Até que ponto ser antissocial é normal?

Feita por >Ester · 10 fev 2019 Habilidades sociais

Sou muito diferente das pessoas, isso já é um fato, ainda mais da minha idade (20), por ter sofrido diversos traumas na infância/adolescência e problemas pessoais que me seguem até hoje.. Não gosto de pessoas, principalmente as que moram comigo (muitas vezes nem do meu próprio cachorro). Tenho muitos ataques de raiva, chego a quebrar e bater nos meus pertences. Odeio conversar(até pq não sei fazer isso), sair, parece que nada no mundo me agrada, a não ser dinheiro (lógico).
Não sinto o menor remorso, mesmo sendo da área da saúde. As vezes me sinto muito triste (pensamentos suicidas frequentes) mas geralmente me hipervalorizo e fico euforica.
Já tentei conversar com psicologo mas não suporto nem ele.
Nos relacionamentos que consegui ter, a pessoa terminava comigo seja por me achar obsessiva, louca, monstro ou até mesmo fria.
Hoje não estou mais aberta a qualquer tipo de contato afetivo, sinto preguiça msm e ninguém presta pra mim.
É uma personalidade ou é distúrbio?

A melhor resposta 10 FEV 2019

Olá Ester
Obrigada por trazer suas dúvidas.
Bom, como você relatou traumas do passado, provavelmente isso tem relação com as suas dificuldades. Pela sua descrição, você desenvolveu um transtorno de personalidade, que pode ser melhor avaliado por um profissional de saúde mental.
Sugiro procurar outro psicólogo, que tenha personalidade forte o suficiente para enfrentar sua frieza. Se abra com ele, mostre suas vulnerabilidades ( esses traumas passados) e tolere o desconforto de se abrir e trazer à tona o que vier.
A partir daí você poderá ter resultado e mudar.
O tratamento de transtornos de personalidade exigem tempo, pois requer mudanças profundas na estrutura da personalidade.
Espero que dê certo.

Roberta Bouchardet

Anônimo-351453 Psicólogo em Foz do Iguaçu

216 respostas

24 MAI 2019

Até o momento que isso começa a te prejudicar na vida cotidiana

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

15 FEV 2019

Boa noite. Você está pedindo ajuda. Gostamos muito de ajudar as pessoas; elas precisam permitir. Será que você está permitindo que te ajudem? Você sabe o que é bom e agradável. As pessoas esperam alguma reciprocidade. Receba! Paciência, sensibilidade e persistência são atributos que um psicólogo sempre tem. Permita-se frequentar um por um período regular, pelo menos semanal, por um ano. Desculpe a fala direta: é necessário. Grato Ary Donizete Machado

8602 respostas

11 FEV 2019

Olá
conforme seu relato é importante falar a respeito em sua sessão com o seu Psicólogo.
inclusive o que sentimento hostil com relação a ele.
Para que consigo esgotar na fala o sentimento que nomeia como raiva e anti social.

estou a disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

11 FEV 2019

Ester, hoje já sabemos que nossa personalidade é móvel, e sofremos no presente à partir da experiência do passado, o problema é o prejuízo que esses comportamentos podem causar. Outra coisa importante para você saber é que é possível aprender a se comportar diferente e conseguir se sentir diferente. Portanto busque apoio psiquiátrico e psicológico, e vá em frente com o tratamento até você se sentir melhor.

Um abraço,

Márcia Costa

Márcia Costa Psicólogo em São Paulo