Como vencer fase de perdição mental e ter força para trabalhar e seguir a vida?

Feita por >Lidieli Santana Lopes · 1 ago 2023 Abordagem psicológica

Tenho tido ' Dissociação ', dificuldades na percepção da realidade e no funcionamento real e moderado de acordo com esse(es) ambientes, emoções fragilizadas e atacadas dentro do mundo real, pensamentos disfuncionais somado á uma crise existencial, detalhe: já iniciei um acompanhamento de TCC e psiquiátrico. Portanto, se há melhores dicas serão útil para mim já que preciso de boas condições para pagar o tratamento o que não esta sendo fácil para mim. Detalhe: ja pensei em me internar

A melhor resposta 4 AGO 2023

Olá Lidieli, se você já está fazendo acompanhamento tanto com psicólogo quanto com psiquiatra isso é ótimo e vai valer o esforço que você está fazendo sim. E lhe será muito mais útil do que qualquer pergunta que você faça aqui no site, porque esses profissionais estão perto de você e conhecem todos os detalhes do seu caso, coisa que não temos ideia aqui. Portanto confie nos profissionais que te acompanham, busque seguir as orientações. Quando mais o paciente se engaja e se implica no processo terapêutico, melhor os resultados. Espero que se recupere logo e boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

4 AGO 2023

Importante entender tua dinâmica familiar para entender de onde vem . Enquanto não adentrar nas questões inconscientes que te travam , nada adiantará porque precisa ter a percepção, a consciência. Só assim, mudará ! Entre em contato !
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

3 AGO 2023

Lidieli
O problema se origina pelo desconhecimento de si mesma.
Não se conhece, não sabe da tua verdadeira identidade, não sabe do seu objetivo de vida, não sabe como a sua mente funciona...
Está agindo de acordo como aprendeu, como foi adaptada pelo sistema.
Precisa fazer Psicoterapia de autenticação para resgatar o tua inteligência de vida, a mesma que voce a substituiu pela intelectualidade.
Enquanto voce se esforça para compreender e viver a sua vida permanecendo baseada nas informações recebidas, só há processo de autodestruição e perda progressiva.
Abraços

5948 respostas

2 AGO 2023

Olá Lidieli! Obrigado por escrever. Certamente o que é, nesse caso, central, um psicólogo profundo e experiente para conhecer as especificidades e dinâmicas vivenciadas por você. As coisas mais importantes envolvem o entendimento da natureza humana, da diversidade cultural, não abrindo mão de atividade física regular, sono adequado, alimentação correta, sono correto, objetivos e metas realistas, grupos de colegas e conhecidos, , que sejam éticos e saudáveis, com convívio regular, esporte coletivo de contato, assim como evitar ao máximo conteúdos virtuais ou de mídias.
Vive vida real, prática, com pessoas reais, ao vivo e em cores.
Tenha muito cuidado com siglas padronizadas (pegando do seu próprio texto: TCC, crise existencial). Cada pessoa é única. Cada pessoa precisa ser compreendida na sua rica individualidade. Cada psicólogo, cada psiquiatra também é único.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8780 respostas

2 AGO 2023

Olá, Lidieli,
Lamento que se encontre nesta situação.
Como você já iniciou um acompanhamento em TCC e psiquiátrico, deve saber que este tipo de sentimento e percepção não vem "do nada" e, infelizmente, não existem "fórmulas mágicas" (quem dera tivesse, não é?)
Entretanto, existem formas de aprender a lidar com estes sintomas, como técnicas de autopercepção, para poder "se ver no agora", o que ajuda a reduzir a distorção da realidade. Pensamentos disfuncionais devem ser avaliados e validados em uma conversa mais profunda.
A crise existencial é fruto das distorções, pois, se nada faz sentido, então qual é o sentido de tudo? (espero não ter ficado confuso...)
Caso queira conversar mais, adoraria falar contigo e entender melhor o que se passa e, se possível, buscar uma forma de te ajudar a enfrentar esse momento difícil.

Sinceros desejos de boa sorte,
Rafael Silva | 06/190178

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo