Tenho medo de dormir e morrer

Feita por >CA · 16 set 2020 Insônia

Eu tenho 19 anos e no meio desse ano comecei a ter muita dificuldade para dormir. Tiveram dias que dormi apenas 3 horas na madurgada e mesmo sentindo muito sono durante o dia nao conseguia descansar.

No comeco eu so nao conseguia dormir bem, ficava pensando em varias coisas aleatorias e quando via ja estava amanhecendo, geralmente nao eram assuntos preocupantes como contas a pagar e afins,. Eram geralmente pensamentos bobos sobre qualquer besteira que me vinha a mente. Mas de uns tempo pra eu tenho tido muitas paranoiais, comeco a pensar que alguem poderia invadir a minha casa durante a noite e matar a minha familia ja que estariamos vulneraveis, ou que um meteoro atingiria a terra e todos nos morreriaoms instantaneamente, cheguei a pensar que poderia ter uma parada cardiaca durante o sono e morrer sem ninguem perceber ( eu nao tenho nenhum historico de doenca cardiaca). Realmente nao sei de onde vem todo esse medo, mas a sensacao de morte parece presente sempre que deito a cabeca no travesseiro.

Eu so quero voltar a dormir melhor e sem esse tipo de preocupacao, eu dependo disso porque eu me sinto desequilibrado sem ter uma noite de sono relaxante. Alguma dica ? Alguma coisa que eu possa fazer pra me livrar de tanta paranoia sem sentido ?

A melhor resposta 17 SET 2020

Olá!

Você está disposto a fazer uma sessão online para conversarmos melhor sobre sua questão? Não haverá nenhum custo para você.
Basta entrar em contato comigo, respondendo por email.

José Almiro Machado

Psicólogo José Almiro Machado Psicólogo em Taubaté

42 respostas

17 SET 2020

Olá! novamente CA! A mente é alimentada daquilo que pensamos e fazemos. Como está tua rotina? Quais pensamentos e sentimentos estão sendo alimentados.
Será preciso você organizar rotina de vida saudável equilibrada, razoável.
É muito difícil alguém que faça atividade física com regularidade e tenha ações com integração social e cultural com ética, experimente dificuldades para dormir.
Pense nisso!
Mais uma vez, abraços.
Procure um de nós, psicólogos, para adequada orientação científica.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

17 SET 2020

Olá, e muito difícil ter dar algum diagnostico o que pode estar acontecendo, sem saber um pouco da sua historia, mas se estes sintomas começaram no tempo de pandemia, isso poderia ser um dos motivos, tente buscar coisas que te tragam prazer no seu dia dia, estou a disposição para ajuda lá.

Fabricio de Oliveira Sousa Psicólogo em São Paulo

3 respostas

17 SET 2020

Muito obrigado por seu relato.
A terapia Cognitivo Comportamental entendemos que tem uma situação que leva a uma emoção e essa emoção leva ao comportamento.
O processo terapêutico pode colaborar muito para entender melhor sobre essas questões que estão tirando seu sono e colocando força nesses pensamentos automáticos disfuncionais.
Fico à disposição para explicar melhor.

Roberto Luiz Junior Psicólogo Psicólogo em São Paulo