Minha mãe traiu meu pai, o que faço?

Feita por >ketlyn · 15 out 2020 Terapia familiar

gente to passando por um momento muito muito complicado na minha vida!
Infelizmente descobri que meus pais nao se amam, e que por algum motivo minha mae apelou pro lado da traição desde q vim morar na minha atual cidade, ela esta tendo o caso com um vizinho que frequenta nossa casa!
eu nao queria descobrir mas por ironia do destino a vdd veio a tona, sou muito emotiva, e isso ta me deixando muito mal porém nao quero contar agora pro meu pai, tenho medo de algo muito ruim acontecer, tenho crise de ansiedade, faz 3 dias que estou péssima!
eu preciso de uma luz
plmds
todos da familia sabem! ate da cidade mesmo!
eu tenho medo
minha mae é epletica, tenho medo dela ter uma crise e nao voltar
pelo amor de Deus me ajudem!

A melhor resposta 16 OUT 2020

Olá Ketlyn.
Grata por sua pergunta.
Entendo ser este um momento bem delicado para você. Estar envolvida nessa situação na qual não foi você quem escolheu passar por ela, mas sim devido às circunstâncias. Mas também entendo que fazer afirmações sobre os sentimentos das outras pessoas mesmo sendo pai e mãe é algo que pode estar fora da realidade dos fatos.
O relacionamento amoroso é complexo e exige a observação de espectros profundos do sentimento Humano. Cada Ser Humano tem suas carências e necessidades únicas e muitas vezes o companheiro ou a companheira nem imagina que a pessoa sente-se abandonada ou que o reconhece como negligente. Como muitas coisas ficam veladas, não são faladas ou se são faladas não são valorizadas cria-se um grande vazio entre os casais. Cada um busca preencher o seu vazio interior da forma mais oportuna. Ao receber atenção, carinho, valorização quem está carente pode até mesmo se confundir nos sentimentos e se entregar à paixões que podem ser irresponsáveis, frágeis ou passageiras.
Dito isso sugiro que converse sinceramente com a sua mãe e explique como se sente como filha. Mas ouça também o que ela tem a dizer com muita atenção. Coloque-se no seu papel de filha do casal. Fale das suas preocupações com o futuro dela. Pergunte se o vizinho vai assumir a relação com ela à partir do momento em que ela terminar o relacionamento com o seu pai. Será que ela quer separar-se do seu pai? Portanto você não precisa defender ou acusar seu pai e sua mãe, apenas entender os fatos e se colocar à disposição para dar o seu amor de filha aos dois. Entenda que a relação de casal poderá acabar se eles assim o desejarem, mas a sua relação de filha com eles continuará a mesma.
Você precisa desenvolver a capacidade de não ser controladora e querer mudar as coisas à seu modo, se você costuma fazer isso, é claro. Pois se o fizer verá que vai se frustrar pois cada um é o que é, independente da sua vontade. Apenas aceite-os como são. Procure ajuda psicológica caso sinta que esteja atrapalhando ao invés de ajudar os seus pais.
Espero ter ajudado.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow.

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

16 OUT 2020

Olá Ketlyn,
A dor de descobrir que nossos pais são imperfeitos e cometem erros é muito difícil. Entendo seu sentimento, afinal é como se sua mãe tivesse traido você também .
Ketlyn você mesma disse que já não existe amor entre eles, é preciso entender que estão mantendo uma relação que acabou e que sua lealdade e amor ao seu pai alimentam seu desejo de contar tudo.
Nesse momento o melhor a fazer é conversar com a sua mãe porque você também se sente traída por ela, antes de qualquer coisa resolva com a sua mãe, para então decidir como e se irá contar.
O melhor cenário seria que ela contasse, par que resolvam como um casal e você ficasse no seu papel de filha.
Espero ter ajudado a refletir sobre o assunto. Caso precise busque por um profissional para te ajudar ou para ajudar sua família
Abraços

Raquel Gentil Teixeira

Psicóloga Raquel G Teixeira Psicólogo em São Paulo

4 respostas

16 OUT 2020

Olá Ketlyn! Grato por escrever.
Algumas questões práticas que o momento requer:
- O comportamento de traição é algo muito mais comum do que imaginamos;
- A não traição implica na posse, cíume e controle. Tais limitadores nem sempre são bem administrados, além de apresentarem questões que precisam ser aprofundadas;
- O panorama seríe e íntimo que você está vivendo (é sua mãe e seu pai), pode te fazer perceber as coisas de forma muito diferente da forma que as pessoas de fora estão vendo;
Feitas essas observações, mantenha a discrição, pondere pessoas que seja maduras, de porfunda confiança e neutra na situação. Converse com ela, sobre o que você está sentindo e as soluções e desdobramentos que você imagina. Sabemos que nessas situações, é muito difícil encontrar alguém de mente aberta, neutro, de profunda confiança.
Sendo possível contate um de nós psicólogos, para que reflitamos juntos, caminhos para lidar da melhor forma possível com a situação.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de longo período de alta taxa de contágio da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8699 respostas

16 OUT 2020

Ketlyn, situação complexa, vc consegue conversar com sua mãe, ela entende o que esta fazendo e porque? Seja franca, converse com ela sobre isso e sobre o seu pai saber, e sobre seus medos. abs Mônica

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro