Será que sinto algo pelo meu ex, estando em outro relacionamento?

Feita por >Luna · 11 jul 2023 Abordagem psicológica

Namorei durante 3 anos com uma pessoa incrível, há 4 anos atrás terminamos, magoei muito ele após o término, pois comecei a ficar com outras pessoas em pouco tempo, sabendo do sentimento dele por mim, em poucos meses comecei namorar outra pessoa, quando terminei com essa outra pessoa fiquei novamente com primeiro ex em alguns momentos, só que não dei continuidade e as pessoas sempre me dizendo o quanto ele me amava ainda, atualmente estou namorando de novo com uma nova pessoa, há um ano. Porém, em alguns meses meu primeiro ex, assumiu outro relacionamento, com uma pessoa muito legal, e a partir desse momento, senti ciúmes, e não consigo parar de pensar o quanto ele é incrível e o quanto era incrível ter ele do lado, pensando também, que essa nova menina está vivendo tudo que eu poderia estar vivendo. Eu ainda o amo? Talvez ele ainda me ame? Eu sei que devo respeitar ele e me focar no meu relacionamento, pensando que tudo está como deveria. O que eu faço?

A melhor resposta 12 JUL 2023

Olá Luna! Obrigado por escrever. A questão não é ele ou o amor. A questão é a tua maturidade, a estabilidade de processo de autoestima, que você precisa organizar.
É momento de você olhar prioritariamente para dentro de si mesma, ver tua essência, organizar estabilidade de referência a partir de si, para que não fique oscilando entre aproximações e afastamentos de outros. Aproxime-se de si mesma. Assim poderá viver atitude plena, sensata, duradoura e harmônica, com relação a futuros namorados.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

12 JUL 2023

Olá Luna, espero que esteja tudo bem com você!

Ao terminar um relacionamento é muito indicado que possamos ter um tempo a sós, apenas com nós mesmo, para que a gente possa elaborar adequadamente o relacionamento que terminou, e processar tudo que foi vivido. Não sei ao certo qual foi sua motivação para iniciar um relacionamento logo após ter terminado seu namoro, mas esse fato te impediu de processar e compreender mais detalhadamente seus sentimentos, o que poderia te dar insights valiosos sobre seu afeto por ele, seu comportamento e sobre a relação de vocês. Inclusive, se você houvesse tido esse tempo de reflexão e ponderação, você realmente poderia descobrir que ainda nutria algum sentimento por ele, e decidir por reverter o término de algum forma. Ao contrário, ele ficou um tempo só após o término de vocês, mesmo que ainda interessado e nutrindo algum sentimento por você, e teve a oportunidade entender o relacionamento de vocês da maneira dele, e ter mais clareza e consciência do que ele desejaria para um novo encontro amoroso, e uma possibilidade de novo relacionamento. Tanto ele usou esse tempo a sós de maneira correta, que agora parece que ele encontrou uma pessoa que corresponde as expectativas dele, estando ele mais seguro e consciente do que deseja e espera de um relacionamento. Respondendo a sua pergunta, sim, pode ser que você ainda nutra algum sentimento por ele, mas agora o contexto é outro, tanto seu quanto dele, e é a partir desse ponto que você deve seguir. Para aprofundar um pouco mais em seus sentimentos, e buscar formas de lidar com essa questão, e melhor se compreender, um processo de psicoterapia pode ser muito útil e valioso. Se sentir necessidade, o profissional de Psicologia é o mais indicado em seu caso, e você deve contactar esse profissional se houver possibilidade. Não se sinta culpada, pois a escolha foi dos dois, e todas as experiências podem ser usadas para nosso crescimento. Buscando auxílio profissional, você está optando por compreender essa questão da melhor maneira, o que vai, certamente, te fazer crescer e evoluir. Você está no caminho certo.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal