Como saber o que fazer diante de uma briga feia entre meu marido e meu pai?

Feita por >Binha · 10 mai 2024 Terapia familiar

Somos evangélicos, meu pai hoje é tranquilo mais nem sempre foi assim , ele sempre foi ignorante comigo e minha mãe e irmã, porem depois que envelheceu se tornou uma pessoa mais tranquila, que tenta não se envolver em problemas , porem meu esposo tem o mesmo jeito que meu pai quando era mais novo , é uma pessoa ignorante , e estressada, muitas vezes impulsivo , ja me deu um tapa na cara uma vez e ja bateu também no meu filho mais velho de 7 anos , porem depois desse fato nunca mais ocorreu de novo, ele se arrependeu e me deu a palavra dele que isso não iria mais acontecer, e cumpriu , porem nesse final de semana tivemos uma briga por um motivo muito bobo onde ele me agrediu verbalmente, e colocou a culpa em mim de tudo de Ruim que ja aconteceu esses anos que estamos juntos, como estavamos brigados resolvi ir pra casa dos meus pais de manha cedo com meu filho pequeno e não avisei a ele, ele me ligou perguntando o por que eu não avisei ele e ja alterado no telefone, desliguei na cara dele e isso fez ele ficar mais irritado e vir atras de mim, então aos gritos veio me buscar e falou que agente ia resolver em casa esse problema, chegando em casa , ele gritou e voltou a me xingar , depois quis envergonhar meus pais na frente da igreja, e acabou desistindo, acabou que nois nos reconciliamos e ele reconheceu o erro dele, falou que tinha sido um idiota e que iria mudar , e ai nos resolvemos, porem no outro dia meu pai foi a nossa casa , tirar satisfação, ele não chegou desrespeitando, mais quis nos tratar como duas crianças , fazendo agente se submeter ao que ele queria no momento, o meu esposo perguntou o que ele queria e qual era o motivo da conversa, ele falou que meu marido estava muito ansioso e que no momento certo, ele iria saber , fez uma oração com agente e quis ler duas passagens bíblica porem meu marido não quis mais o ouvir e os dois começou a debater , ele falou para meu marido que não tinha medo dele e os dois começou a se exaltar com criticas e apontamento de erros, depois que ele falou pra meu marido que ele tava precisando conhecer a Deus de verdade , meu marido foi pra cima dele , segurou meu pai pelo pescoço e empurrou meu pai e depois subiu em cima do meu pai e deu vários tapas na cara do meu pai,meu pai começou a passar mal e eu pedi para minha mãe chama a polícia, a polícia veio e meu pai não quis prestar queixa , disse que o perdoava , mais que não queria mais conviver com ele , eu tambem concordei com meu pai e vim pra casa dele , eu sei que no meu ponto de vista os dois estava errado porem meu marido errou mais quando atacou meu pai, agora estou fora de casa querendo voltar , mais não sei se é o certo preciso de uma orientação, o que eu faço?

A melhor resposta 11 MAI 2024

Oi Binha
É complicado voce querer orientação assim, porque não é tão simples assim.
Voce tem que resolver um problema, um conflito que tem em nível emocional. Pergunte-se porque decidiu por um marido, igual a teu pai? Onde voce foi buscar referências para escolher este tipo de homem? Então, essa correção, voce precisa fazer e está na sua mente.
É isso que gera a discussão entre teu pai e teu marido. Claro, ambos estão errados, ambos não sabem o que estão fazendo, ambos estão sendo infantis.
Nesta última briga entre teu pai e teu marido, teu marido está correto: quem manda na casa dele é ele.
Teu pai foi cutucar a onça na casa dela.... se deu mal
Dialogue com teu marido, ambos precisam de Psicoterapia para resolver os seus problemas individuais e depois, poderem fazer algumas sessões de terapia de casal.

6179 respostas

11 MAI 2024

Bom dia, Binha! Obrigado por escrever. Quando um adulto agride ao outro fisicamente, ele abandonou a maturidade, ele abandonou a capacidade humana de argumentar. Isso se agrava mais quando há antecedentes, quando as pessoas agredidas são a esposa e o pai dela. Parece, segundo o relatado, que seu marido ainda não desenvolveu o autocontrole. Certamente um texto não apresenta todos os dados necessários, da mesma forma, também tivemos acesso a essa história, a partir do teu ponto de vista. As emoções, muitas vezes, nos faz apresentar as coisas, segundo aquilo que conseguimos memorizar, segundo o que achamos mais importante. Uma análise mais detalhada da história precisaria contar com o relato do marido, do seu pai e de outras pessoas que presenciaram.
Com base no que você escreveu, vocês, embora casados, não estão amadurecidos para viver como casal de diálogo, de sensatez, empatia, reciprocidade (essência das religiões).
Até que ponto você terá tranquilidade para lidar com as coisas, tendo a certeza de que seu marido não voltará a perder controle?
Como estará a cabeça do seu filho? Da tua mãe? Do teu pai?
Você, mesmo com essa situação difícil, não poderá abrir mão de tua essência pessoal, com ética, com diálogo, com empatia.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.