Descobri que minha mãe trai meu pai há mais de 15 anos, o devo fazer?

Feita por >Ana · 10 dez 2018 Terapia familiar

Tenho 22 anos e descobri há alguns meses que minha mãe trai o meu pai.Descobri através de mensagens no celular dela que deixavam bem clara a traição.Eu desconfiava dessa relação desde a infância,devido algumas ligações que ela recebia,mas eu era muito pequena e não dei a devida importância.Anos mais tarde,já quando eu era adolescente voltei a desconfiar,mas continuei guardando isso comigo e não contei para ninguém,pois eu não tinha nenhuma prova concreta.Porém,agora que descobri e tenho certeza de tudo estou completamente devastada e não sei como agir.Meus pais sempre foram um exemplo de tudo pra mim e nunca imaginei passar pela situação atual.Meu pai sempre foi um marido e pai muito atencioso e dedicado,e por isso não sei se devo contar tudo a ele e consequentemente magoá-lo.Mas também me sinto culpada em esconder tudo isso,que vem se tornando um peso cada vez maior pra mim,não tenho conseguido mais me concentrar em nada devido essa situação.Desde que descobri,não falo mais com minha mãe.Gostaria de um conselho,se devo ou não contar ao meu pai.
Desde já,obrigada!

A melhor resposta 11 DEZ 2018

Olá Ana!
É comum triangularmos com nossos pais e nos misturarmos com os problemas que são deles. Até porque geralmente nos afetam. O triângulo ocorre quando há a transferência da ansiedade na relação. Ou seja, seus pais , como todos os casais, têm problemas e não souberam lidar com os mesmos. Dificilmente existiria a traição se eles tivessem conseguido se resolver de modo saudável e maduro. O relacionamento entre seus pais é algo que compete a ambos; sua relação com eles é como filha. Sua mãe faltou contigo no papel de mãe ou somente no papel de esposa? A sua relação com a sua mãe é um problema que te pertence; a questão é: você acredita que tem ferramentas para resolver sozinha? Se a resposta a essa pergunta for negativa você pode se beneficiar do trabalho da psicoterapia.
Abraço e conte comigo!
Psicóloga Jaqueline Elisa

Jaqueline Elisa Psicóloga Psicólogo em Jaraguá do Sul

63 respostas

28 JUN 2022

Oi Ana!
Pois deve falar com a sua mãe e pedir até quando vai ficar escondendo as coisas; fale para ela resolver a situação com o teu pai senão tu vai contar. Deixe os dois resolverem a situação; Ou ele sabe e faz de conta, ou ele não percebe o relacionamento superficial com asua esposa (sua mãe) ou sua mãe, realmente esteja bem, está se relacionando bem com os dois.
Questione a sua mãe!
Abraços

5817 respostas

11 DEZ 2018

Olá Ana.

Me parece muito peso para se carregar. Principalmente pela dificuldade de entender o que esta acontecendo, como podemos, ou não, pertencer a essa situação.

É muito difícil entender a relação de um casal, seus pontos fortes e fracos, se há ou não conluio com o que esta ocorrendo, se eles são cúmplices, ou não disso.

O que se imagina é que isso era para ser mantido entre sua mãe e seu pai, mas agora você esta sabendo e, me parece um peso muito grande para se carregar sozinha.

Você diz que não conversou com sua mãe, nem com ninguém, se fosse comigo não sei como lidaria com tal peso. Acredito que um peso que você não gostaria de star carregando.

Se você deve, ou não levar o assunto a seu pai, é difícil dizer pois há muitos fatores a se considerar.

Ele pode já saber, ou não, e o que fará quando a informação vier de sua filha?

Eles podem ter algum tipo de acordo, que poderá mudar com sua interferência.

interessante separar o que é ou não seu Ana, e essa relação marido e mulher não é sua. ao mesmo tempo, você triangula essa relação como filha.

Lamento por você estar passando por isso. Espero que encontre alguém para desabafar e ajudar em suas decisões.

Desejo tudo de melhor.

Jean.

Way Psicologia Psicólogo em Campinas