Como parar de mentir com coisas bobas por medo da reação do marido?

Feita por >Juliana · 22 jun 2022 Terapia de casal

Namoro a quase 2 anos, e estamos morando juntos a 8 meses. A um tempo eu venho tendo muito medo da reação dele ao fazer algo, coisas simples, que eu sei que a reação dele não vai ser muito boa, e acabo contando uma mentira pra acobertar, mas ele não é besta e descobre e acaba sendo muito pior do que se eu tivesse contado a verdade desde o principio! Ele fica sem falar comigo, ele me pune pelas coisas que falo, e eu sei que a culpa é minha e não fico na defensiva, só aceito. Só que por medo eu acabo fazendo isso diversas vezes e não sei como fazer esse medo parar. Ele não é agressivo nem nada, só fica sem falar comigo, não quer minha companhia, e isso eu sei que é uma forma de me punir. Queria saber como fazer esse medo sumir e começar a contar a verdade. Eu nunca trai ele nem nada, as mentiras são sempre em algo simples, coisas nada a ver.

A melhor resposta 12 AGO 2022

Oi Juliana,
Voce precisa corrigir esta forma de responder ao ambiente.
Isto iniciou quando ainda era criança, para enfrentar a realidade voce teve que mentir porque os pais não aceitavam que voce expusesse seus sentimentos, sua vontade, voce aprendeu a fingir; hoje tem medo de colocar teu ponto de vista, tem medo de não ser amada se ousar colocar coisas que desagrade os outros.
Precisa se autenticar, ser de acordo com a tua inteligência vital... voce substituiu a tua inteligencia pelos ensinamentos dos pais, professores, cultura, religião.
Hoje, voce vive de forma fingida, não é verdadeira consigo mesma e nem com teu companheiro.
Ouse ser o que voce quer se. Ouse dizer o que não te agrada e escolha o que te faz bem... A vida te deu a liberdade e o livre arbitrio.
Voce veio aqui para se realizar e ser feliz, não para ser aceita, não para ser amada.
Faça Psicoterapia para se transformar numa mulher poderosa e realizada!