É normal sentir que a empatia "desliga"

Feita por >luna · 13 dez 2019 Habilidades sociais

oii, então.. as vezes eu sinto que minha empatia "desliga". alguém me conta de algum problema ou acontece algo ruim e eu simplesmente não consigo sentir nada sobre aquilo?? eu entendo que aconteceu mas n sinto nada. isso é normal? todo mundo "se força" a sentir/parecer empático as vezes?

A melhor resposta 16 DEZ 2019

A empatia pode ser desenvolvida em um processo de auto conhecimento. Não se pode dar resposta pelo outro e dizer a outra pessoa está se esforçando pra ser empático ou não. Cada indivíduo tem sua singularidade. Então o mais importante é conhecer suas próprias emoções e aprender a lidar com elas.

Clínica Terapêutica HumanaMente Psicólogo em São Gonçalo

6 respostas

14 DEZ 2019

Olá boa tarde, é importante que a gente tenha cuidado com as coisas as quais, os bloqueios emocionais de repente vem para proteger e/ou paralisar nosso sistema emocional frente à situação que não tenhamos possibilidade de suportar.

Suzana Oliveira dos Anjos Psicólogo em Feira de Santana

11 respostas

14 DEZ 2019

Olá, Luna! Ser empático não significa necesssariamente que tenhamos sempre que sentir o que outro está sentindo. Imagine o estado psicológico de uma pessoa que absorve as dores do mundo, seria insuportável equilibrar esse peso. Há muito sofrimento humano no mundo. É normal que as vezes não sintamos nada. Anormal, talvez, seria não se solidarizar com o que o outro está sentindo. Torna-se indiferente ao OUTRO. Obviamente isso é uma questão de como olhamos o outro, como percebemos o outro.. As vezes somos condicionados, até inconscientemente, a não se preocupar com o outro e sim se preocupar com as coisas/objetos. E acabamos por nao nos dá o devido momento para nós, momento para refletirmos sobre nosso olhar, nossa vida. O que naturalmente vai passando despercebido algumas coisas. Agora cada pessoa tem um modo próprio de sentir, um modo de sensibilidade que pode ser distinto, portanto cada um deveria desvelar esses sentidos para que pudesse se apropriar daquilo que é seu, auto-conhecimento. Espero ter ajudado. Abraços!

Psicólogo Marcelo Meireles Psicólogo em São Luís

4 respostas

14 DEZ 2019

Olá Luna! Que tal pensar para além do "normal" e do "anormal"? Pensar cada questão com a sua especificidade. Empatia envolve a sensibilidade/capacidade de pensar e sentir as coisas com a maior abrangência do possível da perspectiva do outro. Não é fácil conseguir um grau elevado de empatia. Muitas vezes há identificação sem nível elevado de empatia. Há coisas ruins que acontecem com as pessoas, que decorrem de ações prévias delas, que elas deveriam evitar. Por exemplo: endividamento por falta de controle financeiro, isolamento por falta de esforço e flexibilidade social, perda de parceiro amoroso por sufocamento, etc. Nessas situações percebemos claramente que a perda é resultado da atitude errada da pessoa que perde; de certa forma está pedindo para sofrer. Coloco-me à disposição para maiores aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8607 respostas

14 DEZ 2019

Olá Luna! Empatia primeiramente é compreensão e respeito, é tentar se colocar no lugar do outro, muitas vezes acontece a identificação com situações e atitudes das outras pessoas, o que promove maiores sentimentos , mas , nem sempre os sentimentos ou sentir acontece da mesma forma, você pode ser empática por apenas entender e respeitar e não necessariamente precisa sentir da mesma forma , como acontece em outras situações!

Janaína Carvalho Psicóloga Psicólogo em Pelotas