Como lidar com os pais?

Feita por >Ana · 28 jan 2020 Terapia familiar

Tenho 23 anos e um relacionamento de 4 anos, meus pais nunca falaram nada a respeito, minha mãe que dava umas indiretas, porém nada muito sério. Sempre vivia falando que meu pai não gostava que eu e meu namorado tivéssemos uma vida sexual ativa. Eu e meu namorado sempre fomos abertos para conversar, mas meu pai nunca falou nada, e nós sempre tivemos uma vida sexual ativa, porém nunca na casa dos meus pais. Na verdade acho que meus pais queriam que a gente casasse, porém temos outros objetivos antes do casamento. Os meus pais acham que meu namorado tem que ficar atrás 24 horas, viver em função de mim, que casamento é solução e acreditam que meu namorado esteja me enrolando (pensamento antigo), porém os mesmos não têm uma postura moral e eticamente correta e agem com um certo preconceito com o meu relacionamento, como devo lidar com essa situação?
Obs: ainda moro com meus pais.
A família do meu namorado é um amor com a nossa família.
Recentemente meu namorado se mudou para São Paulo e eu sou do espírito santo.
É um situação que me causa angustia, pois o meu pai não deveria ter essa postura, meu namorado sempre me motivou a estudar e ter uma vida independente.

A melhor resposta 31 JAN 2020

Ana, teu namorado está certo.
Tu deve sim ter uma vida independente, emocional e financeiramente.
Tua vida é tua vida.
Não espere que teus pais te dê liberdade e autonomia. Tu tem que conquistá-la
Tu veio através dos pais mas não deles.
Quando vai fazer a tua vida?
Quanto mais dona de ti mesma ser, mais certo vai dar com o companheiro.
Entre voces dois, converse tudo, sejam verdadeiros e sinceros com voces. Isto cria intimidade e autoconfiança.
Fale o que sente, não minta para ti mesma.
Os pais não tem que participar disso.
O que voces decidirem está ok. Mas, se auto responsabilize por ti mesma.
Depende só de ti.

5830 respostas

29 JAN 2020

Olá Ana! Grato por participar. Seu relato trás uma família que não sofre senões e outra (a sua) que recebe algumas ponderações. Você tem vinte e três anos e seu namorado mudou-se para São Paulo. Vamos por parte: Não há dúvidas de que seus pais querem o sem bem, mas da perspectiva melhor que eles podem ter, que não coincide com a sua. Trata-se do famoso e necessário ajuste de convivência entre gerações. Vinte e três anos faz parte daquela época que queremos ter espaço próprio, autonomia, mas; em sociedade complexa isso costuma demorar mais para acontecer ou nunca acontece. Dinheiro, segurança, experiência social. Um observação desconfortável, mas necessária: a família do seu namorado é uma família como as demais, tem algumas questões a aprimorar. O que te impede de estudar e ter vida independente? Nessa idade você mesma. Sei que é preciso ponderar que modificações de postura incomodam aos próximos. Há evidências a serem postas por você para você. Você não pode, por exemplo, ser livre por causa do seu namorado, assim como não está impedida por ele de estudar e ter liberdade. Você é o centro de sua vida. A receita para negociar namoro, família, estudo, construção de independência é diálogo amplo, profundo e aberto; primeiro com você mesma, depois com os pais, a seguir, com a escola e o namorado. Também não pode perder de vista seus planos e metas realistas e exequíveis. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.