Dificuldade na faculdade e incapacidade

Feita por >MARCO AURELIO ORNELES DE MORAES · 3 abr 2019 Habilidades sociais

Comecei a faculdade de psicologia recentemente e o que estou sentindo não é exatamente dificuldade em relação ao curso mas sim em relação a minha capacidade como aluno/pessoa, sempre fico apavorado quando tenho que fazer uma atividade proposta pelos professores, sinto que sou incapaz de fazer um simples resumo que seja, chegando a me sentir a pessoa mais burra do mundo, tenho uma dificuldade antiga de me expressar quando preciso apresentar trabalho ou falar alguma coisa, só consigo apresentar se eu decorar o texto, esqueço as palavras, me perco no meu próprio raciocínio, sempre que tento explicar algo pra alguém me embolo todo, na minha cabeça tudo faz sentido, mas quando eu falo parece que não. É realmente tudo muito novo e tenho medo de não conseguir acompanhar o resto da turma, fico me comparando aos outros alunos e me sinto cada vez pior, já desisti de 2 faculdades por esses motivos e não quero ter que desistir de novo de um curso que estou gostando e considero ter a ver comigo.

A melhor resposta 5 ABR 2019

Olá! Marco Aurélio: pelo seu relato, observa-se que você desistiu duas vezes. Caso desista essa vez, será a terceira desistência da faculdade. Talvez, em uma análise detalhada, você tenha desistido de muitas outras coisas. É preciso evitar que o mesmo modelo de posicionamento diante das dificuldades seja ressignificado. Será que as pessoas estão te reprovando? (que bases profundas teriam elas para isso?) Será que você está se reprovando? Certamente você está se reprovando, mas como ter certeza se desistir. Persista, não tenha pressa, faça as coisas por parte. Não se incomode de ir mais devagar. Muitos grandes cientistas tem históricos de caminhadas intelectuais mais lentas. Na verdade eles estavam construindo alicerces mais sólidos. Por isso se tornaram mais profundos. A velocidade não é igual para todos, descubra a sua, organize objetivos claros, disciplina ponderada de aproveitamento de tempo com métodos eficazes de estudos, assim você desenvolverá confiança para apresentar seus trabalhos. Sucessos: Ary Donizete Machado.

8666 respostas

12 JUL 2023

Olá Marco.
Esse sentimento de incapacidade já é algo que você sente ao longo da sua vida? Quais são as provas de que você é incapaz? Você nunca se sentiu realizado? Você já fez outras coisas com sucesso? Os outros dizem que você é incapaz?
São perguntas que podem ser feitas e investigadas no processo de psicoterapia. ❤️

Zita Ribeiro Gadelha Psicólogo em Fortaleza

5 respostas

21 MAI 2019

Que legal Marco que você esta fazendo Psicologia, não desista do curso pois é uma lição de vida, você sai outra pessoa do mesmo

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

4 ABR 2019

Olá Marco,
É natural que frente a uma situação nova, início de uma faculdade tenhamos ansiedade, pois ela que nos move para enfrentar as adversidades que aparecem. Porém quando se tem pensamentos desadaptativos, como os que você vem apresentando, por exemplo: Não vou conseguir, sou muito burro, etc tem como consequência aumento da ansiedade e os seus medos e a sensação de "dar branco" são indicativos de que a sua ansiedade está além do tolerável.
Sugiro que você faça psicoterapia, onde você terá oportunidade de reestruturar esses pensamentos, além de exercícios de relaxamento ou mindfulness.
Espero ter colaborado de alguma forma. Estou à disposição. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana