Meu pai pode interferir em minha sessão de terapia?

Feita por >Carlos Miguel · 13 dez 2021 Psicoterapias

Tenho 18 anos e faço terapia a pelo menos 7, mas meu pai,uma pessoa muito controladora e que se formou em psicologia esse ano, com muita frequência marca consultas com minha terapeuta e psiquiatra sem minha autorização para falar sobre mim. Antes ele fazia isso e nem me contava, mas em certa situação descobri esse hábito e cobrei, entretanto, a única diferença é que agora ele avisa para mim que marcou o encontro, mas não me consulta antes. Tenho dúvidas se esse tipo de ação é ético por parte do meu pai e se no geral pais podem marcar por conta própria reuniões com os psicólogos de seus filhos. Vale ressaltar que troquei de psicólogos muitas vezes até chegar na atual, que pratica, pelo que entendi, uma abordagem semelhante àquela na qual meu pai se identifica. Se puderem me ajudar, ficarei tão grato quanto esclarecido. Obrigado ^^

A melhor resposta 20 DEZ 2021

Olá! Você é maior de 18 anos, então não cabe mais seu pai ter esses encontros com o psicólogo, antes dos 18 esses os encontros são marcados para que seja feito algumas orientaçãoes para os pais.
Você pode conversar com a sua psicóloga e falar o quanto fica desconfortável com essas sessões com ele e que gostaria de participar se por ventura acontecer, é um direito seu.
Tudo o que você fala com sua psicóloga é sigiloso e quebrar esse sigilo é uma infração ética por parte do profissional. Toda vez que seu pai entrar em contato com ela é para ela te contar, se não isso quebra o vínculo entre vocês e assim não vai ter confiança nela por achar que ela pode contar para alguém.
Converse com seu pai também sobre isso.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

20 JAN 2022

Carlos. O seu PSI poderia intervir em caso de tentativa de suicidio. O q o psicólogo deve ter um contato c um familiar.
Fora isso sendo maior de idade, não há necessidade.
Abs Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

17 DEZ 2021

Voce já tem 18 anos, por que aceita estas condições?
Se ele reclama que é ele quem paga, deixe de fazer!
Ele não pode meter a colher na panela do outro e questione com a tua psicóloga isso.
Troque de profissional e não conte quem é.
Autonomia, lute para ser autônoma e independente afetivamente.

5840 respostas

15 DEZ 2021

A única coisa que pode ser anti ética mas não ficou claro é o profissional atender você e seu pai.
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

14 DEZ 2021

Olá Carlos! Veja, na psicoterapia com adolescentes é natural ter algumas sessões com os pais mas essas são sempre avisadas ao paciente, pela questão do sigilo profissional. Não sei como foram realizadas essas sessões com seu pai e como o profissional lidou com a questão do sigilo mas você sempre deverá ser avisado quando isso acontecer.
A psicoterapia deve ser um lugar seguro onde você se sinta confortável para falar sobre qualquer assunto, então converse com sua psicoterapeuta sobre seu incomodo com essas questões.
Até.

Aline Neves Psicóloga Psicólogo em São José do Rio Preto

19 respostas

14 DEZ 2021

Olá Carlos Miguel! Obrigado por perguntar. Quando se tem idade inferior a dezoito anos, é costumeiro, desde que com o devido respeito às partes sigilosas. Após os dezoito anos é preciso ponderar se há alguma especificidade que justifique isso. Muitas vezes os pais, com a devida ciência e consentimento dos filhos, podem apresentar ao psicólogo, a forma como percebem o filho. Isso pode enriquecer. De outro lado, é preciso considerar que os pais sempre querem o bem dos filhos, mas o bem pleno dos filhos, necessita da autonomia, independência e autopreservação dos seres humanos, que são sempre filhos.
Será importante você conversar com sua psicóloga.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacinemo-nos!