Depois que minha mãe faleceu tenho a responsabilidade de ser irmã, mãe e pai.

Feita por >Soraia · 5 ago 2023 Abordagem psicológica

Eu tenho 27 anos e a 5 anos minha mãe faleceu. Ela deixou eu e mais 4 irmãos, sendo 3 deles menores de idade e aos quais tenho a guarda. Eu sou mãe, pai e irmã ao mesmo tempo dos três, só eu trabalho e não recebo muito. Nós últimos meses tenho chorado muito e não sei mais o que fazer, parece que minha vida não vai mais para frente. Eu já conclui a faculdade e faço cursos extras mas mesmo assim não estou conseguindo mais ver sentido na vida. Eu também não tenho vida social e não penso em namorar até que meus três irmãos saiam de casa, por eu não confiar em homem e por já ter sofrido abuso sexual dentro de casa por anos pelo pai das crianças (esse pai esta preso a anos por causa disso).
Como faço para ter forças para conseguir viver sem tanta preocupação e desânimo?

A melhor resposta 7 AGO 2023

Soraia, sinto muito pela sua perda e pelo que você está passando. O que me parece é que você está sobrecarregada, sozinha está tendo que lidar com muitas responsabilidades e o bem estar dos seus irmãos mais novos está dependendo de você. De fato não é uma situação simples. Eu imagino aqui que por conta do trabalho e das responsabilidades com seus irmão você não tem um tempo para você, o que intensifica mais ainda a sensação de estresse. Quando somos submetidos a muito estresse por períodos prolongados, sem ter um respiro, nos sentimos assim, desanimados, cansados. Uma sugestão é pedir que seus irmãos lhe ajudem e estimular a autonomia deles, de acordo com a idade de cada um, ou seja, coisas que cada um, de acordo com sua faixa etária, possa fazer sozinho sem que você precise fazer por eles. Por exemplo, arrumar a cama, organizar o quarto. Coisas mais simples, que já aliviaria para você. Se as tarefas forem divididas e cada um fizer a sua parte ficaria mais leve para você. Então procure pensar numa forma de operacionalizar isso. Além disso, vida social é importante e você tem se privado disso. Vida social não se resume a namoro, onde estão os amigos? A outra sugestão é você dividir melhor seu tempo, sair com os amigos para se divertir, investir em coisas que ajudem você a relaxar e que sejam prazerosas. Com relação a namoro, bem, tudo a seu tempo. Eu entendo sua preocupação, mas procure pensar nas sugestões anteriores e tentar uma nova forma de organização da casa. Volte aqui depois e fale mais sobre relacionamento que vamos elaborar melhor essa parte. Espero ter ajudado, boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

8 AGO 2023

Olá Soraia! Obrigado por escrever. Se você me sentir digno de contribuir, estarei a disposição. É uma experiência difícil a que você relatou, na mesma proporção em que sua missão é nobre. Você precisa e merece apoio.
Por detrás de teu trabalho, esforço, abnegação, renúncia, encontra-se o combustível para alimentar suas motivações legítimas para vivenciar busca por vida mais animada e melhor.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8654 respostas

7 AGO 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

7 AGO 2023

Olá, Soraia.
Imagine que cada coisa que precisa fazer em sua vida é uma gaveta, então quando abre aquela gaveta, você pensa apenas naquele momento, e assim será para as outras gavetas. No seu dia a dia, precisa separar um tempo para pensar em você, outro para cuidar das crianças, outro para trabalhar e se houverem outras necessidades, vai separando seu tempo e vai aprendendo a delegar, coloque cada um para fazer as coisas que a idade permita, há sites que explicam o que cada idade tem condições de fazer. E se alguém não quiser ajudar, insista, no começo talvez seja mais desgastante insistir, mas em breve terá o resultado necessário. Não reclame, foque em solução, pois reclamar só te fará mais fraca, mas focar em solução em cada situação que precisa resolver te fará cada vez mais forte.
Busque ajuda psicológica, se não tem condições, procure locais que façam atendimentos gratuitos ou por valor social.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

7 AGO 2023

O primeiro ponto a trabalhar na terapia é o abuso sexual que você sofreu e ver a melhor forma de você superar isso.
Em segundo lugar vamos analisar como você se sente em ter a responsabilidade de ser mãe e pai ao mesmo tempo, e ver qual postura devemos tomar diante disso.
Em terceiro lugar vamos, na terapia, focar em Você, acredito que "se por em primeiro lugar" seria adequado no seu caso, vejo que você tem tempo para todos seus irmãos mas esquece de si mesma. (isso é muito importante e precisa ser resgatado urgente o seu Eu interior que ficou perdido)

Eu atendo online das 7 às 23 horas chama para agendar terapia. Érika Dipe

Érika Dipe Psicólogo em São Joaquim da Barra

49 respostas

6 AGO 2023

Oi Soraia,
Voce está enfrentando esta situação que, apesar de difícil, é o meio através do qual pode se realizar.
Deus escreve certo por linhas tortas e, muitas vezes, incompreensíveis racionalmente.
Antes de tudo, não se coloque como vítima da situação, enfrente como desafio à tua inteligência.
Nada é por acaso... você se desafiou e quis passar por estas experiências todas e vai conseguir, contanto que aceite como missão da tua vida: ser mãe, pai, irmã e ao mesmo tempo se realizar plenamente.
Precisa se curar de traumas e como lidar com homens tendo passado por estas experiências... tudo faz parte do teu objetivo de vida: aprender, corrigir e expandir a consciência.
Quando puder, faça Psicoterapia, precisa!
Abraços

5822 respostas

6 AGO 2023

De fato carregar fardos além do que conseguimos nos adoece emocionalmente. Por mais que desejamos não temos o absoluto poder de proteger quem amamos.
A psicoterapia pode te ajudar!
Forte abraço

Gisele Moraes Psicólogo em São Paulo