Como terminar um relacionamento?

Feita por >flávia · 23 ago 2021 Terapia de casal

Eu namoro há 3 anos, mas o relacionamento não me faz bem. Eu sei que preciso terminar, em momentos de crise de choro eu percebo o quanto ele me faz mal. Mas nunca tenho coragem de terminar, se termino eu mesma corro atrás depois. Sinto que pra ele tanto faz terminar ou não, todas as vezes ele não se importou do relacionamento chegar ao fim. Por favor, o que eu faço pra tomar coragem e não voltar atrás?

A melhor resposta 24 AGO 2021

Olá Flávia.
Pense um pouco mais em você, olhe para você, cuidado em fazer muito pelo outro e menos por você mesma.
Entenda os motivos que quer terminar e aqueles que te mantém na relação, assim poderá tomar uma decisão mais assertiva.
Quais os seus receios em terminar? O que te segura nesta relação? Por que o procura após ter terminado?
Quais os motivos que ele te faz mal? Por que quer terminar? Por que tem mantido esta relação?
Espero que estas perguntas te ajude a refletir.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

1 SET 2021

Oi Flavia,
É fundamental fazer psicoterapia para se fortalecer emocionalmente e trabalhar a dependência emocional.
Para um relacionamento dar certo, primeiro é preciso você se gostar, se amar, se respeitar, se admirar.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

25 AGO 2021

Olá Flávia, espero que esteja bem!

Pelo seu breve relato parece que você está avançada em sua decisão de terminar sua relação, mas fraqueja na hora de mantê-la. Sobre términos, não há momento certo para realizar isso. É preciso que você encontre as melhores palavras, tenha um conversa objetiva, e realize o que precisa ser realizado. O fato de você voltar atrás me parece que não se trata de um sentimento genuíno que você sente por ele (isso só você poderá dizer), mas sim a inseguranças exclusivamente suas, ou algum tipo de dependência que você possa ter criado em relação a ele. É preciso você romper esse ciclo, para que novas formas de comportamento e relacionamentos possam surgir.

Se você já tem certeza, siga em frente com seus desejos e vontades. O período mais difícil é o início do término, porque nele podemos ter muitas recaídas, querer voltar. Mas seja forte, e se tiver certeza, siga em frente. Não se preocupe que essa fase irá passar com o tempo, e novos horizontes se abrirão logo depois. Aconselho você a não buscar se relacionar imediatamente logo após seu término. Busque ficar um tempo só, com você, se reconhecendo, se desenvolvendo, fazendo as coisas que mais gosta de fazer.

Se sentir necessidade, busque ajuda de um bom Psicólogo para te dar suporte nesse processo. Esperto ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!
Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

933 respostas

25 AGO 2021

Flávia.
Vc já respondeu. Tomar coragem.
Ter certeza do que quer.
Abs

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3177 respostas

24 AGO 2021

Oi Flávia,
Voce fala em terminar o relacionamento... o problema não é o relacionamento, este está sendo até agora a tua tábua de refúgio.
O que tem que resolver é a tua DEPENDENCIA. É a fragilidade como se coloca no mundo, precisa deixar de ser medrosa, de se fazer de coitadinha, impotente...
Reaja a descubra quem é voce e o que veio fazer aqui. Com certeza não vio para ser dependente de alguém, só que precisa conquistar a tua independência, a tua autonomia. Ninguém te faz feliz ou infeliz... isto é uma conquista pessoal.
E só comece a namorar quando estiver muito, mas muito feliz.
Quer a ajuda da Psicoterapia? Pense nisso. A escolha é sua! Para tudo. até para ser feliz, Até para ser frustrada.
Ninguém é vítima de ninguém.
Somos arquitetos de nós mesmos... Como está se construindo?

5900 respostas

24 AGO 2021

Oi, Flávia.

Certamente você já sabe que deve terminar, percebe claramente todas as coisas negativas que essa relação trás para você. Nesse sentido, não se trata de ter consciência delas, mas sim de entender o por que, mesmo sabendo disso, você continua buscando-o.

Acredito que exista certa dependência emocional que acaba te prendendo a dele de alguma forma, o medo da rejeição (quando ele se faz indiferente em terminar ou não), inseguranças, entre outros. Grande parte desses sentimentos estão relacionados a uma baixa autoestima, faz sentido para você isso?

Recomendo que tente se conectar mais com você mesma, preencher seu tempo com coisas suas, desta forma quando ele estiver longe, você não vai se sentir tão vazia, tente caminhar todos os dias logo pela manhã ou no final da tarde, isso te ajuda a organizar as ideias e melhora seu potencial criativo, pense nas coisas que gosta de assistir, ler, fazer, assuntos que gosta de conversar, pessoas que sente saudade, receitas que poderia tentar preparar.

Por fim, recomendo que comece escrever em um "diário", faça anotações de como vem se sentindo todos os dias, isso pode te conectar mais com você mesma e fazer você reforçar para você o por que não deve estar com essa outra pessoa. Se for possível, comece a fazer acompanhamento psicológico, vai te ajudar muito nesse processo de conexão e autoestima.

Desejo força aí neste processo, se precisar de algo mais, me coloco à disposição.

Grande abraço,
Vivian Curvelo.

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

24 AGO 2021

Olá Flávia! Grato por escrever. Todos os vínculos na vida, em algum momento, precisam ser trocados por outros. Na maior parte das vezes, acontecem sem controle das pessoas. As pessoas acabam, após sofrer um pouco, aprendendo a lidar com as perdas.
Poderá ser mais sábio, você contar com a assessoria científica de um psicólogo, para que possa, com maior segurança e redução de danos, lidar com a questão.
Estaremos à disposição.
Abraços:

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8728 respostas

24 AGO 2021

Escreva no papel os defeitos e as qualidades dele. Você vai enxergar com mais facilidade o motivo pelo qual vai terminar.

Letícia Ferraz de Oliveira Psicólogo em Duque de Caxias