Como me dar com meu enteado?

Feita por >Letícia · 14 jun 2018 Terapia familiar

Boa noite, gostaria de ajuda com meu enteado, estou em um relacionamento de 4 anos , é há 1 ano estou casada ,onde nesse mesmo tempo estou morando com meu enteado de 10 anos, desde que meu enteado tinha 6 anos meu marido pegou ele para criar devido ao maus tratos de sua mãe (não foi judicialmente). No início eu dei maio apoio ao meu marido pois eu ouvia história absurda de como a criança estava sendo cuidando, até o menino saiu revoltado com sua mãe , mais 4 anos se passaram e agora com 10 anos ,ele quer volta mora com mãe , que em certo momento da sua vida abriu mão dele , eu e meu marido fazemos de tudo por ele ,porém ele acha que o que fazemos não é o bom Para ele ( agi com ingratidão) enquanto sua mãe não fez a metade do que eu e meu marido faz por ele , as vezes eu fico indiginada com meu enteado por esse comportamento , como se nós não prestaremos e a mãe dele sim.sendo que é ao contrário. Bem eu cuido dele tenho esse instituto , me preocupo fassoique uma mãe faz por ele , porém há uma coisa que eu não faço , gostaria de muito de mudar isso me se sinto mal. Não consigo demonstra carinho a ele . De beija, abraçar , ela chega a fazer isso comigo e eu retribuo porém para eu fazer por conta própria eu não consigo. Gostaria de uma ajuda referente a isso pois eu não estou sabendo lhe dá com essa situação.

A melhor resposta 15 JUN 2018

Oi Leticia, não deve ser fácil mesmo. Mas no meu trabalho eu vejo com frequência situação parecida: que a criança se afasta de um dos pais seja por abandono seja por determinação judicial e a criança tem desejo de ficar com o genitor ausente. O que acontece é que a convivência gera conflitos normais do dia a dia, existem regras e limites que necessitam ser cumpridos o que não acontece com o genitor ausente. A criança pode fantasiar qualquer coisa e em geral a crianca/ adolescente sempre fantasia o melhor, tudo que não pode na casa do responsável. Além disso, o genitor ausente é uma falta que a criança tem que lidar.
Eu sugiro conversar com seu enteado, ouvir como acha que seria morar com a mãe , ouvir como se sente, falar como você se sente, tentar se conectar. E se for o caso buscar ajuda profissional. Um grande abraço espero que as coisas melhorem.

Vanessa Isola Psicóloga Psicólogo em Ribeirão Preto

106 respostas

14 JUN 2018

Olá, Letícia.
Obrigada por compartilhar na sua história, a princípio, ele querer ficar com a mãe, que a mãe é melhor, etc. É comum pois quer aquilo que não tem, idealizando aquilo que não tem como algo melhor, no caso a companhia da mãe. Você não relatou como é o convívio com a mae, se ele tem contato, se fica alguns dias com ela, etc.
Quanto a sua barreira de dar mais carinho, pode ser uma auto defesa sua. Sugiro que busque por ajudar profissional.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo