É normal não sentir empatia pelas outras pessoas?

Feita por >Aiyra · 9 out 2020 Desenvolvimento pessoal

É normal não sentir empatia pelas outras pessoas? Mesmo as que fazem parte da minha família e círculo social?
Eu simplesmente não consigo expressar algum tipo de emoção. Seja quando eu vejo alguém da minha própria família chorar por minha causa, não sei diferenciar meus sentimentos e acabo prejudicando minha vida social afastando as pessoas que alegam que eu sou muito fria ou nojenta.
Faz muito tempo que eu não choro, para ser mais precisa a última vez foi no dia das mães quando meu avô faleceu. Desde então eu tenho passado por diversas situações que esgotaram minha capacidade de me importar com outras pessoas. Ontem meu pai me ligou e eu só disse o que pensava sem me importar com as consequências, eu disse que tenho síndrome de borderline e ansiedade, então ele me disse:"Para de ser doente","Você se cortava pra chamar atenção". Enfim, ontem foi uma conversa bem difícil, porém me mantive neutra fazendo perguntas e dando respostas que fazia ir para outro assunto. No final da conversa minha mãe me disse que eu fui muito dura com ele e fez a mesma cara de preocupada.
Antigamente eu reagia bem a qualquer situação, só que agora eu não sei demonstrar sensibilidade nem empatia. Minha mãe está preocupada comigo e espera que eu melhore.

A melhor resposta 11 OUT 2020

Boa noite, alguma vez vc já procurou ajuda profissional? Entre em contato. Abs

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

11 OUT 2020

Aiyra,
O não sentir empatia é "normal", embora não acredite que não tenha. O grau pode ser menor, mas sente.
Podes sim estar fazendo uso da falta de sensibilidade (empatia) uma defesa para não sofrer.
Verifique o que teu pais te disse: "se cortava para chamar atenção" "Adoecia para chamar atenção"
Hoje (atualmente) usa a frieza também para chamar atenção, para as pessoas ficarem preocupadas contigo.
Será que voce precisa disso? Porque não se responsabiliza por si mesma ao invés de se colocar como vítima?
Pense sobre isso e decida sobre quem voce quer ser.

5817 respostas

10 OUT 2020

Olá Aiyra! Grato por escrever. Não é enriquecedor as pessoas não sentirem empatia. Precisamos de trocas socias, precisamos de convivência. O relato de que você se cortava, indica que você precisava de atenção. Provavelmente sofreu na época, a ponto de não se sentir contemplada com a atenção esperada. Assim foi desenvolvendo uma forma de minimizar as trocas. Antes do início do se cortar há um estágio a ser decifrado, trabalhado.
Há algo anestesiado em você.
Você precisará passar por travessia científica com psicólogo, pela compreensão da tua história de trocas entre o mundo interno e o mundo externo, buscando aprimorar as formas de manifestação e de trocas socias.
Procure por um de nós.
Abraços virtuais (em tempos de longa permanência de elevada taxa de contágio da pandemia, sejamos razóaveis: máscara, higiene, distanciamento físico, abertura mental, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.