Como lidar com meu enteado agressivo?

Feita por >Thata · 7 mai 2020 Adolescência

Meu enteado tem diplegia, sempre foi tratado pelo sarah e o único problema diagnosticado é a dificuldade de locomoção, sempre foi muito esforçado e inteligente, estou com o pai dele a 8 anos e meu enteado possui 13 anos, desde os 5 anos devido a deficiencia ele semore foi muito mimado, quando a gente não fazia suas vontades ele chorava muito e conseguia o que queria, ele morava com a avó e o pai, a avó semore fez todas as vontades mas ele.foi crescendo e continuou assim tendo ataques quando não era feita a vontade dele e a avó sempre fazia o que ele queria para resolver o choro, sempre com a desculpa que ele era deficiente, de uns tempo pra ca conforme foi crescendo foi piorando pois ele começou a ficar agressivo, grita falando barbaridades como falar que vai me matar, matar a irmã e grita, chora, fala que só vai parar quando fizermos o que ele quer e realmente é o que acontece pois o pai acaba cedendo para ele parar, não sei mais como resolver e agora esta afetando o meu casamento pois eu não estou mais suportando.

A melhor resposta 8 MAI 2020

Olá Thata! Obrigado por participar. Pessoas que crescem acostumadas a ter suas vontades satisfeitas, tentarão manter, a todo o custo, a garantia da manutenção da satisfação das vontades; crianças que apresentam deficiências, apresentam dificuldades para separar tolerâncias que são adequadas às suas deficiências de prazeres privilegiados e inadequados que podem ter, confundidos com suas deficiências; adolescentes de treze anos, muitas vezes, costumam apresentar rebeldias manifestas por comportamentos inadequados, adolescentes que convivem com madrastas, apresentam espaços para supor que as mães seriam melhores, logo, essa situação apresenta muitos ingredientes, para seu enteado sentir legitimação para buscar a garantia do prazer imediato dele. Ocorre que para ele desenvolver e lidar com o mundo da troca social, como ela deve acontecer, precisa entender que o prazer dele, precisa ser negociado com o prazer dos outros, os sacrifícios dos outros, precisa da contrapartida dos sacrifícios dele. Será útil poder enriquecer essa questão com a ajuda de um psicólogo. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

12 MAI 2020

Olá Thatha!
É indicado que ele inicie a psicoterapia por ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional.
O tratamento poderá ajudá-lo a compreender melhor suas emoções, desenvolver habilidades de comunicação que não sejam agressivas e estimular sua autonomia independentemente de sua deficiência.

Fico a disposição.

Abraços,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

8 MAI 2020

Oi Thata,
Realmente éle é um viciado, satisfizeram ele, ele cresceu e se tornou um ditador, usa a deficiência para se impor. Os adultos que cuidaram dele não souberam lidar com ele e agora criaram um mostro.
Não tem mágica com ele: você pode ter uma conversa séria com ele, dizendo que percebe o erro e a estratégia que ele está usando e que a partir de "hoje" isto não cola mais. Viver é aprender e corrigir os erros que temos.
Precisa agir com muita autoridade com ele e se impôr aos ditames dele. Caso contrário, voces serão escravos de um ditador deficiente... os culpados serão voces e não ele.