Me separo ou não de meu marido que está com problemas de estabilidade

Feita por >Mandy · 21 mai 2020 Terapia de casal

Olá, quando conheci meu marido ele tinha acabado de se separar e tinha uma filha com 6 meses, ele e a ex esposa tinham dívidas, e mesmo separados ela vivia enviando mensagens para ele cobrando coisas que uma esposa cobraria. Eu não ligava muito no começo, pensava que ela era uma pessoa triste pela separação e que com o tempo melhoraria, nunca fui apegada a dinheiro também, por isso comecei a ajudar nas dívidas. Entrei no meu primeiro emprego e todo meu dinheiro se voltava para ajudar a ele ser um pequeno comerciante. Nada para mim. Com o tempo a ex esposa dele quis montar um comércio com ele para que ele pudesse ver mais a filha dele e enfim pudessem pagar as dívidas deles, ele me perguntou o que eu achava, mas era só mais uma pergunta categórica, eu não concordava plenamente, mas ele entrou nessa, a partir daí comecei a me sentir desconfortável, sai do emprego com a promessa dele de que ganharíamos mais lá. Mesmo com esse comércio maior não ficava um centavo para mim. E me via a maioria das vezes trabalhando quase que sozinha enquanto ele estava com a filha, e saindo com a ex esposa com o contexto de manter o equilíbrio da pequena Laura, filha dele, eu realmente acreditava nele, dei meu dinheiro, minha confiança, dei minha vida e sonhos, pensando que ele era sincero comigo, eu já vi a vida de meus pequenos primos serem tristes por separação de pais e pensei realmente que meu marido é a ex mulher dele fossem apenas pessoas conscientes dos maus que poderiam causar com uma separação tensa entre os pais. Pensei que fossem 'amigos' que valorizavam a estabilidade da filha. No final das contas descobri que ele me traia com ela, e que o comércio ia falir, pois a dívida ' apenas' de meu marido agora tinha aumentado , mesmo com o meu investimento de dinheiro e tempo.
Queria me separar, quero me separar mas de alguma forma meu marido me faz eu me sentir culpada pela dívida, mesmo que em três anos eu nunca comprei nada para mim. Nem sequer uma roupa, um móvel. E ele comprou carro, móveis, brinquedos ( isso é importante pra filha dele eu entendo), camisetas calças para ele.
No final das contas continuo aqui desconfiada dele, continuo o amando, pagando uma coisa que jamais será minha, algo que não busquei e me sentindo culpada por querer abandonar alguém em situações financeiras difíceis. ( Nesse tempo todo ele nunca me apoiou em meus estudos que acabei saindo por cansaço).
Obs . Como todo relacionamento ouve momentos bons, mas preciso de alguma ajuda com esses ruins pois não sei que decisão tomar.

A melhor resposta 22 MAI 2020

Olá! Grato por participar. Considerando seu relato, podemos observar que você apresenta alto grau de compreensão e tolerância. É sempre importantíssimo lembrar que o centro da vida de cada pessoa, deve estar nela, se possível na relação com a outra, mas não sendo possível com a outra, é inevitável que seja consigo mesma. Nunca coloque outras pessoas acima de você. Pela mesma razão, nunca se coloque acima de outras pessoas. O que acontece que cada pessoa (que sente, vê, ouve, cheira, escuta - dentro de si), tem dados mais profundos para decidir e agir naquilo que integra seu "eu" na relação com o mundo externo. Em que medida, abandonar seus estudos, significa abandonar a si mesma? Há muitas questões a serem vistas, aprofundadas. Será bastante promissor e enriquecedor você poder dividir a profundidade da sua história com o caminhar técnico-científico de um psicólogo. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8680 respostas

5 JUL 2022

Olá Mandy
Uma das melhores decisões que você pode ter em um momento como este é se valorizar. Se você não fizer isso por você não será seu marido que o fará. Se valorizar significa pensar mais em você e nas suas necessidades. Se você não cuidar de você não terá condições de cuidar do outro. Se você não conseguir ver o seu valor, outras pessoas a sua volta também não saberão perceber o seu valor.
Jane assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo