Confusão mental no lado sentimental

Feita por >Rosana Rodrigues da Silva · 31 jul 2023 Abordagem psicológica

Olá, gostaria de saber se é possível ter confusão mental mesmo tendo sentimentos intensos e fortes por alguém e porque isso acontece. Confusão mental de dúvidas, insegurança, medo de sentir atração por outras pessoas, etc. Estou passando por isso pela primeira vez e não entendo. É uma sensação que me causa dor e sofrimento. Sou uma pessoa extremamente ansiosa. Gostaria de entender o porquê disso. A confusão não é emocional, e sim mental . Não sei se por excesso de ansiedade ou racionalidade nessa situação (apesar de eu não ser muito racional no lado afetivo). Se algum profissional puder me responder agradeço muito.

A melhor resposta 5 AGO 2023

OI Rosana,
Somos constituídos por emoção, mente racional, mente espiritual, pensamentos, sentimentos.
A consciência está sempre nos alertando das manifestações destas várias partes e de acordo com a percepção, escolher e decidir.
Como você compreende toda esta realidade? Como compreende as tuas emoções? Como interpreta os teus sentimentos? O que eles significam? Como a tua mente funciona? Como ela aprendeu a se organizar diante dos desafios que encontrou desde o primeiro dia da tua gestão? Qual o significado da ansiedade? Ou da depressão? Ou da Angústia? Do medo, da culpa?
Saiba que é você e onde está; faça Psicoterapia.
Abraços

5817 respostas

2 AGO 2023

Olá Rosana, espero que esteja tudo bem com você.

Rosana, em alguns momentos de nossas vidas, nós podemos passar por situações de maior confusão e dúvidas. Quando estamos sentindo isso, devemos buscar compreender os motivos que levaram ao surgimento desses sentimentos. Eles podem nos dar muitas informações sobre nós mesmo, sobre como nos relacionamos afetivamente com outro e como nós vivenciamos a nossa realidade. Pode ser que esses sentimentos estejam apenas ligados a uma situação mais pontual, e maneira como você lida com esse momento. É preciso que haja uma maior compreensão de seu contexto e de sua subjetividade, para que se possa entender as causas dessas sensações e pensamentos, e as formas de superá-las. Um profissional de Psicologia pode te ajudar em seu processo de autoconhecimento, para que você possa obter a compreensão e clareza desse momento que está vivendo. Por isso, se houver possibilidade, entre em contato com um profissional de Psicologia. A compreensão desses sentimentos e pensamentos, podem te trazer muita clareza sobre si própria, e isso pode ser muito benéfico para seu desenvolvimento pessoal futuro.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

1 AGO 2023

Olá Rosana, tudo bem? Grata por compartilhar aqui suas dúvidas. Qualquer pessoa ansiosa está sujeita a ter esse tipo de confusão que você cita na sua pergunta. O transtorno de ansiedade em geral, traz pensamentos intrusivos e negativos que geram dúvidas, inseguranças, medos e dilemas. Entendo que você é uma pessoa jovem, que está sentindo desejo de estar com alguém e fica dividida por outro lado, com a dor, sofrimento, medo e até angustia gerada por essa experiência nova.
Acho que neste momento é importante procurar uma ajuda profissional para lidar com tudo isso que vem junto e te deixa meio "sufocada". Como diz Lacan o homem é um ser do desejo. tem que aprender a lidar com ele. A terapia é uma ferramenta importante de autoconhecimento e crescimento pessoal, cognitivo e emocional para estar de bem com você e as demais pessoas.

Maria Cristina Botta da Fonseca Psicólogo em São Paulo

6 respostas

1 AGO 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

1 AGO 2023

Olá Rosana! Obrigado por escrever. Teu conteúdo nos coloca diante da questão da banalização das diversas culturas, como se fossem iguais, da quantidade de convicções sem base, apresentadas de forma quantitativa, sem levar em conta as individualidades das pessoas, as particularidades das culturas. Em primeiro lugar é preciso ponderar que habite em nós, um animal instintivo, ao mesmo tempo que um ser cultural. A monogamia é um combinado que mescla o avanço cultural com a necessidade particular, oferece ao indivíduo a satisfação de sua necessidade de controle, estabilidade, mas se contrapõe ao instinto básico para o novo, o desconhecido, a preservação da vida, em seu sentido primário.
Troque leitura por convívio significativo com pessoas reais, troque filmes, séries, internet por grupos de colegas e conhecidos, ao vivo e em cores, pratique esportes coletivos de contato, vivencie grupos de teatro, arte, cultura, serviços comunitários. Você precisa amadurecer entendimento profundo da cultura, a partir da vivência real com seu próximos, precisa aprofundar entendimento da natureza humana, na interação com o comportamento real, não com os conteúdos de mídias e demais virtualidades.
A realidade é uma construção riquíssima, valiosa, educadora, amadurecedora.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8644 respostas

1 AGO 2023

Olá Rosana, é possível ter confusão mental mesmo sentindo algo intenso por alguém. Contudo não há resposta pronta para isso, pois são inúmeros fatores que podem estar acontecendo no momento com você. Um desses fatores pode ser a ansiedade, como você mesma se descreveu como uma pessoa ansiosa. O que pode te ajudar efetivamente é iniciar uma psicoterapia individual para melhores esclarecimentos dessa confusão mental e como lidar da melhor forma com a ansiedade.
Espero ter te ajudado!
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

1 AGO 2023

Olá Rosana.

O que sente ou a ausência de definição do que sente pode está relacionado a várias coisas. Elemetos da sua adolescencia não satifestos e hoje uma desejo (não definido) que gera indecisão, por exemplo. Frutração em relacionamentos passados causam dificuldade em cofiar ou se permitir com outra pessoa. Desejo por desenvolvimento intelectual ou profissional podem também está relacioandos. Entre outras coisas. Porque no momento em que você permitir uma relacionamento, inevitavelmente vai abdicar de algumas coisas na vida. É relativo e mais complexo do que uma resposta simples possa ajudar. A melhor forma é psicoterapia, vai te ajudar a entender melhor o que sente e ajudar a definir prioridades.

Att

Cid Elton - Psicológo Clínico
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental