Por que me sinto um problema na vida do meu marido?

Feita por >Vivi · 28 abr 2021 Terapia de casal

Meu nome é Vitória tenho 29 sou casada com alan de 28 anos tenho 9 anos de casada No início tivemos muitas crises de ciúme e muita ignorância dele me dizia que eu era um problema na vide que só atrasava a sua vida que ele não ia pra frente por minha causa não ajudava em nada sempre me desmotivou me deixando inútil depressiva eu sempre dormia chorando me sentindo culpada sem entender o pq disso tudo eu demonstrava amor era uma pessoa carinhosa dedicada temos uma filha e ele não tinha aquele afeto por mim eu as vezes pensava pq no início do namoro agente namorava mas por ligação telefone eu no ceara ele no rio conheci ele uma vez e ficamos falando por telefone por 2 anos na época eu estudava e minhas colegas falava pra mim não levar aquilo a sério que eu era boba de não namorar diziam ele lá vc aqui vc acha que ele não tá ficando com garotas la deixa de ser boba então eu comecei a ficar com alguns meninos na época e nos continuamos a falar por tefone fazer planos os pais dele vinham lá em casa quando estava perto dele vim pra cidade eu fiquei só esperando ele com o tempo a gente ficou firme e eu contei o que tinha feito ele ficou furioso magoado pq ele não namorou niguem sempre me esperou quando moramos junto ele era uma pessoa no início amoroso ciumento na medida certa mas quando fomos morar em Minas ele começou a me tratar mal dizer que eu sou problema pra ele me diz coisas que me magoar me umilha pq tomo remédio pra depressão ansiedade eu me sinto um vazio uma tristeza na vida dele como se eu impedisse a sua felidades comigo ele tem vontade de morar no Rio perto de seus irmãos mas ele não vai por minha causa ele diz que eu não vou gostar realmente eu tenho medo de ir pra lá e ser mas problema pra ele me sinto assim inútil ele me cobra pq não trabalho diz que os remédios acaba comigo sei lá eu sinto que ele gosta de mim mas não liga por meus sentimentos eu amo muito ele foi meu primeiro amor único homem que eu tive relação com quem tive minha filha queria muito que nós tivéssemos uma vida harmoniosa sinto que ele não gosta do trabalho 6 anos na empresa ele diz que chegou no limite muita cobranças ele as vezes chega estressado não aguenta mas cobranças que lá tá sendo muito estressante no emocional e físico pra ele .
Ele diz que eu não o ajudo .
Tenho problemas emocionais desde meus 17 anos acredito que seja por histórico familiar e depos da minha gravidez tive depressão pós parto tbm e como meu marido não entende não me ajuda só me ataca no meu ponto mas fraco meu emocional
Ele diz vc devia ter era vergonha e parar com essas porcarias ta acabando com vc , mas como a médica ana me disse uma vez como ele não tem bloblema porisso ele diz isso.

A melhor resposta 29 ABR 2021

Vitória,
Voce trabalha? Ganha para se autosustentar ou depende dele?
Ninguém é causa da infelicidade ou felicidade do outro. Cada um constrói a sua felicidade ou infelicidade. Se ele escolheu você para conviver com ele, foi uma escolha dele. Se você escolheu ele para ser teu parceiro, foi escolha tua. Na vida cada um é responsável por si.
Em que e em quem você acredita? Na tua vida? No teu sentimento? Ou no que outros te dizem? Porque não acredita em ti?
Tu não é problema para ele... ele diz e você acredita! Porque? Não vê que isso esta afetando a tua saúde? A tua autoconfiança? Voce está se autodestruindo tomando medicação, desconfiando de ti mesma, diminuindo a tua autoestima...
Qual o teu objetivo de vida? Não veio aqui para tomar medicamentos, nem para ser esposa dele... veio aqui para ser feliz, para viver com prazer, saúde e felicidade. Está indo nesta direção? Ou está dependendo dele? Reaja e constrói a tua vida, do jeito que você quer e não como ele ou outros querem. Devis fazer Psicoterapia, não porque você é um fracasso, mas porque você tem um grande potencial para ser desenvolvido e não está conseguindo, fica vulnerável e se entrega aos outros. Precisa reagir e a psicoterapia pode te ajudar.

5858 respostas

2 MAI 2021

Boa noite. Um pouco confuso seu relato. Me parece que vcs tem problemas conjugais . Aconselho procurar por uma terapia famíliar para buscar o entendimento de vcs e esclarecer dúvidas.
Abs Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

29 ABR 2021

Olá Vivi.
Como você disse que tem "depressão", isto influencia no seu modo de perceber o mundo, quem tem depressão não consegue perceber as coisas pelo viés positivo e foca sempre no negativo, por isso é muito importante que tenha um acompanhamento psicológico. Através dos atendimentos você pode voltar a ter um olhar mais positivo para a vida e sua relação conjugal, e tendo um tratamento psicológico adequado você pode inclusive ajudar sua filha a viver melhor, mas tudo isso depende de sua persistência e querer estar melhor.
Busque atendimento psicológico, assim poderá viver melhor seu casamento e se quiser também poderá se abrir para trabalhar com algo que traga a você rentabilidade financeira, já que se incomodou com esta cobrança do marido.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

29 ABR 2021

Olá Vivi! Grato por escrever. Pelo relato, percebe-se que vocês dois foram se acomodando a um jeito de viver e lidar com a vida, de tal forma que a observação da situação parece ter poucos caminhos, poucas soluções. Na verdade, as soluções melhores são construídas por vocês, modificando formas de pensar, sentir, interpretar e agir. O passado é uma escola, a partir da qual devemos retirar ensinamentos e usá-los.
Certamente há um mundo emocional em você, um mundo emocional nele. Cada qual tem suas forças, suas fraquezas. Isso é inevitável no ser humano.
Valerá muito à pena você poder contar com uma caminhada científica acompanhada por um psicólogo, para que possa reorganizar a vida e agir com a melhor dosagem de energia possível, para cada coisa que fizer. Algumas ações como atividade física, trabalho, estudo, podem contribuir muito para você.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia: façamos fechamento total (lockdown) para obtermos os mesmos benefícios que Araraquara, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.