Descobri que meu pai está traindo minha mãe

Feita por >Terr · 13 jul 2023 Abordagem psicológica

Tenho 18 anos e estava mexendo no celular do meu pai quando acabei vendo uma conversa do meu pai com uma mulher onde eles marcavam lugares para se encontrar e a chamava de g@st@s@... (tirei print das mensagens), quando vi aquilo fiquei em choque pois nunca havia imaginado nem percebido nada disso do meu pai (ele trabalha de forma autônoma por isso não tem hora para sair nem chegar em casa), acredito que minha mãe também não saiba da traição. E agora não sei o que fazer, conto pra minha mãe ou não, pois tenho um irmão pequeno e tenho medo que ele saiba e tenha algum abalo emocional, mas a minha mãe não merece ficar nessa situação sem saber...

A melhor resposta 14 JUL 2023

Imagino que essa descoberta deva ter mudado sua visão do seu pai e sua família, sinto muito por ter passado por uma situação como essa. Acho de muita sensibilidade sua se preocupar com sua mãe e seu irmão!! Parece uma escolha muito difícil de ser feita, falar ou não e como fazer isso.

Baseado no que conhece da sua mãe e sua família, sugiro que tente imaginar, colocar no papel mesmo todas as possibilidades, todos os prós e contras. E assim você vai conseguir ter uma visão mais clara das suas opções e poderá escolher a que sente ser a melhor, não só para os outros, mas para você também. Nesse caso não existe certo e errado, tudo bem você falar ou não. Mas siga a opção que irá te trazer mais bem estar, menos culpa e angústia.

Não podemos imaginar nem controlar como outros irão reagir, mas você pode tomar a atitude que acredita ser a melhor e fazer a sua parte para lidar da melhor, forma dentro do possível, com essa situação.
Você também não precisa passar por isso sozinho, recomendo terapia para poder passar por esse processo de forma saudável. Mas espero que essa dica te ajude e me disponho para qualquer ajuda. Sinta tudo que tem que sentir, lembre-se de se cuidar antes de cuidar dos outros e continue com todas essas boas intenções que você tem.

Gabriella Averaldo Psicólogo em Guaratinguetá

2 respostas

14 JUL 2023

Quando você descobre algo íntimo de pessoas a qual você considera e admira ao resolver contar o que vem na sua mente que pode acontecer? E se você não contasse o que vem na sua mente quando pensa em não contar?
Esse relato em específico buscaria trabalhar essas possibilidades que você considera e como isso impactaria na sua vida e ou o que você considera que iria impactar na do outro, mediante o que veio a sua mente. Na terapia você com o auxílio de um profissional poderia explorar melhor essa situação.

Ruan Pereira de Sousa Psicólogo em Rio de Janeiro

9 respostas

14 JUL 2023

Olá Terr! Obrigado por participar, dividir tua descoberta. É preciso começar com precaução. Seu irmão é pequeno, não pode participar de conversa com entendimento igual ao seu; sua mãe está envolvida, talvez inocente sobre isso. Seu pai pode estar vivendo algo inicial ou longo, teórico ou prático. Isso precisa ser melhor esclarecido. Haverá possibilidade controle para que você converse isso com seu pai? Haverá algum adulto sensato, maduro, confiável, que seja um pouco mais neutro na questão, que possa te ajudar a ponderar?
Será viável você colocar, em trabalho consulta, a um de nós, psicólogos, panorama e tendências tuas para lidar com a questão?
Pondere. Por enquanto, será preciso que você reflita e construa as melhores formas para lidar com a questão.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.