição de vidas entre o antes e o depois da relação.
Se quiser conversar um pouco melhor sobre este assunto, estou à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

29 MAR 2022

Olá Jamill! Grato por escrever. Você está tampando o sol com a peneira. Sair de madrugada vai contra a natureza humana, sair para beber envolve droga psicoativa (álcool), mais madrugada, prejudicando saúde, prejudicando trabalho, prejudicando socialização razoável.
Uma pessoa que passe vinte anos de sua vida acordado de madrugada, bebendo, com as companhias e temáticas que são próprias da madrugada, certamente viverá as implicações decorrentes disso. Se você não é da madrugada, não está disposta a pagar o preço das implicações decorrentes do estilo de vida, saúde, socialização, finanças da madrugada, o casamento poderá ter desdobramentos insatisfatórios.
Estou a disposição para maiores fundamentações.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Será prudente manter as máscaras. Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.