Será que significa que sinto algo mais?

Feita por >Brunna_vatti · 23 nov 2020 Terapia de casal

Há algum tempo, comecei com uma paranóia envolvendo uma pessoa que eu amei no passado (nunca nos vimos pessoalmente, falávamos apenas por mensagem, mas gostava muito dela e éramos bem íntimos): pensava "será que eu ainda amo ela?", mesmo sem haver sinal disso, tipo saudades ou vontade de estar com ela (mal me lembro dela, na verdade). Ambos estamos em outros relacionamentos e fico feliz por essa pessoa ter seguido em frente e ter achado alguém bacana. Não é como se eu estivesse apaixonada, porque não nos falamos mais e nem quero isso, quero é distância kkk

Comecei a pensar nisso do nada (tenho depressão), mesmo estando feliz no meu atual relacionamento (meu atual parceiro é maravilhoso, amo muito ele, de verdade). Era apenas um pensamento bobo, mas dei muita atenção (involuntariamente, mesmo que fosse algo sem fundamento) e ele tomou força, até que comecei a pensar nisso com frequência e se tornou essa paranóia. Algumas vezes, estando com meu atual namorado, eu pensava "será que eu queria que essa pessoa estivesse no lugar dele?", mesmo sabendo que a resposta era não, DEFINITIVAMENTE não. Isso faz eu me sentir culpada.

Hoje fomos ter uma relação sexual e comecei a pensar nisso novamente, mas não tinha capacidade de imaginar essa pessoa no lugar do meu namorado (acho repugnante transar com o parceiro pensando em outros), até que forcei e consegui, e senti nojo de mim mesma (eu fiz isso apenas para ver como me sentiria - pra tentar mostrar pra mim mesma que essa paranóia não tem sentido - não com o intuito de sentir prazer).

Acontece que agora não consigo mais parar de pensar isso, porque quanto mais penso que é errado e que não tem sentido, pior fica. O que posso fazer pra melhorar disso? Seda que significa que sinto algo mais por aquela pessoa? Se alguém puder me ajudar, agradeço, porque estou me remoendo em culpa e tenho ficado pior.

A melhor resposta 24 NOV 2020

Bruna . Nossos pensamentos geram sentimentos e emoções. Vc pensa automaticamente no seu ex. Se vc sente culpa então tem prejuízo nesses pensamentos. Faça terapia para entender essas relações e p se entender melhor.
Abs Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro