Como ter mais paciência com o meu bebê e não descontar o meu estresse nele?

Feita por >Sophie Sallé · 12 mai 2023 Abordagem psicológica

Eu estou passando por algumas questões pessoas nas quais estão me deixando impaciente com o meu filho, eu sinto que estou descontando nele e ele só tem 10 meses.
Ele não tem culpa, eu sei.
Estou sobrecarregada, cansada de fazer sozinha. Quero voltar a trabalhar, mas não tenho com quem deixar-lo. O pai dele nos abandonou, foi embora para outra cidade "a trabalho" e nunca mais me ajudou tanto com questões financeiras como fazer seu papel de pai.
Eu estou muito mal com tudo isso, mas acabo descontando nele.

A melhor resposta 16 MAI 2023

Olá Sophie, muitas vezes a vida nos coloca em situações bem desafiadoras que testam toda nossa resiliência e capacidade de adaptação. Não existe uma resposta para sua pergunta, você está passando por um momento de sobrecarga onde tem que lidar com muitas coisas sozinha. Não sei como é seu círculo familiar, mas uma alternativa seria tentar buscar apoio de familiares. Outro ponto é que se você já esgotou o diálogo com o pai da criança e se ele não te ajuda com as obrigações, você tem direito de entrar na Justiça e buscar seus direitos para que ele pague pensão. Quando estamos vivenciando situações de estresse contínuo e sobrecarga precisamos encontrar um respiro e um alívio para melhorar.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

31 MAI 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só entrar em contato comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

22 MAI 2023

Olá, Sophie. Que bom que chegou até aqui.
Ser mãe pode não ser sempre o desejado ou pode-se desejar ser mãe e acabar não sendo como esperado quando realmente se torna uma, pode ser mais complicado para uma pessoa do que para outra, é normal.
Está tudo bem estar cansada, você gerou uma vida dentro de você e agora está cuidando dela aqui fora. Parabéns pela sua resiliência. O seu bebê merece acolhimento e carinho, assim como você também merece. Tente se lembrar que se você, que já é adulta, está precisando de apoio, imagina uma pequena pessoa de apenas 10 meses...pode ser desesperador, assustador, diferente e diversas outras coisas. Tente lembrar que seu bebê está com você nessa, está vivendo essa ausência do pai também, esse abandono. Converse com o seu bebê, interaja, mas também descanse, você merece e precisa.
Nesse momento, seria interessante fazer terapia para lidar com essa situação. Além disso, é bem importante encontrar uma rede de apoio para você e sua criança. Caso não tenha ninguém de sua família que possa lhe fazer pequenas visitas e cuidar do bebê para deixar que você tire uma soneca, tome um banho sozinha, leia um livro, veja um filme, cuide de você, você pode tentar solicitar ajuda a uma amiga. O importante é ver com quem você pode contar.
Pode contar comigo para atendimento também.

Giovanna Ferreira Pinheiro dos Santos Nora Psicólogo em São Paulo

5 respostas

15 MAI 2023

Sophie Sallé
Em primeiro lugar, precisa saber, ou pelo menos toda a mulher deveria saber que quando resolve ser mãe, fica interditada pela menos em dois anos nas suas questóes, sonhos individuais.
Em segundo lugar, se seu marido não está assumindo as suas responsabilidades de pai e de marido, pode acionar ele na justiça.
Voce não fez o filho sozinha, ele é co-responsável. Se não acioná-lo na justiça, você é cúmplice dele.
Em terceiro lugar, até os 4/5 anos teu filho não se reconhece sozinho, Ele é você e você é ele. Tudo o que voce sente ele sente.
Se voce aceitou ser mãe, precisa se responsabilizar em cuidar dele e se trabalhar, precisa deixarele num berçário, creche e embora seja pequeno (10 meses) precisa explicar que voce deixa ele lá para ser cuidado pelas tias, mas que tal hora, você o pega para ir para casa.
Embora ele não fala, mas entende e compreende, embora as vezes chore...
Pode explicar a ele, em casa, o sentimento que voce tem, fale tudo para ele. Assim ele se acalma e percebe que voce está sendo verdadeira, sente e fala o que sente; se descontar nele a tua raiva, ele começa desde já vivenciar um sentimento de culpa por estar atrapalhando a tua vida, vai acumular uma série de problemas que só vai sentir quando estiver na adolescência ou mais.
Faça Terapia para ser auxiliada nesta fase.
É bom para voce e para seu filho.
Precisa de acompanhamento.
Abraços

5830 respostas

15 MAI 2023

Olá Sophie Sallé, espero que esteja tudo bem com você.

Obrigado por compartilhar seus sentimentos conosco. Eu posso sentir a sua dor e frustração com a situação que você está passando. É importante olhar para o seu momento presente, e não para o passado ou futuro. Neste sentido é possível, dentro de um processo de psicoterapia, encontrar formas de lidar com a sua impaciência em relação ao seu filho e encontrar maneiras de lidar com a sobrecarga emocional que você está enfrentando.
Ser mãe solteira pode ser uma tarefa difícil e exigente, especialmente quando o pai não está presente. Você mencionou que quer voltar a trabalhar, mas não tem com quem deixar seu filho. Neste sentido, é possível explorar possibilidades de ajuda em sua rede de apoio. É importante também criar um ambiente para você desenvolver seu auto-cuidado, para que você possa se sentir mais segura emocionalmente, e com mais recursos internos para lidar com o seu atual contexto favorecendo uma melhora na conexão com seu filho.
O seu filho não tem culpa pela situação, e descontar nele pode afetar negativamente a relação de vocês, e também o desenvolvimento dele. É importante criar um relacionamento saudável e amoroso entre você e seu filho, promovendo a conexão e entendimento das necessidades um do outro. Com o acompanhamento profissional apropriado, você poderá obter um apoio importante para construir formas de melhor lidar com essa atual configuração, construir novas formas de vivenciar sua realidade.
Se houver possibilidade, um Psicólogo pode te auxiliar muito neste momento, e é o mais indicado em seu caso. Torço por vocês!

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

919 respostas

13 MAI 2023

Olá Sophie! Obrigado por escrever. Na verdade, dado o conteúdo descrito, você está vivenciando grandes transformações repentinas, que certamente começarão, nos próximos tempos a se estabilizar. É sempre importante contar com colegas e conhecidos, contar com amigos, com familiares. Você precisa conversar com pessoas sensatas, confiáveis, com bom senso, para que te ajudem a lidar com esse momento de vida. De outro lado, será que não é possível você contar com uma creche, por alguns tempos?
Certamente não se pode descontar coisas em bebês. Bebês dessa idade, em seu intenso mundo de desenvolvimento e descoberta, implicam enorme alegria e realização para os que com eles convivem. Trabalhar também é muito importante para que se conviva com outras ocupações, integrações, autonomias.
Vamos conversar mais detalhadamente?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.