Sobre terapia

Feita por >Manu · 25 jan 2020 Psicoterapias

Oi,eu faço terapia a 4 anos, mudei de psicóloga 3 vezes, todas em função da troca de cidade. Mas estou um pouco cansada da abordagem delas, uma delas era sistêmica e as outras duas comportamental.. todas Sempre vasculharam meu passado, eu já falei para as 3 sobre isso e toda a sessão é a mesma coisa, "vc está fazendo isso em função do que viu seus pais fazendo o que você pode fazer pra não repetir?" Gente sempre os problemas da gente vão ter relação com o passado? Eu não culpo meus pais por nada, amo eles. E sei que não devo repetir nada, as escolhas deles são uma, as minhas outras e daí? Sei que tivemos problemas, mas a terapia não sai do chão, é sempre isso. Eu quero saber como resolver meu problema agora, estou perdida profissionalmente, sem autoestima, um relacionamento que não sei se tem futuro e as psicólogas só sabem me fazer falar do passado. Pra mim está resolvido, o que passou foi, não posso mudar nada. Eu quero saber como mudar meus problemas de agora.. que tipo de abordagem terapêutica devo procurar? Pq estou cansada de abrir a vida, 4 anos de terapia e não vejo mudança nenhuma em minha autoestima ou relacionamentos ou empregos.

A melhor resposta 26 JAN 2020

Ola Manu.
O psicólogo não te dará respostas e nem fará milagres, ele te fará perguntas para que você seja capaz de mudar a partir das respostas que você vai descobrindo ao longo do processo. Acredito que você já tenha obtido várias respostas nesse tempo, mas o que você faz com elas? O que você vai fazer diante de seus problemas? A responsabilidade pela mudança é sua. Você está realmente disposta a mudar? O que você busca num processo terapêutico? Está disposta a abrir mão da comodidade de certos comportamentos para se lançar nos desafios de uma vida diferente? Se sua posição frente aos problemas é sempre a mesma as respostas serão sempre as mesmas. Se sua posição diante das terapias for sempre a mesma a mudança não ocorre. Assuma o risco de mudar. Grande abraço.

Repensar Consultório de Psicologia Psicólogo em Ipatinga

38 respostas

19 FEV 2020

Olá Manu, não posso falar sobre seu processo de terapia sem te conhecer, muito menos dos terapeutas que te ajudaram nesse processo. Você precisa ser sincera com você mesma, se acredita que tem sido sincera com seus psicólogos, que tem se posicionado de maneira aberta ao trabalho deles mas mesmo assim não vê mudanças, e que realmente não quer continuar nesse processo, mude de terapeuta, você precisa se identificar com o terapeuta e se sentir confortável para trabalhar suas questões, e precisa acreditar que tem sido efetivo, senão o trabalho não te ajudará. Porém, se ao analisar você mesma e ver que você não tem se comprometido com as mudanças, e com o trabalho proposto, acredito ser hora de rever suas ações e mudar, pois sua mudança depende mais de você do que de seu terapeuta. Só você tem o poder de mudança, o terapeuta deve apenas te auxiliar nesse processo.
Sendo assim, cabe a você analisar se você tem se permitido mudar através do auxilio do terapeuta, ou se realmente acredita que seu terapeuta não está te auxiliando, mude.
Sobre a questão do passado, é importante o terapeuta te conhecer, por conta disso procuramos saber mais de sua vida. Mas a terapia deve enfocar o presente, e o auxílio das questões de seu presente, não podemos mudar o passado, no máximo resinifica-los para que não mais machuque. Espero ter ajudado, abraço.

Guilherme Augusto de Matos Psicólogo em São Paulo

61 respostas

5 FEV 2020

OI Manu
Sempre digo que o processo psicoterapêutico demanda muito dos pacientes.
Imagino seu cansaço.
Independente da abordagem acho que a escolha do profissional faz diferença. O psicólogo é um ser humano que vem com sua bagagem de vida e precisa se cercar de aprimoramento constante, dois principais são: a sua própria análise (fazer psicoterapia) e supervisão/intervisão. Essas condutas fazem muita diferença no profissional. Como em todas as áreas, teremos bons e maus profissionais. Não estou afirmando que seja seu caso, pois não conheço os profissionais, mas encontrar um que esteja de acordo com seus objetivos é fundamental para que o processo caminhe bem.
Não vejo necessidade de focar o tempo todo no passado, mas "as relações" aparecerão nas sessões, é através da família que estabelecemos nossa primeira relação, mas depois ampliamos e interagimos no/com o mundo.
Importante na "terapia" vc se sentir a vontade para colocar suas inquietações em relação a condução do profissional. Diga a ele isso que vc relatou acima, pergunte pq focar no passado e se depois de discutirem algumas sessões sobre isso vc achar que o que ele disse não faz sentido pra vc, não tenha medo de procurar outro profissional. Muitas pessoas ficam em terapia com profissionais excelentes mas que não estão em sintonia, em que o processo fica estagnado. E claro tem sua parte no processo, de confiar, refletir, trazer para consciência as questões vividas etc
Enfim desejo boa sorte. E parabéns por cuidar de vc

Elen Jane Santoro Psicólogo em Cotia

2 respostas

4 FEV 2020

Olá Manu, tudo bem?

Nossos comportamentos, o jeito que lidamos com o mundo e com nós mesmos está relacionado com a nossa história de vida. Por isso, os psicólogos investigam o seu passado. A história de vida nos ajuda a entender quando os comportamentos foram estabelecidos e mantidos.
Realmente, o que aconteceu já passou, não pode ser mudado. Mas o que aconteceu na sua infância, influencia, muito provavelmente, seu jeito de lidar com o mundo e consigo mesmo. Por isso, entender o que o aconteceu e o que isso causou em nós, vai nos ajudar a pensar no porque sentimos de determinada forma, situações parecidas com aquela e pensar em comportamentos alternativos que tenham consequência mais positivas a longo prazo, te tragam maior bem-estar.
E realmente, você não precisa culpar seus pais, porque esse foi o jeito que eles aprenderam a fazer nas condições de vida que tiveram.
Com relação ao sentimento de confusão sobre a sua vida, seria bem legal desenvolver seu autoconhecimento. Você sabe quais atividades te dão prazer? quais são as situações que te fazem sentir raiva, medo?
Desenvolvendo o autoconhecimento, podemos aprender a como lidar com o que não nos faz bem ou então evitar isso e buscar entrar mais em contato com o que gostamos de fazer. Assim, quanto mais desenvolvido é nosso autoconhecimento, mais chances temos de modificar nossos comportamentos e termos qualidade de vida e bem-estar!

O psicólogo pode te ajudar bastante nesse processo.

Letícia Melo Psicóloga Psicólogo em Ribeirão Preto

1 resposta

27 JAN 2020

Boa tarde, Manu. Vc já teve vários retornos dos colegas aqui pelo site. Para não me tornar repetitiva, apenas faço a observação que talvez vc tenha um lado seu que deseja olhar para dentro de si e o outro mostra resistência. Uma luta dentro de vc. Mas o lado saudável parece que ainda ta falando mais alto, caso contrário vc não estaria entrando em sites na busca de profissionais. Avalia.
Abraço,
Mara

Psicóloga Mara Dias Psicólogo em Porto Alegre

48 respostas

26 JAN 2020

Oi Manu.
Te entendo tua frustração com as Psicoterapias.
Penso sim que seja um problema de abordagem porque, assim o médico, com recursos dos exames ou não, sabe identificar a origem do problema físico, um Psicoterapeuta consegue saber, no máximo na segunda sessão, a origem dos bloqueios energéticos e propor uma saída para sua solução.
Tens o direito de saber da psicologa qual a origem e o que precisa fazer para solucionar.
Se não obtiver respostas congruentes, mude e busque orientação com Psicoterapeuta Holístico Energético para que possas ser compreendida e ter um plano para tua recuperação.
Se precisar mais, retorne.

5817 respostas

26 JAN 2020

Olá, Manu.
É importante pontuar que, mesmo já tendo vivido a experiência de conhecer algumas abordagens da psicologia, e, iniciado alguns trabalhos com algumas profissionais, é importante pontuar, que isto não necessariamente significa que tenha efetivamente entrando em um processo de tratamento. Ainda que encontre justificativa no fato de ter mudado de cidade, (fator impeditivo?) para continuar o processo que deu início com algumas psis, o fato de interromper algo que começou é em si, algo que se repete. Você diz que as psis “vasculham” o seu passado, sinalizando questões em tocar nele (mas, por serem elas ou por você vir a falar?). Às vezes, alguns processos de tratamento se encerram em razão de se ter esgotado a transferência com aquelas pessoas, e isto, não significa dizer que deva desistir efetivamente de buscar uma terapia (é isso que deseja?). Você menciona estar “perdida”, “sem auto-estima”, sem certezas de futuro, mas na real, me chama bastante atenção a frase: “a terapia não sai do chão”. Será talvez porque esteve muito no raso, e, será disso que se trata? Você tem razão numa coisa, quando se quer mudar o rumo das coisas, é preciso alçar voos mais altos, dando mergulhos mais profundos. Já esteve num psicanalista? Talvez esse seja o momento de procurar pela psicanálise.
Abs, Fernanda Barbosa.

Fernanda Barbosa dos Santos Psicóloga Psicólogo em Rio de Janeiro

7 respostas

26 JAN 2020

Olá Manu, você disse que a ''terapia não sai do chão''. Será que isso não tem a ver com essas mudanças constantes de profissional? Você muda de cidade mas a terapia continua ''sempre isso''. Quando você fala que tem 4 anos de terapia, esses 4 anos não são com o mesmo profissional. É algo a se pensar! Abraço.

Bruno Ragassi - Psicologia & Psicanálise Psicólogo em Vitória

6 respostas

26 JAN 2020

Oi Manu bom dia tudo bem com vc ?
Muitas das nossas crenças vem do que vivenciamos e do que aprendemos . E assim
, devemos tentar ressignificar esses momentos .
Porém não somos só técnicas e teorias . Se fôssemos isso , bastava um TI para resolver nosso problemas não é mesmo ?
Busque algo focado nas suas emoções . Terapia focada nas suas emoções por ex. Dentre outros .......O caminho é bem interessante .

Fabiano Nabuco Psicólogo Psicólogo em São Paulo

14 respostas

26 JAN 2020

Olá Manu! Grato por participar. Tanto a resposta a você não está satisfazendo quanto as respostas sobre os psicólogos anteriores podem não satisfazer. Profissionais e clientes são pessoas complexas, tão complexas que há elementos a serem entendidos, revelados, desenvolvidos, ressignificados, para os quais, todo o tempo de vida não é suficiente. Sem dúvida as pessoas são compostas de três tempos básicos e inseparáveis: passado, presente e futuro. Acontece que autoestima e escolha profissional são questões que podem ser pensadas por inúmeros caminhos. Duas coisas muito importante de se pensar não passam pela abordagem: Uma delas é o quão profundamente o profissional, na sua escolha de trabalho apresenta conhecimento profundo e consistente; outra questão a se pensar é que a pessoa (profissional) com seu aparelho total (memória, raciocínio, linguagem, empatia, motivação, esforço, dedicação, voz, entre outros) tempera-se com a profundidade dos seus estudos para enriquecer a comunicação com você. Ainda outra questão: qual o seu grau de abertura e envolvimento para realizar o reordenamento de significados e reordenamento das práticas de vida. Por esses argumentos, pode ser enriquecedor você pesquisar a história dos psicólogos que você fará consulta (ao vivo e em cores). Um abraço: Ary Donizete Machado.

8602 respostas

26 JAN 2020

Olá, comportamentalistas perguntando sobre o passado e sendo taxativos sobre seu comportamento ser resultados dos pais? Parecem mais psicanalistas... rsrs O passado só importa na medida em que ainda é presente. E isso pode vir à tona ou não na consulta, dependo do que te traz o paciente. Nâo há um a priori de que "isso tem a ver com seus pais". Nâo é dessa forma que funciona. Poder ter ou não e se eles consideram que tem e não te mostraram isto, é ou porque eles não foram hábeis o suficiente ou você pode estar resistindo (conceito psicanalítico); ou ainda, porque realmente não tem a ver com um suposto mal que teus pais lhe fizeram. A meu ver você deve investigar suas queixas principais: autoestima, relacionamentos e empregos. E investigar sem supor nada e apenas fazer associações de acordo com o que voce traz nas sessões e não a partir de uma suposição de que pais e passado são a causa de todos os males.
SE quiser conversar mais me procure.
Boa sorte

Frederico Augusto Max Martins Psicólogo em Niterói

20 respostas

26 JAN 2020

Olá, seja bem vinda... Acredito que as psicólogas encontraram alguma coisa de extrema importância no seu passado, o que é importantíssimo para terapia, porém, é importante frisar que: "não é o nosso passado que é traumático, mas nossas experiências do presente, que reevocam traumas do passado para ganhar expressão ou força" (Freud)

Dê importância na sua fala às experiências atuais, fale tudo que vier a cabeça...

O objetivo do Psicologo será desfazer a defesa que seu Ego construiu contra sua angústia, e uma das possíveis formas foi baixar sua estima, torná-la insegura e etc.

O Psicólogo entrará para em conjunto com seu Eu substituir estas defesas por umas mais adequadas...

Talvez seja isso que as psicólogas tentam... Mas como não há muitos detalhes é o que posso te orientar

E o mais essencial é que você fale para elas do que vc não gosta, que seja sincera, isso é muito bom.

Anônimo-337341 Psicólogo em João Pessoa