Desenhar algo que você nunca viu pode ser algum sinal de vidas passadas?

Feita por >liline · 29 ago 2020 Regressão

Desde o ano passado desenho um colar de rubi, o qual nunca tinha visto, mais tenho uma enorme sensação de já ter visto ou pegado, até mesmo usado. Como se alguém muito importante tenha me dado esse colar. Sinto algo forte no peito, um sentimento bom, como se fosse amor, e sinto saudades de alguém, e me deparo sonhando com uma pessoa que eu não sei quem é. Também desenho um olho, no qual é muito parecido com o meu, e também um homem jovem e uma mulher jovem, no qual eu não consigo de nenhum modo, imaginar o rosto.

A melhor resposta 31 AGO 2020

Liline, vou fazer alguns comentários sobre sua pergunta e caso queira mais informações pode falar comigo. Vou enumerar para organizar melhor, tá?
1) Independente da origem de um comportamento (no caso desenhar) este comportamento pode ser explorado pela Psicologia clínica. Ou seja, a Psicologia clínica vai te apoiar em processos de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e promoção da qualidade de vida a partir de um acolhimento profundo, oferecendo um espaço confiável para explorarmos juntos teus comportamentos sejam quais forem suas origens. Essas são as principais funções da Psicologia clínica. EX: suponha que a partir do desenho do homem e da mulher jovem sem rosto que você faz você comece a pensar em relacionamento (casamento, amizade etc), a Psicologia clínica iria te ajudar a refletir, desenvolver habilidades/competências, elaborar, tomar atitudes ou se organizar no campo dos relacionamentos.
2) Sigmund Freud dizia que "os sonhos são a via régia para o inconsciente", ou seja, podemos interpretar teus sonhos e por meio deste recurso compreender e intervir nos seus processos inconscientes. Ex: o desenho do homem e da mulher sem rosto pode trazer reflexões acerca da maternidade/paternidade o que pode ser trabalhado em um processo psicoterapêutico.
3) Mas e a vida a pós a morte? Bem, há uma parte da Psicologia Transpessoal que explora essa possibilidade. Para tanto você
poderia procurar uma psicóloga (o) transpessoal. É possível também que um psicólogo analista (Junguiano) fosse muito útil. Alguns psicólogos hipnoterapeutas também exploram essa possibilidade.
4) Mas se quiser, de fato, explorar a possibilidade de vida pós morte, talvez fosse preferível que você buscasse especialistas de outras áreas, tais como: religiosos, místicos, terapeutas alternativos que trabalhem com regressão etc. Pois, de modo geral, a vida pós morte é uma temática mais comum aos campos da Religião, Filosofia (conceituando sobre) e arte (representando sobre) do que ao campo da ciência (ao menos até 2020).

Kelton Medeiros Teles Psicólogo em Fortaleza

38 respostas

30 AGO 2020

Olá Liline! Grato por participar. Quanto à sua pergunta referente a vidas passadas, envolve conceito de fé. A Ciência das Religiões, crenças, forças psicológicas, sensibilidades e percepções humanas, é muito delicada, complexa, profunda e séria. Precisamos compreender as legítimas percepções das pessoas, mas também precisamos procurar explicar de forma consistente, profunda e honesta. A princípio, vidas passadas não encontra elementos comprobatórios consistentes e passíveis de contra-prova e verificações para o conjunto da humanidade.
Quando, por outro lado, falamos de sonhos, de sentimentos, conectados com tua história, rotina, interesses, configuração familiar, poderemos te ajudar a decifrar, com maior riqueza e realismo, as percepções e sensações que você experimenta.
Lembre-se: a Ciência procura regularidades sólidas, que possam ser vistas por diferentes pessoas, em diferentes lugares, em diferentes culturas.
Certamente, um de nos, psicólogos, teremos satisfação em conduzir trabalho técnico-científico para aprofundar o entendimento do que você está vivenciando.
Conte conosco.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, solidariedade, abertura mental, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8634 respostas

30 AGO 2020

Olá Liline.
Grata por sua pergunta.
Os hábitos inexplicáveis e difíceis de explicar que relatou como as sensações, sentimentos, sonhos repetitivos, ansiedade, sensação de faltas, amor, podem estar relacionados com medos e desejos de objetos e pessoas. Os personagens têm um significado que à princípio parecem mesmo difíceis de explicar. No processo de psicoterapia é possível buscar esse significado através das estratégias científicas. Procure ajuda de um profissional para acompanhá-la nessa busca.
Fico à disposição
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow.

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

30 AGO 2020

Olá, Liline.
Obrigada pela sua participação.
Que relato interessante!
Claro que esses elementos citados podem representar um grande símbolo, afinal sentimentos são mobilizados a partir destes disparadores.
Uma compreensão mais detalhada, com possível interpretação, pode ser feita dentro de um processo que dê a oportunidade de você trazer mais riqueza de dados, também com a chance de dar voz aos sentimentos, pensamentos e a sua própria história, assim, talvez, você possa chegar a algumas conclusões.
Espero ter contribuído e coloco me à disposição.
Abraço.
Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo