Como devo proceder com meus enteados e namorado?

Feita por >Isa · 9 jun 2020 Terapia familiar

Tenho 27 anos de idade, meu namorado tem 48, namoramos a 5 anos e ele tem dois filhos, uma menina de 10 e um menino de 13.
O problema é que de um tempo para cá, venho me sentindo muito mal com a situação de ter que ficar com ele e os filhos pois, quando estamos os 4 juntos ele me deixa de canto, parece que ele tenta mostrar para os filhos que eles são mais importantes, acabo não me sentindo bem com a situação e digo que vou embora sempre que ele vai pegar os meninos (já tem 3 domingos que fiz isso) mas não brigo, falo que tenho outros afazeres e até digo para ele aproveitar o tempo com os filhos.
Só que ele fica muito puto quando vou embora pra minha casa aos domingos, diz que eu tenho ciúmes dele com os filhos, diz pra eu não tentar competir com os filhos dele porque se não eu vou perder feio, mas não vou embora para punir ninguém, vou somente porque não estou bem com a situação.
No último domingo agora foi aniversário da filha dele e ele comprou um merengue para a filha, mandei ele dar um beijo e abraço nela por mim, mas disse que precisava ir embora me dedicar aos estudos, ele ficou puto e acabou de me dizer que vai descontar, disse que faz de tudo pra mim e eu não sou companheira, disse que já me levou para viajar pra fora do país, comprou carro para eu andar, me levou para fazer provas de concursos em outros estados e disse que eu não faço nada pra ele, segundo ele, ele não ganha nada em troca.
Estes últimos dias também quando fomos ao mercado por exemplo ele encheu o carrinho de coisas para os filhos, peguei um chocolate pra mim ele disse que o chocolate era caro e que já tinha canjica em casa, o que pensar disso??? Quando chegou em casa comprou um aparelho de luz de 500,00 para o filho e estava achando ruim o meu chocolate de 3,99.
Realmente estou muito frustrada! Não sei mais o que fazer!
O pior é que um dos fatores que fez também que eu não quisesse mais ficar com ele e os filhos nos domingos, foi porque ele disse pra mim que não quer ter mais filhos, por conta das despesas e da responsabilidade que não quer mais pra ele, disse para eu arrumar outro se quero filhos, disse que não precisa ser ele, disse que está cansado de tanta gente nas costas dele sugando ele, disse que não quero ele, que quero o que ele pode me proporcionar e alguém para arrumar um filho e pagar metade das contas! Logo após dizer isso ele me pediu desculpas e disse que quAndo eu passar no concurso ele vai avaliar e ver se querer disse para eu não discutir, cobrar ou conversar sobre isto antes da hora!
O que fazer?
Amo ele, mas isto está me destruindo!

A melhor resposta 10 JUN 2020

Olá Isa! Grato por participar. Pelo seu relato e dados apresentados, vocês vivem estágios de vida muito diferentes. Idade muito diferente, condição financeira muito diferente, expectativas muito diferentes, configuração familiar muito diferente, etc.. Com tantas diferenças, é necessário, que cada qual tenha muita firmeza da sua inteireza, ao interagir. Resposta sobre como você proceder não pode ser dada, sem outros aprofundamentos. Será muito enriquecedor você contar com a caminhada técnico-científica, com um psicólogo, para resgatar a configuração: somente podemos amar ao outro, com a maior inteireza pessoal possível, se fizermos predominar o amor próprio. Cada pessoa é única, com potencialidades, possibilidades, a serem descobertas e desenvolvidas. É preciso ponderar a inteireza de si mesma, para situar a melhor a plenitude das possibilidades de continuidade do convívio. Estamos à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar mais uma morte de pessoa próxima!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

10 JUN 2020

Isa,
1 - Pois é... voce casou, ou namora não só com ele mas com um pacote (ele e os dois filhos).
Isto não é ruim, desde que esteja consciente pois acaba sendo mãe deles, mesmo não sendo.
2 - Parece-me que ele te vê e aos filhos como um peso, como despesas apenas...
3 - Ele te quer como companheira? como esposa ou como alguém para os filhos dele?
4 - Voces precisam conversar sobre estas coisas todas, colocar o que te incomoda.