Como viver com bipolaridade com crise de ausência, minha vida acaba aos 20 anos?

Feita por >#contrapsicofobia · 4 jul 2024 Transtorno bipolar

Sempre sou muito desligada de repente, tenho dificuldade em falar e em ouvir isso sempre afasta todo mundo de mim não tenho amigos, esposo, trabalho ou filhos. e hoje me caiu a ficha que não é "lutar" se eu sempre perco, depois de mais um teste de trabalho que não consegui, me dei conta que não tem cura e nem saída, devo viver só de sono e medicação, posso ter uma rotina normal, uma vida não.

A melhor resposta 16 JUL 2024

Olá, obrigado por compartilhar conosco. Bom, o diagnóstico não te define, esse é o primeiro ponto. A importância do diagnóstico é para que você possa buscar uma linha de tratamento que seja eficaz para trazer qualidade de vida para você. Por exemplo, uma pessoa que é diagnosticada com diabetes, ela não é a diabetes, mas precisa cuidar disso para ter sua saúde em dia. Se for transtorno bipolar você não é bipolar, você não é o seu transtorno, você é você, um ser humano com sonhos, vontades, desejos, etc. E se o diagnóstico for transtorno bipolar ele tem tratamento e o paciente pode viver muito bem, se aderir e seguir as orientações. Então reflita sobre isso, sua visão tão pessimista pode ter a ver com frustrações relativas a situações que podem ser trabalhadas em terapia, logo a sugestão é buscar ajuda profissional. Tudo de melhor para você e boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1358 respostas

9 JUL 2024

Você está se auto avaliando de acordo com as percepções que tem, dos resultados que está colhendo...
Precisa analisar o que plantou, aonde plantou... Quem semeia vento, colhe tempestade; quem sempre ouviu que devia calar a sua boca, que não sabe nada, sempre foi metralhada diante de uma manifestação é evidente que esteja colhendo agora dificuldade de falar e de ouvir, de se empressar, de não se valorizar. O ambiente, a educação não desenvolveu os teus talentos, eles nem sabem o que são os talentos e não tem metodologia para desenvolver com seus alunos e muito menos os familiares.
Hoje, você procura um emprego porque precisa do dinheiro e raramente um jovem consiga um trabalho que corresponda aos seus talentos e por isso, há tanta frustração e sofrimento com o trabalho, tanto estresse.
Precisa conhecer a si mesma, saber quem é, quais talentos tem... transformar os talentos em ferramentas de trabalho, se habilitar aos trabalhos que gosta e ama fazer para depois oferecer trabalho e não procurar emprego.
Faça Psicoterapia para descobrir o teu potencial empreendedor e pare de se humilhar, te colocando a fazer coisas que não gosta e a ganhar migalhas para sobreviver.
Vai conseguir
O que você está colhendo é falência do sistema de educação.
Abraços

6349 respostas

5 JUL 2024

Bom dia, #contrapsicofobia! Grato por se colocar. Você escreveu esse texto em momento no qual viu as coisas apenas refletindo os aspectos limitadores. Será preciso especificar, individualizar e compreender o contexto de conceitos como bipolaridade e crise de ausência. Cada pessoa é única, rica, rara, cheia de possibilidades e potencialidades. Nas diferentes pessoas, cada denominação de saúde e de doença, adquire um jeito único de ser.
O ato de escrever esse texto que você escreveu faz parte da sua busca por compreender detalhadamente, profundamente tua personalidade, tua identidade, lidar com tuas possibilidades e potencialidades.
Sugiro que combine com um de nós, psicólogos, trabalho científico, vindo com mente aberta, muita persistência, disciplina e regularidade. Certamente verás muitos potenciais que hoje, não estás podendo ver.
Abraços!

9307 respostas

5 JUL 2024

Você tem o diagnóstico de bipolaridade? Se tem existe saída pois existe tratamento, e o tratamento não se baseia apenas em medicação, mas é baseado em psicoterapia, em exercícios físicos, em uma mudança de rotina. O serviço de psicologia pode te ajudar muito com isso.
E não, sua vida não acaba aos 20 anos, ela tá apenas começando. Lutar não significa ganhar sempre,significa não desistir.

Cassia Oliveira Psicólogo em Campina Grande