Fui traido pela minha esposa há um mês

Feita por >Thiago · 12 ago 2019 Terapia de casal

Bom dia! Tenho um relacionamento de quase 8 anos com minha esposa, e uma filha de 5 anos fruto desse relacionamento. A um mês descobrir uma traiçao com um cara que segundo ela conheceu no grupo de whatsapp. A 3 meses antes ja percebia ela diferente mais animada mudou o cabelo começou na academia, nao faltava um dia. Muitas das vezes acordava de madrugada e ela estava no sofá com fone de ouvido e no celular, perguntava a ela o que estava acontecendo se ela estava me traindo? Ela negava. Um dia conseguir a senha do gmail dela e olhando as localizaçoes do google vi que a dois dias atras ela tinha me dito que foi no shoppig porem o rastreador do celular estava batendo no mesmo bairro que moramos na rua de um Motel onde mostrava que ela ficou la durante 2 horas. Meu chao caiu na hora fiquei desorientado, estava no trabalho quando vi e não conseguir mas me concentrar, lembrei que no mesmo dia que ela me traiu tivemos relaçao a noite, achei ela muito fria. Me tremia de raiva, e uma angustia muito grande me consumia. Perguntei a ela o que ela fez nesse dia ele continuou mentindo dizendo que tinha ido no shopoing, so dps de 2 dias dps de mostrar para ela que eu tinha provas ela me confessou, porem nao falou que foi no motel, disse que tinha ficado com a pessoa no carro dele e so teve caricias e beijo. A principio ate acreditei pois o gps nao dava para ve que estava no motel e sim na rua do motel, dps de dois dia resolvir nao me separar ate por conta da minha filha e por eu ja ter errado uma vez a três anos atraz, confecei, e ela dps de muito esforço me perdoou. Porem continuei questionando a ela e querendo saber mais sobre a traição dela, ela nao tinha paciencia falava que nao queria mas tocar no assunto que ja havia me falado tudo. Porem depois de muito inssistir ela resolvel me confessar que foram pro motel e transaram. Quando falei para ela ir embora ela não inssistiu em ficar prontamente pegou as rolpas dela e foi para casa da mãe. Foi a pior noite da minha vida nao conseguir dormir me culpava muito pelo ocorrido por algumas vezes que fiquei na casa de amigos bebendo ate tarde da noite e deixava ela em casa, transavamos mas nao dava muito carinho e atenção a ela. Fui na casa da mae dela conversamos e resolvemos voltar. Ela falou que me amava que no dia que me traiu redescobriu esse amor por isso teve relaçao comigo no mesmo dia, falou que no mesmo dia falou pro amante que ela era casada e nao dava para mante uma relacao com outra pessoa que era para eles terminar ali que ela nao imaginava que iria chegar tao longe. Apesar de ter resolvido ficar com ela a dor é muito forte sempre penso nela transado com outro homem imagino oque eles deve ter feito nesse tempo no motel e sempre pegunto a ela quero saber detalhes. Sei que estou errado em querer saber, mas de uma certa forma me alivia porque sinto uma certa confiança nela em me contar. Nao estou conseguindo lhe dar com essa situação, descobri o o quanto eu amo ela, infelizmente precisei passar por isso para passar a dar mais valor a ela. Isso me mata aos poucos todos os dias, acordo ja pensando nessa situação, sempre quando toco no assunto ela se estressa e quer ir para casa da mãe. Sinto as vezes que ela nao me ama mais, estou tentando conseguir foças para me separar.

A melhor resposta 12 AGO 2019

Um episódio de traição conjugal normalmente deixa marcas na autoestima e na confiança. É natural, Thiago, que haja um abalo emocional e uma insegurança afetiva, que podem durar indeterminadamente ou serem superadas após um certo tempo e considerável esforço de ambas as partes.

Entretanto, é justo se avaliar se este relacionamento ainda é saudável e gratificante para os dois lados, Thiago. De certo modo, a busca por uma outra experiência amorosa reflete um descontentamento e um incômodo que não foram satisfatoriamente resolvidos entre si. Cabe, pois, refletir e se perguntar se a manutenção dessa união não é algo que está sendo forçado para além das afinidades, se o sentimento de respeito e de cuidado com o outro está comprometido, ou se vale realmente a pena reinvestir nesta relação, sopesando todos os prós e os contras de modo minimamente lúcido e com os pés no chão.

A questão de haver uma criança fruto do relacionamento não deve ser, por si só, um elemento definitivo para optar pela manutenção, pois dificilmente os conflitos vividos pelos pais deixa de ser percebido e vivenciado pela criança de modo doloroso. É quase certo que já há um fator de incômodo a ser trabalhado com a criança por um profissional psicólogo habilitado.

Isto posto, resta lhe questionar, Thiago, até quando ambas as partes podem suportar as consequências traumáticas e estressantes dessas traições. Talvez essa seja a pergunta principal para o seu caso, haja vista que "conseguir forças" para uma separação é algo inversamente proporcional à manutenção de forças necessária para se sustentar uma relação que já está tão abalada. De todo modo, Thiago, seria importante que você também buscasse em sua cidade algum serviço de aconselhamento psicológico presencial, para que você pudesse obter uma orientação mais adequada às nuances e detalhes de seu caso, inclusive não descartando a possibilidade de se manter um processo psicoterapêutico continuado para tratar melhor as suas questões de autoestima, de autoconhecimento e de restabelecimento do equilíbrio emocional.

Espero ter colaborado. Saudações!

Saulo Cruz Rocha
Psicólogo

Saulo Cruz Rocha Psicólogo em Fortaleza