Como se reerguer quando você destruiu tudo?

Feita por >eumesmanml · 25 nov 2022 Abordagem psicológica

Oi gente, eu sou casada e me envolvi com um colega de trabalho também casado. Meu marido descobriu e a esposa dele descobriram e automaticamente tudo acabou porque eu sempre soube que era errado. De lá pra cá meu marido aceitou me perdoar e estamos tentando reconstruir, porém eu não sei como fazer isso, eu me sinto suja, sinto que não mereço o perdão dele, me julgo muito e não me vejo merecendo ser feliz novamente. Isso aconteceu tem um pouco mais de 2 meses, mas pra piorar eu fui demitida pois alguém fez uma denúncia anônima para a direção da empresa que trabalhamos. Estou mais arrasada ainda e sem saber como me reerguer, pois só penso em como meu erro destruiu toda a minha vida. O que faço?

A melhor resposta 6 DEZ 2022

Olá eumesmanml,

Obrigada por nos escrever. A primeira coisa que você precisa fazer é reconhecer que não tem como agir sobre o passado. Ele aconteceu e o que vai determinar o futuro do relacionamento será como vocês vão agir a partir desse evento que, querendo ou não, vai reverberar no futuro de vocês. Você já identifica pontos a serem lidados, tais como "me julgo muito" e "não me vejo merecendo ser feliz novamente". Será de grande valia trabalhar esses pontos em terapia.
Procure analisar: O que aprenderam com essa situação? Quais as perdas? Como visualizam o futuro?
Ademais, lembre-se que para recuperar um relacionamento é necessário o empenho de ambos. Fortaleçam a comunicação, procurem entender o que os faz permanecer juntos e, se resolverem realmente dar continuidade a esse relacionamento, procurem cultivar atitudes saudáveis e construtivas.

Conte conosco nesse período de angústia.

Um abraço,

Pâmela C J Fernandes - CRP 17/3314

Pâmela Fernandes Psicóloga Psicólogo em Natal

64 respostas

29 NOV 2022

Olá! Seu marido já te perdoou, agora é preciso que você se perdoe.
Nesse momento para reconstruir a confiança você vai precisar demostrar o quanto está empenhada nessa relação. Se uma pessoa errou uma vez ela nunca mais vai poder ser feliz? Essa regra vale para todas as pessoas? Pensa sobre isso, comece se perdoando e busque ajuda psicológica.
Fico à disposição
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

26 NOV 2022

Duas situações:
Uma, o fato do envolvimento de traição... já afirmei em outras postagens que a traição, tanto faz se traiu ou foi traída, envolve os dois.
Ambos tem coisas para serem resolvidas, histórias que não foram saneadas e o fato presente (traição) serviu apenas para trazer à tona este conflito adormecido, encoberto, para ser resolvido. Que ótimo que seu marido entendeu, perdoou, mas voce se sente culpada, se sente suja... na verdade, o conflito está claro na consciência e precisa agora ser resolvido, curado.
Precisa buscar a causa desse conflito - que não é a traição de agora. Este foi o fato que trouxe à consciência o conflito existente.
Pode conseguir isso através da Psicoterapia e depois, possivelmente com Regressão.
Abraços

5830 respostas

26 NOV 2022

Olá eumesmnml,
Seus sentimentos são válidos diante de tudo que aconteceu com você. Seu marido lhe perdoou, mas parece que você não se perdoou. É importante neste momento trabalharmos os seus conflitos e refletirmos sobre as suas angústias. Todos nós estamos sujeitos a fazer algo que podemos nos arrepender e todos merecem buscar o seu crescimento pessoal e seguir em frente. Vamos conversar mais? Marque um horário. Fico a disposição!

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

26 NOV 2022

Olá Eumesmanml! Obrigado por escrever. Seu relato, embora, pareça representa de exceção, é razoavelmente frequente. É preciso considerar, a partir do texto que você escreveu, muitos aspectos|:
- O instinto sexual para além da monogamia, é algo da natureza humana;
- De outro lado a ideia de maior segurança com a impressão de posse exclusiva de um relacionamento, também está no conforto humano;
-Dois meses é muito pouco tempo para elaborar as coisas;
- Também é da natureza humana, o erro e o perdão.
Diante dessas ponderações, a parte essencial será você se perdoar, ver que a vida não se resume a um erro de fidelidade e a perda de um trabalho, quando a história sua é construída de milhares de fidelidades, de milhares de esforços, se preparando e agindo por vida e potenciais muitos trabalhos dignos.
Não fique sofrendo em silêncio ou parada, não converse sobre o tema, a não ser com pessoas de profunda, extrema maturidade, sensatez e confiança. Construa novos enriquecimentos de vida.
Estou a disposição para atendê-la.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.