Como potencializar a terapia com a minha psicóloga?

Feita por >Le · 1 dez 2018 Psicoterapias

Olá, eu faço terapia há 10 meses, mas sinto que não estou progredindo como deveria. Normalmente minha sessão de terapia são só relatos dos acontecimentos, desafabar é bom, mas gostaria de trabalhar todas essas questões, para melhorar. Não sei o que fazer

A melhor resposta 3 DEZ 2018

olá Le.

Antes de tudo, na relação Terapêuta / Cliente, eu poderia falar da importância do vínculo para que isso aconteça de forma proveitosa, para ambos ( sim, para ambos).

O papel principal do terapeuta é trazer à relação um ambiente facilitador, para seu auto desenvolvimento, livre de julgamentos, para o cliente se sentir também livre para se expressar sem se preocupar o que a outra pessoa irá pensar, um ambiente acolhedor e confiável.

Uma vez que o Cliente perceba que o terapeuta esta cumprindo esse papel, aí vem a parte dele de vencer seus bloqueios e, no seu tempo, trazer o que ele acha que deve trazer.

Se em algum momento o cliente acha que não há mais nada o que trazer, este tem a liberdade para não continuar a terapia, pois não cabe ao terapeuta "dar alta" ao cliente, mas sim a ele mesmo entender que, no momento, não se faz necessária a continuidade da terapia.

Agora, se você não consegue desabafar plenamente essa relação, vale a pena levar isso a seu terapeuta para que juntos possam entender o motivo disso.

Way Psicologia Psicólogo em Campinas

32 respostas

2 DEZ 2018

Oi,Le!

Para trabalhar as questões que necessita é importante falar sobre elas, exponha suas necessidades à terapeuta.

Abç,

Adriana Barreto

Adriana Barreto Psicólogo em Ribeirão Pires