Gostaria de saber um pouco mais sobre a terapia psicológica para pessoas trans

Feita por >antônio · 1 fev 2017 Orientação sexual

A melhor resposta 2 FEV 2017

Olá Anônimo!
A psicoterapia é um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional, trans ou não, a psicoterapia irá ajudar na construção de identidade e resolução de conflitos internos.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

5 FEV 2020

Oi Antônio
Importante saber se vc entende o que é psicoterapia.
A diferença no atendimento a pessoas trans é mais do profissional ser capacitado para esse atendimento -não que seja um atendimento diferente ou direcionado mas no sentido desse profissional entender a vulnerabilidade, as dificuldades psicossociais, as violências, as portarias dos Ministérios/leis que resguardam seus direitos etc a que trans estão "mais" expostos. Mas a condução do processo terapêutico deve ser igual para todos que procuram um psicóloge, independente de raça, religião, orientação sexual etc
Se a dúvida for outra, e eu não tiver compreendido, especifique melhor em nova pergunta que todos aqui do Mundo Psicologos terão prazer em responder lhe.

Elen Jane Santoro Psicólogo em Cotia

2 respostas

9 FEV 2017

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

As sessões podem ser em grupo ou individuais.

Atenciosamente,
Aline M. S. De Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

2 FEV 2017

Olá Antônio. O processo de Terapia é um processo que se direciona para a pessoa, independentemente de ser Trans ou não. O foco é ver a pessoa como ela é, ajudá-la a se aceitar e a descobrir os seus potenciais únicos e a sua força interior. Cada um de nós é um ser único e incomparável, sendo Trans ou não. Claro que se a transsexualidade faz parte da sua vida, com certeza ela será parte da Terapia. Mas o processo em si não tem nenhuma particularidade neste quesito. Não existe terapia voltada exclusivamente para a Transsexualidade, pois toda terapia se volta para a pessoa. No entanto, se existem questões ligadas à sexualidade, que trazem sofrimento e precisam ser abordadas com mais cuidado, sendo a pessoa transsexual ou não, seria interessante buscar um terapeuta sexual. Ou seja, um terapeuta especializado em tratar questões ligadas à sexualidade. Alguns terapeutas se especializam de acordo com determinados temas. Pode ser que você encontre alguém que tenha bastante experiência tratando pessoas que são transsexuais. Como eu, por exemplo, me especializei em tratar pessoas que têm Depressão. Espero que tenha ajudado. Se precisar de mais alguma informação, estou à disposição. Grande abraço e sucesso na sua busca.

Cybelle Araújo Psicologia Psicólogo em Vitória

36 respostas

2 FEV 2017

Antônio, não sei se entendi muito bem sua pergunta. Suponho que você queira saber que tipo de suporte psicológico uma pessoa trans teria na terapia. Seria isso?
Bom, se for isso, eu diria que toda e qualquer terapia deve ser pautada nas questões que o paciente leva como questões problemas ou que possuem uma difícil resolução, enfim... Se essas questões esbarram na pessoa ser trans ou não ser trans isso será abordado como qualquer outra demanda que a pessoa traria que não se relacionasse com isso.
Não sei se fui clara o suficiente, mas, em resumo, acho difícil falar de uma psicologia exclusivamente para pessoas trans. É possível falar de terapia para pessoas, trans ou não. Isso por si só já contempla as particularidades do sujeito.

Espero poder ter ajudado de alguma forma.

Talita Dantas.

Talita Dantas Psicólogo em Fortaleza