Não sei rir, sorrir

Feita por >Anônimo · 3 jan 2023 Habilidades sociais

Não consigo sorrir e rir, gargalhar. Quando criança meu pai sempre brigava comigo por estar estressado, eu não podia fazer barulho. Cresci sem amigos hoje tenho 35 anos e não consigo me relacionar com ninguém, por ser tímido, já passei por vários psicólogo, psiquiatra, psicanalista, mas tentam me tratar de fobia social com TCC e outros metodos. Mas sinto que meu problema não é esse, no fundo me afasto por não sorrir e assim ninguém gostar de mim, de não rir e por isso ter vergonha de me divertir junto com as pessoas. Acredito que meu não é muito comum. Não sei o que fazer pra ser normal.

A melhor resposta 4 JAN 2023

Olá Alan.
Você relata que já passou por vários profissionais, será que o tempo, de trabalho terapêutico, foi o suficiente para mudanças?
Não só existe as linhas terapêuticas psicanálise e TCC.
Sugiro que procure outras, informe-se antes.
O sorrir é um ato involuntário, bebes sorriem até dormindo. Você pode ter desenvolvido um bloqueio, só a terapia pode ajudá-lo.
Estou a disposição para qualquer esclarecimento ou dúvida.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

666 respostas

24 FEV 2023

Olá Alan.
Você já fez diagnóstico com neuropsicólogo? Talvez exista algo que você não sabe, um neuropsicólogo poderá verificar se há ou não algo diferente, além de só timidez.
Quanto tempo você fez de acompanhamento psicológico com o mesmo profissional? Você se sentia vontade com o profissional que te atendia?
Por melhor que seja o profissional de psicologia se você não se identifica, ou não se sente a vontade, pode haver bloqueios que te impeçam de avançar.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

16 FEV 2023

Oi, Alan. Seu problema é só um: falta de autoconhecimento. E se você não gosta de ficar sorrindo, vai fazer isso para agradar quem, se não for porque de fato sente vontade? Você deve ter alto grau do traço que não é de socializar, juntamente com traços mais racionais, que não são tão da emoção. Agende seu horário para se entender melhor, vai ser libertador, te garanto! Você é normal sim. Você é exatamente como teu sistema te moldou, com tua história, experiências, defeitos e qualidades, só precisa entender teu funcionamento, antes de querer ficar sorrindo para quem nem merece isso seu. Te aguardo.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

6 JAN 2023

Olá, bom dia Alan, espero que esteja tudo bem com você.

Um processo de psicoterapia adequado para você, deve te proporcionar autoconhecimento, para que você possa entender como você funciona e, ao mesmo tempo, propor formas de mudar suas atitudes e comportamentos para que você chegue onde deseja chegar em sua vida. É preciso entender que mudanças no comportamento não acontecem da noite para o dia, e que é necessário um processo sistemático e comprometido para que você possa chegar onde deseja chegar, sempre acompanhado por um profissional, sendo o mais indicado o profissional de Psicologia nesses casos. A partir de um processo de psicoterapia adequado, consistente, você pode ir implementando em sua vida as mudanças que você deseja para si, em uma caminhada gradual em direção aos seus objetivos. Sem autoconhecimento, você fica refém de atitudes suas que não consegue entender, e pode acreditar que elas são integralmente representativas daquilo que você é, quando na verdade podemos sim mudar nossas formas de nos comportar perante as situações, mediante a um planejamento e comprometimento com o que for decidido, e com o profissional e o tratamento proposto. Por isso, se você deseja realmente mudar essas características, o auxílio de um Psicólogo é imprescindível, e deve ser buscado o quanto antes. Procure um profissional com que tenha mais identificação e empatia, e inicie seu processo assim que possível. Tenha confiança, que os resultados chegaram com o passar dos dias.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

928 respostas

5 JAN 2023

ola! Você precisa de ajuda? então é só agendar comigo que eu lhe responderei e marcarei da forma mais rapida possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 JAN 2023

ola! Você precisa de ajuda? então é só agendar comigo que eu lhe responderei e marcarei da forma mais rapida possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

4 JAN 2023

Olá Alan! Você tem vontade de se relacionar?
Pelo que entendi você pensa que se você não sorrir as pessoas não vão gostar de você e com isso antes de saber se as pessoas vão ou não gostar você já se afasta. Você acredita que os outros só vão gostar de você se sorrir. Pense, nem todas as pessoas ficam sorrindo e ainda assim podem ter relacionamentos.
Busque acompanhamento para que te ajude a fazer as mudanças que deseja na sua vida.
Fico à disposição
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

4 JAN 2023

Alan,
Voce está se deixando levar pelas opiniões dos outros, pelos achismos dos outros, pelos diagnósticos que tentam te encaixar...
Pode ser simplesmente que esta seja apenas uma característica natural sua e se for isso, não tem o que mudar, está tudo certo.
Voce se incomoda por ser assim? Ou se sente incomodado por causa dos comentários dos outros?
Quem disse que precisa sorrir? Gargalhar? Ser o que os outros querem? Um ator?
Convido-o a se conhecer, a entender como a sua mente funciona, como ela se organizou para funcionar ao enfrentar os desafios do ambiente que iniciou desde o primeiro dia da tua gestação.
Precisa recuperar a sua inteligência natural, a mesma que voce foi forçado a substituir pela opinião e ponto de vista dos outros.
Enquanto voce se esforça para entender e viver a própria vida e a profissão permanecendo baseado onde outros te alienaram sí há processo de autodestruição e perda progressiva.
Autentique-se, faça Psicoterapia.
Abraços

5892 respostas

4 JAN 2023

Olá Alan, tudo bem?
O seu caso é bem específico mesmo, porem não impossivel de tratar. Primeiro tire de voce essa auto cobrança, cada um tem seu tempo, sua forma de descobrir e tratar. É necessário muiti empenho seu e do terapeuta que estiver te acompanhando. Não deixe de tentar, procure formas diferentes e se permita! Se precisar estou a disposição.

Mariana Barbosa Psicólogo em Santa Luzia