Dificuldade em entender coisas fáceis

Feita por >usrlarissa · 20 out 2022 Dificuldades de aprendizagem

Tenho certa lentidão para aprender coisas consideradas fáceis pela maioria das pessoas, mas muita habilidade em coisas consideradas difíceis. Tenho Autismo de Suporte Nível 1, não sei se tem a ver com a minha condição. Raramente (mas já aconteceu) vejo pessoas com o mesmo problema que eu, sobre isso. Por exemplo... Não sei a tabuada até o 10, mas consegui aprender algebra linear em menos de 4 dias. O que pode ser isso? Antigamente me causava baixa autoestima, por eu não saber justamente coisas "fáceis"

A melhor resposta 21 OUT 2022

Coisas "fáceis e difíceis", como "certo e errado", "bom e mau" e outras... são coisas criadas pelas pessoas e normalmente depois se fixam nestes conceitos e passam a julgar.
Pra vida, nada é certo e nada é errado... cada um tem seu modo e seu processo que precisa fazer, enfrentar.
Voce é você, tem facilidades em coisas complexas e demora um pouco mais para entender as coisas óbvias. Autismo (1,2,3) e outros, são conceitos criados e o sistema encaixa as pessoas nestes diagnóstico.
Voce é uma pessoa com alta sensibilidade e percepção. Que este seja motivo para se orgulhar e auxiliar os outros que não tem esta condição!
Abraços

5899 respostas

21 OUT 2022

Olá Usrlarissa! Obrigado por escrever. É bom, para ter visão mais abrangente, olhar pessoas e não diagnósticos. Em certa medida, todos os seres humanos vivenciam essas discrepâncias de facilidades e dificuldades para aprender coisas difíceis e fáceis. Se as coisas são fáceis, elas são fáceis após eu dominar. Para o outro que não sabe são difíceis. Por exemplo: dirigir para mim é automático e fácil; há pessoas que não conseguem; há pessoas morrem de pavor de borboleta, para mim borboleta é um encanto que pode interagir com proximidade e alegria; há pessoas que não entram em avião, há pessoas que não conseguem falar em público, e assim por diante.
Será importante, enriquecer, com a a ajuda científica de um psicólogo, o entendimento das tuas possibilidades, potencialidades, personalidade, e identidade.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador vocacional.