Como identificar se é depressão ou desculpa?

Feita por >Anônimo · 28 mai 2019 Depressão

A pessoa está em uma situação complicadíssima financeira, a mãe perdeu a casa depois que os pais se divorciaram, ela está desempregada, o pai arrumou outra mulher que tem filhos, o emprego é estressante e não ganha bem, o irmão mais novo arrumou uma namorada em outro estado e foi morar com ela e não fala muito com a mãe. No entanto, a pessoa mora sozinho, tem outros contatos, fotos de outras mulheres e vive sumindo e voltando, e já me pediu dinheiro 3 vezes, mas agora não pede mais, e quando volta, fala que estava depressivo. É um resumo bem genérico. E não estou sabendo como lidar, até porque, pelo grau de minha empatia penso: mesmo que eu tivesse outros casos, e estivesse nessa situação, isso não significaria que eu realmente não esteja depressivo, certo?

A melhor resposta 29 MAI 2019

Certo. Mas por que ela não procura ajuda para se tratar? A depressão pode ser tratada. Se ela continuar usando a desculpa que por causa da depressão pode fugir da responsabilidade do namoro sério e quer usufruir dos prazeres do namoro casual ela pode acabar sózinha. Ou você quer essa vida para o seu futuro?

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

23 JUN 2019

Anônimo boa noite, pelo seu relato essa situação é complicada, pense qual o seu papel nessa história toda? Você continua a ouvir a mesma história de que a depressão é a culpada pelo comportamento, é a causa de tudo, "a pessoa vive sumindo e voltando", e não dá explicações onde estava isso é correto?

Se a pessoa diz ter depressão então melhor vocês buscarem tratamento, sugiro uma consulta com psiquiatra para avaliar o estado geral de saúde e, logo após procurar uma terapeuta, pois para a depressão o tratamento eficaz é medicamentos+terapia, na terapia a pessoa irá trabalhar todas essas questões que envolvem a mãe, pai, irmão questões intrafamiliar e o seu relacionamento as idas e vindas.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

29 MAI 2019

Certo. Ela pode estar depressiva. Mas por que não procura ajuda médica? Se estiver preocupada com a relação a dois precisa se cuidar. Pois a sua paciência um dia acaba não é? Ou é essa vida que você quer para o seu futuro?

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

29 MAI 2019

Bom dia,
Pelo seu relato, pode ser um pouco dos dois, uma ansiedade por todo quadro familiar que se torna uma depressão. Agora, se a pessoa vive isso ou usa como desculpa, só ela pode responder ao certo.
O ideal seria você trabalhar em você toda esta ansiedade e inseguranças, para definir o seu caminho da melhor forma possível.
E se for o desejo do outro estar ao seu lado, percebendo a sua melhora, tanto melhor. Mas não pode viver pela esperança de que a outra pessoa mude, seja como for, para se encaixar nas suas expectativas.

Se quiser conversar mais, estou à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos