Depressão, será que depois de tanto tempo teria solução?

Feita por >Vitinho74939 · 4 jul 2024 Depressão

Sofro de depressão há 10 anos. Nunca busquei ajuda, sempre tentei resolver meus problemas sozinho porem, isso demorou muito tempo só piorando a situação bem antes da minha vó morrer na qual eu era muito apegado, Eu sempre pensei muito na minha estabilidade financeira na minha vida não se importando com as outras áreas da minha vida. Uma pessoa que sempre me cobro muito e sempre pensei muito no futuro no qual muito desses problemas tenho certeza que se deve a esse fator, Depois da minha vó morreu tudo piorou me tranquei por inteiro saindo só pras coisas que e necessariamente e que precisavam de mim, Depois de um tempo meu vô sofreu um acidente tendo que anputar o dedo depois de um tempo um AVC que levou ele ficar acamado na qual eu cuido dele.

Meu maior problema era o financeiro porém agora com muita mas responsabilidade cuidar dele e da minha família mãe irmãos na qual depende de mim para muitas coisas sem perspectiva de vida nenhuma e ao logo do tempo piorando tudo mas nunca comentando com ninguém hoje não faço mas nada que fazia antes sem ânimo vazio não consigo fazer nada a anos tudo que eu começo eu não termino da muita angústia, eu amava gravar fazer ciclismo e não faço mas nada disso perdeu o sentido de tudo já tentei me matar várias e várias vezes as vezes ataca uma tremedeira coração palpitar muito vontade vomitar cabeça dói constantemente, qual quer peso dou o corpo todo choro muito as vezes até por coisa boba
Esse ano passei de 55 kg para 73kg ultimamente não consigo lidar com mais nada
Tendo que pensar muito antes de tomar decisões.
Bom não acho que terá uma solução pro meu caso mas creio que a solução para uma vida como essa de tudo dar errado seria exatamente não existindo mais.

A melhor resposta 5 JUL 2024

Olá Vitinho!

Obrigada por compartilhar sua história, há muito sofrimento, perder entes queridos a quem fomos tão apegados certamente são situações dolorosas e difíceis de processar. Você também está em um contexto que costuma ser bastante exigente considerando a necessidade de cuidados contínuos do seu avô e ajudando sua família.

Você vem suportando tantos desafios a tanto tempo sozinho e isso é bastante desgastante. Em situações assim, costumamos precisar de uma rede de apoio, de suporte, de ajuda de outras pessoas.

Você pode lidar com esses sentimentos, com essa angústia, e reencontrar o sentido para sua vida. Para isso, é importante se permitir ter acesso ao tratamento certo, para encontrar as ferramentas e estratégias adequadas para lidar com esses desafios emocionais.

Incentivo fortemente você a buscar esse auxílio profissional. Permita-se buscar o tratamento e apoio de que precisa nesse momento.

Fico à disposição para auxiliá-lo. Sinta-se a vontade para me chamar e conversarmos sobre as possibilidades de ação.

Abraço Vitinho!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

179 respostas

23 AGO 2024

Olá, Vitinho74939, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Vitinho, de fato quando nosso humor se encontra em estado rebaixado, deprimido, nossa disposição fica reconhecivelmente abalada e nossa sensibilidade sensivelmente afetada, ou seja, as demandas e responsabilidades se avolumam, se adensam, nossa disposição para atividades prazerosas perdem sua espontânea potência de resposta. Você, Vitinho, reconhece um significativo tempo de debilitação do seu humor, e por mais que tenha tentado reverter esse quadro, sozinho não obteve o sucesso almejado. A depressão, quando cronificada, tende a sabotar nossa percepção sobre nós, sobre os potenciais e meios de responder a mesma, e se espraia pelos diversos níveis da nossa existência: autoestima, vida afetiva, vida familiar, vida social, vida laboral, presente e projeto de futuro, sonhos, desejos. Para que você possa ter respostas positivas aos desafio que o humor deprimido institui em você, Vitinho, se faz indispensável iniciar o processo de psicoterapia, que é o momento e lugar para trazer esse sentimento, essa angústia, verbalizando e externalizando essa sensação tão pesada que é a da depressão, para que juntos, você e o psicoterapeuta, acolham, escutem e busquem identificar onde e como sua sensibilidade afetiva se encontra mais represada, constrangida, seja através da sua história de vida, tanto quanto hoje, na sua vida atual. Provavelmente, dado o longo tempo da depressão instaurada, o auxílio da terapia psicofarmacológica, devidamente diagnosticada e receitada por um médico psiquiatra deva ser indicado, pois a medicação correta na devida dose podem contribuir para restituição da sua energia e estabilização do humor.

Sim, Vitinho, o seu problema tem solução, agora é iniciarmos o devido acolhimento e atenção a ti. Fico à disposição, realizo o atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

295 respostas

17 JUL 2024

Olá Vitinho,
Sinto muito por tudo que você está passando. Depressão é uma condição extremamente difícil e desgastante, especialmente quando enfrentada sozinho. Você já carregou muito peso e responsabilidade, e é importante reconhecer a coragem que você teve para lidar com tudo isso até agora. É fundamental buscar ajuda profissional. Psicólogos e psiquiatras estão treinados para ajudar pessoas a lidar com a depressão e outras condições de saúde mental. Eles podem oferecer terapia e, se necessário, medicação para ajudar a equilibrar sua saúde mental.
Um psicólogo ou psiquiatra pode ajudar você a entender e gerenciar seus sentimentos. Eles podem fornecer um espaço seguro para você falar sobre suas experiências e desenvolver estratégias para lidar com seus desafios. Muitas pessoas enfrentam problemas de saúde mental e há recursos e pessoas dispostas a ajudar. Não precisa enfrentar isso sozinho.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

190 respostas

15 JUL 2024

Olá Vitinho, imagino como deve estar sendo difícil para você passar por tantas situações difíceis. Bom. a primeira coisa que me chamou a atenção é que você disse que sempre tentou resolver sozinho, imagino que se referia a questão da depressão. Muitas pessoas tem resistência em buscar ajuda profissional quando se trata de saúde mental, infelizmente nem sempre isso é possível. A depressão necessita tanto de acompanhamento com psicólogo quanto com psiquiatra, por se tratar de uma patologia que pode ser incapacitante, dependendo de como se manifesta. Existe vários tipos tipos de depressão, cada um com características e prognósticos diferentes. Quando não tratada a depressão tende a se cronificar, por isso é importante buscar ajuda profissional. Você tem muitas questões emocionais para dar conta, além das responsabilidades do dia a dia, o que acaba se tornando muito mais pesado quando a saúde mental não está bem. Tudo de ruim e negativo que você pensa hoje pode ter certeza que tem a ver com a depressão, pois é como seu cérebro está processando as informações nesse momento. Logo, é fundamental que busque sim ajuda profissional porque você pode melhorar e dar novamente sentido a sua vida. Espero ter ajudado, boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1358 respostas

9 JUL 2024

Vitinho
Você sempre esteve em depressão, desde a tua infância. Há 10 anos, você a identificou, mas ela já estava lá.
E você não resolveu, não procurou a única coisa que cura a depressão, ansiedade, angústia: a Psicoterapia.
Você é um ser espiritual com um corpo físico e o que está sentindo é a desarmonia entre estetas duas realidades: física e mental.
E de nada adianta você se tirar a vida porque terias que voltar novamente e refazer tudo novamente.
O que precisa fazer, terá que fazer.
Você nasceu para aprender, para corrigir coisas que se manifestam como depressão.
A depressão também não nasceu porque a tua avó morreu... é você querendo justificar para se safar de fazer o que você precisa fazer.
Portanto, assuma a responsabilidade por si mesmo, não use o papel de vítima, ninguém é vítima de nada.
Para compreender melhor e tornar mais leve, faça Psicoterapia.
Abraços

6395 respostas

5 JUL 2024

Bom dia, Vitinho! Obrigado por escrever. Certamente que depressão pode ser tratada, deve ser tratada. Ao mesmo tempo é preciso cuidado com diagnósticos. Eles precisam ser individualizados, bem feitos. De outro lado em um ano, engordar dezoito quilos, é algo que precisa ser entendido na relação com as demais mudanças de vida, que geraram esse panorama propiciador de ganho de peso.
Vamos lá!
Com mente aberta, muita persistência, disciplina e regularidade, procure por um de nós, psicólogos.
Abraços!

9366 respostas

5 JUL 2024

A solução jamais será essa! Quando estamos passando por vários problemas incluindo o luto que você está vivenciado, é difícil conseguir pensar racionalmente.
Outra questão, você diz que sofre de depressão e nunca buscou ajuda, então, a depressão é uma doença como qualquer outra. Se você descobrisse um câncer você esperaria ele sumir por conta própria??
Com a depressão é do mesmo jeito, é preciso tratamento médico e psicológico para enfrentar tudo isso.

Cassia Oliveira Psicólogo em Campina Grande