Meu marido não reconhece o vício e se nega ao tratamento

Feita por >Karina · 8 fev 2021 Drogas

Olá! Meu marido usa diariamente maconha, e com frequência faz uso de mesclado. Nas vezes que se encontra com o irmão, tbem usa cocaína. Eu nunca aceitei drogas em casa, nunca usei e abomino qualquer tipo de vício. Percebo que meu marido quando não é o uso de drogas ele tbem tem facilidade em se apegar a outras coisas e tornar aquilo viciante para ele como por exemplo vídeo games, pornografia, comida e etc...
Eu já tentei ajudar, mas ele não acha que precisa de ajuda, ele acha que está no controle, o que é uma ilusão. Sempre quando usa mesclado ou cocaína, eu nao tenho paciência e brigo é mando embora de casa; eu não suporto qualquer tipo de vício mas o fato dele não querer se tratar me desanima. Tenho vontade de me separar E as vezes até me culpo por ser dura demais com esses assuntos, achando q eu possa ser causadora dos surtos, mesmo sabendo que ele já fazia uso dessas substâncias desde a sua adolescência. Ou seja vejo que eu estou começando a me prejudicar com isso. Sensação de peso, estresse, abandono (nao conto com ele p nada, vivo sozinha dentro de um casamento) nao sei o que fazer. Me ajudem por favor!!!

A melhor resposta 9 FEV 2021

Olá Karina.
Muitas pessoas não entendem, mas o vício em drogas, bebidas e até mesmo jogos é uma doença, para entender que se trata de doença é necessário um pouco mais de conhecimento sobre o assunto.
As pessoas que são viciadas em álcool, por exemplo, quando estão em uma festa pensam estar bebendo como todos os convidados, mas não é bem assim, não percebem que bebem além dos demais. Todos acham que estão no controle, mas só vão se dar conta disso quando pensam em usar / tomar menos substâncias.
Falar sobre o assunto, tentar fazer a pessoa entender mostrando o que estão fazendo, não costuma ser muito assertivo, e quando a pessoa já tem conhecimento de sua doença, falar sobre isso as deixa pior.
Esperar mudanças de comportamento destas pessoas ou controlar suas vidas só tende a fazer mal para você.
Você só pode controlar e mudar a si mesma, e estas dificuldades que vem enfrentando pode ser cuidadas na terapia, pois mudanças suas internas pode levá-la a enfrentar melhor o que relatou.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

9 FEV 2021

Olá Karin, poxa, que situação difícil. Vamos lá, pessoas dependentes , que se negam a buscar tratamento ou não se enxergam como doentes, costumam causar muito sofrimento as pessoas que convivem com ele. Em relação a isso, somente ele poderá decidir se busca tratamento ou não, porém cabe a você, decidir se está disposta a ficar nesta relação, nestas bases. Acho que neste momento seria fundamental para você buscar terapia, um psicólogo iria te auxiliar a avaliar os prós e contras de estar nessa relação , além de trabalhar com você essa sua culpa , que parece estar te impedindo de tomar decisões importantes. Pense nisso, acho que você se beneficiará muito e te fortalecerá para conseguir enxergar as coisas da melhor forma possível.

Ana Paula Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

9 FEV 2021

Boa tarde Karina.
Seu marido tem dependência química.
O vício é fonte de prazer e uma fuga de insatisfações, frustrações, traumas ou carências.
O dependente precisa querer abrir mão do "prazer" e sentir necessidade em se cuidar. Quando ele tiver essa consciência, ficará mais fácil aceitar ajuda.
Espero ter te ajudado.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

9 FEV 2021

Olá Karina! Grato por escrever. Essas situações são gravíssimas, difíceis de modificar. No seu caso específico, precisaríamos de mais dados para poder te ajudar. Filhos, tempo juntos, projetos de vida, dentre outros fatores ajudariam a situar melhor uma análise.
Poderá ser importante você passar por um levantamento científico da situação com um psicólogo, para que possa ponderar os melhores caminhos a seguir.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

9 FEV 2021

Olá Karina, posso imaginar seu desespero em querer ajudá-lo e se sentir impotente. No caso de consumo de drogas e vícios é muito importante que ele tenha ajuda profissional, tanto terapêutica como psiquiátrica, medicações ajudam muito, mas entendo que a pessoa precisa querer ser ajudada, somente ela pode se libertar disso, então Karina, eu fortemente te aconselho a começar SUA terapia, é importante ser ouvida, compreendida e fortalecida, se ajude para ajudá-lo mais.

Estou a disposição
Carolina Ovalle - Psicóloga Clinica - mulheres e casais

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

8 FEV 2021

Karina, boa tarde!!!
Tudo bem?
Quando estamos lhe dando com dependência química precisamos entender que a primeira reação do usuário é exatamente negar, pensar que esta no controle, que hora que desejar ele para. Diante disso, temos também que compreender que a responsabilidade de qualquer tipo de tratamento, depende única e exclusivamente do usuário. Nesses casos a rede de apoio ela é muito importante e sabemos que também há um adoecimento de todos. Sugiro que inicie um acompanhamento com um profissional especializado para lhe dar melhor com seus sentimento.
Espero ter ajudado
Estou a disposição!!!

Fábio Vinícius Escolástico Ribeiro Psicólogo em Montes Claros

61 respostas

8 FEV 2021

Olá Karina, imagino o seu sofrimento, geralmente as pessoas que convivem com o usuário de drogas acabam sendo diretamente atingidas. É preciso avaliar qual o nível de gravidade do uso das substâncias, se ele chega a ter prejuízos, perda de controle sobre a própria vida, tudo mais, e observar você dentro dessa relação. Possuo experiência e especialização na área. Caso tenha interesse pode me procurar. Att,
Taciana.

Taciana Cavalcante Psicólogo em Rio de Janeiro