É normal rir em situações complicadas?

Feita por >mazz · 16 mar 2021 Psicologia clínica

Eu tenho muitos defeitos, e um deles é rir em situações inadequadas. Seja em uma discussão, uma briga ou até mesmo em um velório, eu sempre fico muito nervosa e começo a rir descontroladamente.
Isso me prejudica muito porque me faz sentir um peso na consciência muito grande. Eu sei que é errado e mesmo assim continuo tendo essa reação. Me sinto a pior pessoa do mundo por isso. Então eu queria saber se é algo normal ou não.

A melhor resposta 17 MAR 2021

Olá Mazz! Grato por escrever. Precisaremos te conhecer melhor: história, rotina de vida, configuração familiar, personalidade. Mas, a princípio, pelo seu relato, você, igual a muitas pessoas, em situação de desconserto, de nervosismo, aprendeu a rir para lidar com o desconforto da situação. Nem todos compreendem e pode parecer agressivo a alguns. Certamente podemos dizer que essa reação que você tem, é quase normal, é frequente. Por outro lado, a reação revela que você vive insegurança e desconforto nessas situações.
Após a situação ainda se sente culpada.
Por essas razões será enriquecedor você passar por uma caminhada científica com um psicólogo para aprimorar formas de lidar com as situações desconfortáveis, aprimorando as forças internas e a autoconfiança.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

18 MAR 2021

Olá, tudo bem?
Rir em situações tristes ou inadequadas não é normal mas muitas vezes é comum pois cada indivíduo tem uma maneira diferente de encarar seus conflitos sejam eles internos ou externos. Nada melhor que uma boa terapia para você aprender a conseguir controlar seus instintos.

Psicóloga Daniele de Oliveira Psicólogo em Fortaleza

2 respostas

18 MAR 2021

Olá Mazz
Se é algo normal ou não, isso você ja sabe! Até porque, você mesma relata o quanto isso lhe causa desconforto e prejudica, você saber que é errado, ou seja ter consciência da falta de autonomia é o primeiro passo, busque ajuda de um profissional para que juntos possam investigar quais os reais motivos que te fazem perder o controle durante situações assim! E não se esqueça, ter consciência do "problema" já é um bom começo! Boa Sorte, espero ter ajudado!
Abraço Forte,
Gi

Gislene Ferreira dos Santos Psicóloga Psicólogo em São Paulo

1 resposta

17 MAR 2021

Olá!! Gostaria de poder te ajudar de uma maneira mais eficaz , mas isso só através da psicoterapia para que vc resgate sua história de vida e entenda o seu comportamento em determinadas contingências da vida. Através do desenvolvimento de habilidades mais específicas para enfrentar estás situações cedo autoconhecimento você poderá se sentir mais confortável e confiante. Estou a sua disposição.

Maria Carla Moraes de Aguiar Psicóloga Psicólogo em Brasília

5 respostas

17 MAR 2021

Tudo na vida tem um significado e tem possui limites o choro e o riso mesmo sendo vazio ou irônico seriam uma descarga da sensação criada diante de um estimulo? Seria uma forma de dar vazão e escoamento à tensão acumulada um mecanismo acionado pelo psíquico. É possível percebemos que cada pessoa tem limite e que suporta as coisas conforme um limite próprio e único. Quando esse limite e ultrapassado por excesso de sensações seja de dor, sofrimento, angustia, graça ou mesmo prazer, uma tensão se acumula e a poderá ocorrer a descarga corporal. A saída de lagrimas, o grito o riso o movimento que envolve são mecanismos psíquico e uma forma de encontrar de escoar o sofrimento que se encontra latente seja emocional ou psicológico.

Espero ter ajudado. e aliviado sua angustia
carinhos seu coração

Dayse May Arona Velane Psicóloga Psicólogo em Joinville

1 resposta

17 MAR 2021

Bom dia, Mazz! Tudo bem?

Concordo com as respostas feitas pelos meus colegas.
Nós geralmente associamos as coisas. Precisamos expressar o que sentimos. (É uma necessidade humana).
Não sei se você toca algum instrumento musical, mas eles expressam uma música quando tocadas adequadamente e quando estão afinados. ( A afinação é que via ser a resposta adequada ao que está acontecendo)

Por tanto, você se expressa com o riso, pode ser um monte de coisa, mas o seu organismo pode ter associado que sempre em que estiver em alguma situação de estresse ou de emoções tensas a sua forma de aliviar a pressão é sorrindo, assim você se equilibra novamente. Claro que não é a melhor forma de expressar. Existe uma certa desafinação e não expressa o sentimento que aquela situação e momento pedem...

Sugiro um processo de autoconhecimento para identificar esses pontos citados a cima.

Um forte abraço!

Psicólogo Neimar Sérigio -- (Atendimento On-line)

Neimar Sérgio de Souza Psicólogo Psicólogo em Brasília

22 respostas

17 MAR 2021

Olá, rir em situações tristes ou inadequadas não é normal mas muitas vezes comum, o nervosismo e desconforto geram reações diferentes em certas pessoas, seria importante você procurar terapia, para entender porquê tem essas reações.

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

17 MAR 2021

Olá, Mazz.

Essa não é uma resposta incomum a situações de pressão ou estresse.

Se essa é uma reação que te incomoda e atrapalha seus relacionamentos e desenvolvimento pessoal é possível trabalhar isso na psicoterapia.

Gabriela Strauch Psicólogo em Lauro de Freitas

3 respostas

17 MAR 2021

Olá, pelo seu relato, você ri em situações de estresse. Por não saber ao certo canalizar as emoções. Nestes momentos é importante você respirar, baixar sua ansiedade para lidar melhor com a situação . Uma alternativa é buscar apoio psicológico para canalizar melhor suas emoções.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul