Até que ponto o medo e normal?

Feita por >Flavynha20 · 15 abr 2023 Fobia

Eu tenho um medo absurdo de morrer bagaçada em acidentes, quando eu entro em um carro chega choro e o pensamento vai a mil ,e evito ao máximo andar de carro.

A melhor resposta 18 ABR 2023

Olá Flavynha, obrigado pela sua pergunta. Na sua breve descrição fica evidente o pensamento negativo que algo muito ruim vai acontecer com você. O medo é algo que nos protege, é um mecanismo evolutivo de autopreservação. Entretanto em algumas situações ele fica intenso demais e ocorrendo em situações desnecessárias. Esse medo do seu relato pode tanto ter a ver com experiências que você passou ou teve conhecimento, quanto por conta de fantasias alimentadas por esses pensamentos negativos. Quando o medo é assim, excessivo e atrapalha nosso dia-a-dia é importante buscar uma avaliação profissional.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

19 ABR 2023

Olá Flavynha20, espero que esteja tudo bem com você!

Em alguns momentos de nossa vidas podemos e vamos sentir algum tipo de medo, e isso é normal. Quando o medo passa a nos limitar em nossas ações e em nossas escolhas, atrapalhando um pouco nossas atividades diárias, então é importante buscar compreender porque isso está acontecendo, e quais as origens desse medo. A partir do momento que você compreende as origens e motivações desse medo, então é possível encontrar meios para superá-lo, construindo novamente um equilíbrio em seu modo de vida. Um profissional de Psicologia pode te ajudar, e um processo psicoterapêutico pode justamente trabalhar essa questão do medo, para que você possa encontrar formas de avançar neste ponto. Através desse processo, você vai ter a oportunidade de compreender seus processos mentais, e entender que você não precisa se identificar com todas os pensamentos que sua mente produz, ao ponto de achar que realmente você é o medo que descreve. Por isso, se desejar entender melhor o que está acontecendo, e construir meios para superar essa questão, então o profissional de Psicologia é o mais indicado para te acompanhar neste momento.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

18 ABR 2023

Alguém do teu sistema familiar pode ter passado por algo assim (pode ter sido de outras gerações, avós, bisavós). Investigue sobre isso na sua familia, você pode estar identificada, aí precisa trabalhar em terapia. Estou à disposição.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

18 ABR 2023

Olá Flavynha20! Obrigado por perguntar. Nessa vida não há nada perfeito, não há nada sem riscos. A questão é que há coisas de maior risco, e coisas de menor risco. Por exemplo, portar arma, é algo de altíssimo risco. Andar de bicicleta ou moto, em vias de grande trânsito, é de alto risco. Seu medo de carro precisa ser tratado, aprofundado em relação a questões de tua história, de acontecimentos de vida, personalidade, acontecimentos. Seu medo está focado em uma coisa específica, desproporcional com outras questões.
O trabalho científico com psicólogo, será importante.
Estaremos a disposição.
Abraços!

8644 respostas

17 ABR 2023

Olá Flavynha. Ter medos é normal. Faz parte da vida de qualquer pessoa. São os medos que nos movem a enfrentamentos de variadas formas. Porém, quando o medo nos paralisa e se torna traumático, passa a causar danos emocionais que necessitam ser reconfigurados. Buscar apoio e orientação psicoterapêutica faz-se necessário e urgente, a partir do que é descrito acima por você. A Psicologia é uma Ciência que oferece bastante recursos para a pessoa ir superando os seu medos traumáticos gradualmente. Não hesite em procurar o apoio psicológico. Quanto mais breve iniciar, maior benefício pra sua qualidade de vida. Estou inteira a seu dispor. Abraço, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

16 ABR 2023

Oi Flavynha
Isso são emoções, traumas gravados no teu emocional; fatos acontecidos no teu passado.
Pode ter sido experiências desta existência, desde a tua gestação ou pode ser fatos acontecidos em outras existências.
De qualquer forma, a dor existe e precisa resolver.
É possível remover através da Psicoterapia