É normal não sentir-se atraída por ninguém?

Feita por >Girl · 8 jul 2016 Psicologia clínica

Nunca namorei e só fiquei com um cara em toda minha vida. Ultimamente me sinto sozinha. Tenho 18 anos e raramente me sinto atraída por alguém. Afasto sem querer as pessoas que se mostram interessadas em mim e depois me sinto culpada com isso. Nunca sofri nenhuma decepção amorosa.

Sinto que a minha autoestima está baixa e sempre acredito que, quando alguém está interessado em mim, é algo de ruim e que eu vou me arrepender depois. Mas também me sinto angustiada com tudo, não tenho vontade de sair e conhecer gente nova.

A melhor resposta 11 JUL 2016

Olá Girl!
Além da auto estima prejudicada, parece que existe um bloqueio no se permitir gostar, atrair-se e amar, seja por não sentir-se merecedora em função da auto estima prejudicada ou por medo de se machucar.
É muito importante que você procure a ajuda de um psicólogo para conhecer a natureza destes sentimentos e defesas que a fazem afastar as pessoas, o auto conhecimento poderá favorecer muito nas suas relações afetivas e irá te fortalecer emocionalmente.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

5 JUN 2017

Olá!
Segundo seu relato, seria muito importante para você iniciar um processo de análise e/ou psicoterapia.
Para que você possa falar de suas questões, trabalhar a questão da sua autoestima que de certa forma, contribuem com a maneira que tem lidado com as situações, sobre sua dificuldade de interação com o outro, relações afetivas e até mesmo a questão da sociabilização.

Fico a disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

8 JUL 2016

Oi Girl,

O desinteresse e angústia em relação à vida amorosa podem ter motivações que vem de muitos outros lugares que não apenas as próprias experiências afetivo-sexuais que você teve, como por exemplo o que você entende por atração em um relacionamento ou quais os exemplos que você teve ao longo do tempo de um relacionamento que envolvessem a atração e o interesse afetivo-sexual por outra pessoa.

A psicoterapia pode ajudar de forma eficiente a chegar inclusive à resposta de sua pergunta do título - pois as questões que você apontou e algumas que eu apontei acima podem se organizar de forma a você considerar sua vivência como fora do "normal" mesmo que este "normal" seja algo que, em última instância, só você pode definir e avaliar como se conforma ou não às definições de "normal" dos outros e do mundo à sua volta, assim como quais as vantagens e desvantagens dessas similaridades e diferenças entre a sua vivência e a que você percebe "do lado de fora" para a sua vida.

Boa sorte e tudo de bom pra você.

Roselany Varela Psicólogo em Fortaleza

29 respostas

8 JUL 2016

Girl,
primeiro vc mesma precisa se sentir atraída por vc, Ou não chegará sequer a acreditar no interesse de outra pessoa.e tampouco se sentirá atraída por quem não confia na real atração por vc. como está, acontece traição - do desejo - mas nunca atração.
Que tal começar uma terapia psicanalítica?
Acho que vc se tornará mais interessante para vc mesma, e então pode detectar a atração nos outros que a rodeiam.
Mãos à obra.
Vai ser bonito esse processo!!!!

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios