É possivel sentir disforia sobre o próprio nome?

Feita por >bugboo · 26 out 2021 Psicologia clínica

Boa noite, tenho 22 anos e desde muito nova não gosto do meu nome. Sempre usei apelidos e quando possível me apresento por eles. Mas infelizmente há casos em que eu não posso fazê-lo, como no trabalho, por exemplo. Na escola ficava ansiosa sobre a hora da chamada e nos dias de hoje evito sair pra nao ter que me apresentar. No trabalho preciso assinar ponto e é um pesadelo, ainda mais quando tem alguem olhando. Gostaria de saber se isso se encaixa como disforia. Desde já, agradeço.

A melhor resposta 27 OUT 2021

Olá Bugboo.
O importante não é saber se isto se encaixa com disforia, mas entender porque não gosta de seu nome, o que aconteceu, se houve algum acontecimento, ou algum momento em que se sentiu muito mal, talvez ainda criança que você não gosta nem de assinar o nome que tem. Não sei se o incomodo está em assinar o nome todo, pois se tem alguma parte do nome que aceita, sugiro então, que na assinatura, poderá usar apenas esta parte do nome.
Por outro lado, procure se informar em quais casos é possível mudar legalmente o nome que tem.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

8 NOV 2021

Ola! se vc estiver precisando de ajuda é so entrar em contato comigo que eu irei lhe responder rapidamente e irei agendar a sua consulta o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

1 NOV 2021

É notável que não gosta do teu nome e pouco importa o nome que querem dar (disforia ou....)
O fato é que não concorda, não gosta do nome que te deram e pode agora corrigir este nome, escolher um que mais gosta, com o qual se identifica, um nome que lhe dá referência positiva, que se sinta grande, magestosa.
Através de um simples processo, pode sim voce mesma mudar oficialmente o nome.
O que tem agora, foi, colocado pelos pais, mas pode mudar agora.
Não é obrigada a continuar usando uma referência (nome) que voce odeia.
Mude. Este é o caminho!

5874 respostas

27 OUT 2021

Olá Bugboo! Grato por perguntar. Isso é muito frequente. De maneira revelada ao professor, costuma acontecer pelo menos um estudante por turma. De forma não revelada há mais. Não temos o seu nome nem a razão pela qual você não lida bem com ele. Dependendo do caso, o juiz aceita modificação, dependendo do caso, é questão de ressignificar. Com dados sólidos, verdadeiros, completos, poderemos te ajudar a pensar de forma específica. Na maior parte das vezes, a pessoa enriquece o entendimento histórico do nome, amadurece a forma de pensar sobre isso e passa a compreender o próprio nome como motivo de orgulho, enriquecimento histórico e gratidão.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento) até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.