Minha enteada de 21 anos furta coisas minhas. O que fazer?

Feita por >Roberta · 22 dez 2016 Psicologia clínica

Boaa tarde! Sou casada a 17 anos e a filha do meu marido sempre furtou minhas coisas cada vez que ela vai na minha casa. Antes ele levava, roupas, maquiagem, calcinha, suti, bijoteriaas. Mais agora ela ja está abusando leva toalha de banho, Lenço, cortina tapetes de cozinha, fora as outras coisas que ela ja levava. e por causa disso eu e meu marido temos brigado muito, as vezes penso até em deixar ele, porque não posso proibir ela de ir na minha casa. Mais ja não estou mais aguentando isso! É acaso descontando nele toda a minha raiva. Fico cobrando dele uma attitude, Mais na verdade ele não sabe o que fazer. E eu menos ainda. Mais me sinto mesada, desrespeitada dentro da minha própria casa. O que podemos fazer?

A melhor resposta 23 DEZ 2016

Bom dia, Roberta.
O melhor seria que vocês buscassem conversar com ela para entender o porquê dessas atitudes. Ter uma conversa franca com sua entrada pode ajudar bastante e acho que isso deveria ter sido feito desde que aconteceu o 1o furto, porém nunca é tarde para começar. Dependendo da conversa, procurar profissionais que trabalhem com cleptomania pode ser de grande ajuda. Boa sorte!

Gracilene Conceição Psicologia Familiar Psicólogo em Fortaleza

121 respostas

27 DEZ 2016

Boa noite Roberta, existe uma doença chamada Cleptomania onde a pessoa perde o controle dos impulsos e rouba objetos para se sentir bem. É um problema psicológico interno que se manifesta no ato de roubar objetos para se sentir melhor e que se deve ter calma para lidar com o assunto, pois é uma questão bastante delicada. Essa doença precisa de tratamento e acompanhamento com um terapeuta. Incentivar a pessoa cleptomaníaca a buscar ajuda é a melhor forma de solucionar a situação e os demais problemas que ela pode estar enfrentando internamente. Sua enteada pode esta com esse diagnostico, sugiro que converse com seu marido e depois tenha uma conversa reservada com sua enteada e se coloque a disposição parra auxiliá-la. O tratamento para cleptomania é feito, principalmente, com terapia cognitivo-comportamental, um estilo de trabalho da psicoterapia. Coloco-me a sua disposição. Um abraço.Boa noite Roberta, existe uma doença chamada Cleptomania onde a pessoa perde o controle dos impulsos e rouba objetos para se sentir bem. É um problema psicológico interno que se manifesta no ato de roubar objetos para se sentir melhor e que se deve ter calma para lidar com o assunto, pois é uma questão bastante delicada. Essa doença precisa de tratamento e acompanhamento com um terapeuta. Incentivar a pessoa cleptomaníaca a buscar ajuda é a melhor forma de solucionar a situação e os demais problemas que ela pode estar enfrentando internamente. Sua enteada pode esta com esse diagnostico, sugiro que converse com seu marido e depois tenha uma conversa reservada com sua enteada e se coloque a disposição parra auxiliá-la. O tratamento para cleptomania é feito, principalmente, com terapia cognitivo-comportamental, um estilo de trabalho da psicoterapia. Coloco-me a sua disposição. Um abraço.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

26 DEZ 2016

Prezada, sua situação familiar parece estar lhe trazendo significativo sofrimento, penso que é necessário trabalhar o diálogo com seu marido sobre estes acontecimentos e ver o ponto de vista dele, se ele deseja ajudar a filha a superar isto, depois possivelmente uma conversa com esta filha estando os três juntos. Esta conversa não deve possuir caráter punitivo, mas mostrando como o casal se sente com os roubos, mostrar a ela que sabem e pedir para mudar este comportamento, que ela pode pedir o objeto ao invés de roubar, lembrando que não poderá ter tudo o que pede. Depois, pode-se combinar recompensas (pedidos que não eram possíveis de atender), caso ela apresente mudança no comportamento. Porém, entendo que para este trabalho possuir mais chances de funcionar, será necessário a supervisão d um terapeuta cognitivo comportamental. Vocês podem buscar mais informações na temática "Treino de Pais" ou no livro "pais presentes, pais ausentes", também vai auxiliar.
Um abraço,

Anônimo-271188 Psicólogo em Florianópolis

63 respostas

26 DEZ 2016

Roberta, imagino que a situação seja realmente muito complicada. Mas sindo que como ela sendo sua entiada fica um pouco complicado você tomar decisões diretamente a ela. Ela precisa de ajuda, primeiramente vocês precisam tentar descobrir para que ela faz isso, será pelo simples prazer de pegar? Será que ela vende? Independente da resposta ela precisa de acompanhamento psicológico e vocês de orientação deste mesmo profissional! Você pode ligar buscando um profissional, pode dar toda esta assessoria, mas quem precisa conversar com ela sobe isso é o pai, para não criar confusões e mais dificuldades no relacionamento entre todos! Proibir de frequentar sua casa definitivamente não é a melhor solução!

Espaço Recriar Psicólogo em Curitiba

48 respostas

22 DEZ 2016

Olá Roberta! Converse com seu esposo para que vocês a levem a um profissional, no caso dela, psiquiatra e psicologo.

Att.

Psicóloga Ana Paula Souza Psicólogo em Guarulhos