Meu marido não me conta as coisas que compram para os meus enteados

Feita por >Olivier · 21 nov 2022 Terapia de casal

Estamos juntos as quase 3 anos, ele já foi casado e tem 2 filhos do primeiro casamento, e tenho 2 filhos com ele. No início foi muito difícil e ainda é… a mãe das crianças mandava mensagem todos os dias no WhatsApp sempre com alguma demanda das crianças parece que vivia em um relacionamento a 3. Nos últimos tempos todo final de semana ele pega as crianças o mesmo trabalha de 06:00as 19h como temos dois filhos um de 2 anos e outra de 3 meses geralmente não temos tempo para nos dois! Brigamos bastante pois sempre tenho que exigir tempo para mim e quando peço para ele pegar as crianças apenas nos finais de semana indicados pelo juiz ele me responde que vai pegar todo final de semana. Ele compra as coisas para eles e sempre fico sabendo quando minha enteada me conta, ele leva as crianças 2vezes por semana na escola e sempre compra bala e doces para eles e para o primo deles e não traz nada para o nosso filho. Ontem questionei e disse que fiquei triste por não me contar as coisas que compra para eles e não trazer para o nosso filho.. o mesmo me disse que estou sendo injusta e infantil e que ele não me pergunta o que faço com o meu dinheiro … ele sempre me dá tudo que eu quero mas a minha questão não é ele dar presentes ou dinheiro por fora e sim não me comunicar.. Estou no limite com todos os Contatos diários com a mãe das crianças agora diminuiu porque ele bloqueou no WhatsApp devido a uma briga que tiveram mas ela liga a cada dois dias , com ele pegar todos os finais de semana ( neste ele disse que iria devolver no sábado pois no domingo não teria como a minha sogra ficar com as crianças para nos dois termos um tempo a sós) e comprando as coisas e não me informando. Sinceramente não sei se estou sendo infantil e ciumenta ou se realmente estou correta em todas as minhas chateações.

A melhor resposta 23 NOV 2022

Olá Olivier, espero que esteja tudo bem com você.

Vamos buscar juntos agora, neste espaço, uma compreensão mais ampliada do seu contexto de vida, tentando nos colocar um pouco no lugar dos outros, e pensando sempre no bem estar de todas as crianças envolvidas, que é nosso objetivo maior. O seu marido tem que lidar com a situação de já ter tido um casamento, um divórcio, e dois filhos deste relacionamento, que precisam da presença contínua do pai e da mãe, em momentos cotidianos, para que eles possam ter uma maior chance de se desenvolverem de maneira mais saudável e completa no decorrer da vida. Os primeiros filhos de seu marido não tem a presença continua do pai, e precisam aproveitar ao máximo os momentos que passam juntos com ele, e isso deve ser sempre incentivado ao longo do desenvolvimento dos mesmos. É inevitável que a mãe deles tenha contato com seu marido, pois ela precisa manter também esse vínculo, tendo como principal assunto o desenvolvimento dos filhos. Isso é algo que deve perdurar ao longo da vida, mesmo quando eles já tiverem emancipados, exigindo uma melhor compreensão de sua parte sobre esse ponto. Todo esse contexto era conhecido por você quando se conheceram, quando decidiram se casar e ter filhos. O seu marido, pelo que você relata, quer ser um pai presente e afetuoso na vida dos filhos dele (e isso também inclui os seus, que são muito novos ainda), e isso é algo muito significativo nos dias de hoje. O pai precisa ter liberdade de demonstrar seu afeto (seja com carinho, cuidado, atenção, dando brinquedos, etc.), livremente, da forma que desejar, e não é saudável estabelecer comparativos neste sentido. Cada relação é única, e a forma como ele educa e se relaciona com os filhos do primeiro casamento, não necessariamente será igual à relação que ele terá com seus filhos, principalmente se tiverem idades muito diferentes. Possuir 4 filhos nos dias de hoje requer muito trabalho e esforço, e seu marido está tentando dar o melhor dele. Seus filhos ainda são muito novos, e vão se desenvolver. Com o tempo, você pode ir indicando para seu marido como gostaria que ele participasse do processo de desenvolvimento deles, se sentir falta da presença dele em algum momento, converse com ele, chame-o para dialogar de maneira amistosa, explique seus motivos, diga o que poderia ser mudado. A mãe dos filhos dele também pode se sentir insegura sobre ter um rompimento dos laços dos filhos com o pai, pense nisso. Um acompanhamento com um Psicólogo pode ser muito bom para você no momento, pois você terá um espaço com um profissional para falar livremente sobre essas, e outras questões, que podem estar te incomodando nesse momento. Ser mãe de duas crianças pequenas requer bastante das mulheres, e isso pode estar te exigindo muito, e por isso quem cuida também precisam ser cuidada, em seus aspectos emocionais e mentais, para que essa fase passe da melhor maneira para todos, sem maiores complicações. Sim, isso é possível, e um processo terapêutico pode auxiliar muito neste sentido, dando bom suporte para a superação dessas questões.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

23 NOV 2022

Olá Olivier,

Obrigada por nos escrever. Não temos como inferir muitas coisas a partir deste relato, pois a situação é complexa. Podemos te dizer que, para superar esses obstáculos no seu relacionamento, será necessário trabalharem a comunicação e a empatia. Seria interessante, se tivessem acompanhamento de um terapeuta, Não para dizer se um ou outro tem razão, mas para fornecer ferramentas para melhorar a convivência. Você vai precisar de maturidade e equilíbrio para lidar com essa situação.
Em geral, quando os pais ficam muito tempo longe das crianças, costumam comprar mais presentes para compensar sua ausência. Não encare isso como uma competição que vai determinar quais os filhos são mais amados ou importantes, mas há toda uma situação subjacente de sofrimento a ser considerada e acolhida. Você tem nas suas mãos várias decisões importantes, tais como: Como quero que seja a estrutura da minha família (será que é a mesma que o marido tem em mente)? Quais as necessidades reais dos meus filhos (será que eles iam preferir presentes ou ter o pai perto)? Será que essa chateação sobre os presentes atinge meus filhos ou a mim? Como melhorar minha angústia de uma forma que beneficie toda a minha família?

Esses momentos de crise são excelentes oportunidades para esclarecer o que os deixa inseguros, fortalecer o casamento e construir uma fundação mais sólida para um futuro saudável para a família. Conte conosco, se precisar de suporte nesse período.

Um abraço,

Pâmela C J Fernandes - CRP 17/3314

Pâmela Fernandes Psicóloga Psicólogo em Natal

64 respostas

22 NOV 2022

Oi! você precisa de ajuda? Então é só entrar em contato comigo e marcar a sua consulta que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

22 NOV 2022

Olá Olivier! Obrigado por escrever. Será preciso mais dados, mais detalhamento de contexto para que possamos entender melhor tua questão. A princípio, pelo que você escreveu, juntando a jornada de trabalho dele, o contato com as crianças, pode ser um momento estratégico, que modificará conforme for modificando a idade das crianças, a rotina de vida.
Talvez seja prudente você melhorar tua autoconfiança e refletir mais profundamente sua possibilidade de estar agindo com infantilidade e ciúmes.
Converse mais profundamente com um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8654 respostas

22 NOV 2022

Diálogo, falta diálogo entre voces.
Combinem como querem levar a vida... administrem voces dois e o tempo.
Expressem sentimentos
Além do tempo dedicado às crianças, precisam encontrar um tempo para voces dois.
Não tome a postura de vítima... seja dona da situação.
Assuma a realidade situacional.