Como lidar com família com preconceitos com gays e lésbicas?

Feita por >Bruna vitoria · 20 out 2016 Orientação sexual

Como posso lidar com uma família de preconceitos com gays, lésbicas, etc? Como posso gostar da minha vida se a minha própria família não me aceita do jeito que eu sou? Eu sou lésbica, mas nunca assumi. É tão ruim assim ser quem sou ou há de errado comigo?

A melhor resposta 20 OUT 2016

Olá Bruna,

É realmente um desafio trabalhar esse assunto dentro de algumas famílias, antes de fazê-lo é necessário que você esteja fortalecida pra enfrentar esse caminho de forma madura e assertiva. Pra isso, procure um psicólogo próximo a sua residência.

Espero ter ajudado!

Psicóloga,
Késia Alves

Késia Alves Pinheiro Madureira Psicólogo em Betim

8 respostas

25 OUT 2016

Bruna, você precisa de um psicanalista; um tratamento psicanalítico irá te ajudar a se questionar se vale mais a opinião de tua própria família do que a tua opinião sobre a tua vida. E outra: já digo de antemão que a tua família tem grande participação na formação do que você é hoje. Procure um analista. Gostaria de poder te ajudar, mas estou no ABC Paulista. Espero ter te ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

22 OUT 2016

Não tem nada errado com você. Mesmo sua família não apoiando sua orientação sexual não quer dizer que há algo errado com você.
Procure você mesma se aceitar e procurar espaços nos quais você possa ser autêntica.
Caso sinta necessidade neste momento não deixe de procurar por terapia, lhe ajudará a se fortalecer.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

21 OUT 2016

Olá Bruna!
Não há nenhum problema com sua orientação sexual, e infelizmente muitas vezes precisamos lidar com preconceitos, seja na sociedade ou no nosso núcleo familiar.
É muito importante que você procure ajuda de um psicólogo para que encontre o apoio necessário tanto para sentir-se segura com sua orientação quanto consiga lidar com os preconceitos que encontrará sem afetar seu desejo de viver ou duvidar de suas qualidades.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

21 OUT 2016

Olá Bruna,

Orientações sexuais são muito variadas, e em si não representam nada de anormal; não são doenças ou distúrbios. O que acontece é que tem muitas pessoas que culturalmente não aceitam a diversidade, comumente atribuindo à uma escolha, e então sendo moralmente punível, porque seria só escolher não se sentir assim.
Ter a sensação de ser aceito é importante para todo mundo, porque nos dá também a sensação de segurança com os outros. Crescer se sentindo não aceita assim é difícil porque você acaba duvidando se o que você pensa sobre o que você mesmo sente está certo ou não.
Ajuda muito conversar com pessoas que sintam coisas parecidas, pois você conseguira sentir melhor a diferença do que é opinião da família em contraste com outras opiniões. Aqui nas respostas do site você já poderá ver como o problema não é pela orientação sexual em si, e sim pela discriminação.
Espero que mais gente responda para facilitar o que eu acabei de escrever.

Atenciosamente,

Bruno Aquino

Anônimo-300912 Psicólogo em São Paulo

50 respostas

20 OUT 2016

Boa tarde Bruna, realmente não é nada fácil viver assim com essa rejeição familiar e social. Bruna seus pais não entende que orientação sexual não se escolhe, até porque ninguém opta por ser excluído pela sociedade.
A sua família esta cheia de conceitos culturais e religiosos onde o "normal" e preestabelecido pelo pensamento de muitas pessoas é que as pessoas se envolvam com pessoas do sexo oposto, só que o mundo não é só preto e branco, você sabe que também é colorido, mas ele não percebe e não aceitam isto até porque edificaram planos para você desde sua gestação e agora não aceitam não terem controle sobre isto, entende? Agora para que você consiga se fortalecer e conseguir um equilíbrio emocional diante desta turbulenta concepção social e familiar se faz preciso ajuda psicológica, por isso procure ajuda de um psicólogo para te ajudar.
Att. a Psicóloga Usséndade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife