Como iniciar tratamento para quem precisa e não aceita?

Feita por >ALCI DE SOUZA · 28 jul 2017 Psicoterapias

Minha filha de 40 anos, solteira, sente necessidade de ter um namorado, mas os afugenta, pelo seu tipo de comportamento.

Agora diz que vivemos no mundo da fantasia e que tem três rapazes interessados nela, mas quando perguntamos a ela porque eles não se manifestam, ela não dá respostas plausíveis.

Se alguém tosse, acha que esta se comunicando com outra pessoa para prejudicá-la.

Fica nervosa quando houve barulho de porta.

Enfim, ela precisa de tratamento, mas as informações que obtivemos até agora é que só de livre e espontânea vontade é que se poderá iniciar um tratamento.

Engraçado que uma pessoa viciada em drogas, que, quando não está drogado poder estar em plena consciência e são

pode ser forçada judicialmente para se tratar e uma pessoa que aparentemente nunca está normal como a minha filha, não posso forçar a se tratar.

Estamos com medo, de, com a evolução de seus problemas, acontecer alguma violência, acidente ou outra desgraça qualquer.

O que fazer nesse caso?

Como você deseja enviar sua pergunta?

Gostaríamos das duas opções: publica e privada.

A melhor resposta 28 JUL 2017

Olá Alci,
Sua aflição e preocupação com sua filha é notável e admirável. Antes de qualquer coisa gostaria de te explicar quanto ao tratamento imposto à usuário de drogas. O usuário, quando definido como incapaz por um juiz, pode ser encaminhado para o tratamento por seu curador (pessoa legalmente responsável por ele) ou por decisão do próprio juiz. Porém, sabe-se que o tratamento compulsório não é o ideal e não traz tantos benefícios como é comum imaginar.
Percebo pelo seu relato que sua filha precisa de ajuda, porém ela precisa aceitar isso para que possa começar a fazer um tratamento, ela é adulta e responsável por si mesma, tentar forçá-la a iniciar um tratamento pode prejudicar sua situação além de prejudicar a relação entre vocês duas.
Entendo como é frustrante estar no lugar de mãe e se sentir de mãos atadas em uma situação como esta, mas ainda assim você pode se aproximar de sua filha, alcançar sua confiança e tentar ouvi-la e entender o que está se passando com ela. Se ela reconhecer que pode contar com você, sem julgamentos, com o tempo ela pode passar a te ouvir e assim buscar ajuda com um profissional. Talvez, a maior resistência dela seja a de se ver no lugar de um problema. Indico para vocês terapia familiar, pode ajudar em sua relação com ela, e sua filha pode aceitar mais facilmente uma terapia em que ela não precisa ser o centro do tratamento.
Espero ter ajudado, estou à disposição.

Att.
Lana Andrade

Lana Andrade Psicólogo em Salvador

9 respostas

1 AGO 2017

Boa tarde Alci,

é perceptível a sua preocupação com sua filha, e imagino que deva ser angustiante sentir-se de mãos amarradas. Pensei que uma forma de poder lidar com isso seria a familia unir-se e convidá-la a participar de sessões familiares de terapia. Assim ela não sentiria-se ameaçada ou sendo o centro de um problema, quem sabe. Na terapia familiar, construímos junto a família diálogos e reflexões. Ouvindo, em ambiente estável, com a presença de um terapeuta para mediar a comunicação, sobre a preocupação da sua família sobre sua saúde, quem sabe ela possa buscar ajuda por conta própria.

Espero ter ajudado

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

29 JUL 2017

Olá boa noite
Uma das melhores formas de indicar tratamento psicológico a uma pessoa é dizer a ela os benefícios que este pode trazer. Que se trata de um processo de auto-conhecimento e melhora na auto estima já que só se ama a quem se conhece. Relacione pessoas que você conhece e que fazem psicoterapia, como gostam, como se sentem bem e mais felizes.
Se você já fez terapia, diga que a gente só oferece a quem a gente ama, aquilo que foi bom pra nós mesmos ou que a gente gosta.
Todas estas coisas que falei acima, são verdadeiras. É muito importante que se fale a verdade é se passe confiança e que seja positivo.
Concordo que talvez neste caso, pelo que você descreveu, sua filha possa precisar também de um psiquiatra mas com certeza a psicoterapia vai fazer muito bem a ela.
Boa sorte
Sandra Colaiori

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

29 JUL 2017

Olá, nesse caso seria importante a consulta com um psicólogo e também com um psiquiatra. Mas realmente, como ela é maior de idade, e responde por si, deve ir de espontânea vontade. Aconselho que os familiares, pessoas da confiança dela, sentem para conversar com ela e explicitem suas preocupações, de maneira séria, calma, sem estresse ou discussão, para que ela compreenda a angústia da família e perceba que precisa de uma ajuda profissional. Boa sorte para vocês.

Psicóloga Diva Barreto Psicólogo em Fortaleza