É normal gargalhar depois de um acidente ?

Feita por >Luluzinha · 16 jun 2023 Abordagem psicológica

Sofri um acidente de transito onde quase quebrei o braço e logo após tomar consciência e levantar do chão eu não senti dor e falava normal com as pessoas, porém quando as coisas se acalmaram eu comecei a ter uma crise de risos muito forte, gargalhava alto e não conseguia parar, não era uma risada de preocupação porque eu não tinha sentido isso ainda e só consegui parar de gargalhar quando a dor no meu braço se tornou insuportável. Isso pode ser sinal de algum distúrbio?

A melhor resposta 18 JUN 2023

Luluzinha
Não! Não é sinal de nenhum disturbio.
É a forma de manifestação. O nervosismo, a pressão causada se manifesta em gargalhar. Fica tranquila.

5943 respostas

17 JUN 2023

Bom dia, Luluzinha,
Todos temos mecanismos singulares de lidar com o estresse e o nervosismo, e um acidente de carro, convenhamos, é algo que foge ao nível de normalidade do nosso dia-a-dia.
É muito importante entender que a adrenalina na hora do acidente não serve apenas pra proteger o corpo da dor, mas também a mente do estresse. E quando passa, quando a adrenalina baixa e a dor volta com tudo, podemos ter as mais inusitadas reações, como rir, formigar, não sentir o corpo direito, crise de choro...
Mais importante do que ver como um distúrbio é entender como VOCÊ é normalmente, se costuma rir quando passa nervoso. Se for comum pra você, menos que com menor intensidade, então está tudo bem. Eu, por exemplo, rio, conto piadas e falo besteiras, é assim que eu percebo que estou ficando nervoso.
Porém, se tiver sofrido alguma pancada, e se for algo que esteja te atrapalhando muito, procure um médico e faça um check-up para descartar lesões mais serias. Melhor prevenir nesses casos.
Se quiser rir, quer dizer, conversar melhor sobre estas questões, fico à sua disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

17 JUN 2023

Oi Luluzinha! Obrigado por perguntar. Nessas situações a gargalhada é um forma de se defender das implicações daquilo que deu errado. Vivencia-se a manifestação inversa do que se espera para a situação. Assim evita-se alguns sofrimentos e reflexões.
É preciso cuidado para verificar melhor o grau de extensão disso, a história dessa estratégia de lidar com as situações nas quais as coisas não deram certo. É bastante frequente essa forma de lidar com as inadequações. Pessoas caem e riem, pessoas erram e riem.
Devemos ponderar a aprender com nossos erros.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8769 respostas

17 JUN 2023

Olá Luluzinha,

De acordo com sua descrição podemos compreender que o momento em que viveu foi um momento traumático, de forte emoção e estresses, e podem ocorrer algumas reações e ou ações inesperadas e nunca vivenciadas por nós como resposta a essa experiência. Não necessariamente essas reações estarão relacionadas a distúrbios, mas para compreender de uma forma mais assertiva, oriento a busca por um profissional especializado, um psicólogo, para que possa te auxiliar nessa compreensão e orientação.

Larissa Freitas Psicólogo em Salvador