Como identificar mãe narcicista?

Feita por >Fernanda nanda · 30 jun 2023 Abordagem psicológica

Minha mãe sempre teve um domínio sobre mim desde meus 11 anos , hoje tenho 30 anos sou casada tenho duas filhas, moro no mesmo pátio que ela,sempre tive um excesso de preocupação temor em querer sempre estar agradando ela em tudo,por diversas vezes ela me submeteu a brigas com meu pai e vizinhos etc... Me colocava em meio suas brigas, sempre fui a favor dela em tudo! Fiquei por dois anos sem falar com meu pai , por causa dela ela tem muito ciúmes de nós filhos com ele somos três filhos, mais nao no sentido ciúmes dele, Não até porque meu pai sofre muito ao lado dela ela humilha ele , ele tem que fazer tudo que ela manda , o ciúmes dela conosco é porque ela tem um ódio dele e ela quer mostrar pra ele que estou do lado dela tudo para entristecer ele,eu me sentia muito culpada em nao poder falar com meu pai eu cheguei tentar falar com ele e quando fui mencionar pai ela ne olhou com uma expressão de muita raiva entao eu me refreei , sempre tive muito medo dela ela nao era de me bater mais ela fazia um semblante e ficava em silencio e eu sentia que tinha feito algo errado, casei com 15 anos consegui falar com meu pai mais porque ja nao morava mais com ela, ela fez eu ir morar na casa dela mais começou sentir ódio do meu marido eu tinha uma bebe com ele ciúmes da minha filha também,ela fez eu terminar meu relacionamento detalhe e quem me fez casar com ele foi ela em 9 dias de namoro e depois pegou um ódio dele inexplicável , mais fiz a vontade dela, passei por 3 casamentos frustrados ela de forma direta e indireta sempre esteve presente nas minhas decisões, ela que sempre escolheu meus parceiros e sempre mandou também me separar, hoje moro no mesmo pátio casei ja tenho 5 anos de casamento mais nesses 5 anos nao consigo ter paz ela esta sempre dentro da minha casa enchendo minha cabeça falando em doença ela ta sempre dizendo que tem doenças graves só esse ano ela disse ter câncer na mama no útero no intestino faz inúmeros exames e sempre esta normal tudo , mais ela se atira numa cama e parece que ta morrendo nao faz mais nada na vida, espera que eu e minha irmã se vire com a casa dela faça comida pra ela e pente os cabelos dela ,ela continua deitada faz voz de criança e diz ser doente , quer ser tratada como criança que nós seja a mãe dela. Ela quer que eu abandone meus a fazeres e me dedique a ela porque nao quer ficar sozinha na casa dela , eu tenho marido duas filhas estudo e tenho minha casa pra cuidar, ela pensa so nela a vida toda fiz todas vontades dela, cozinhei feijão pra ela 4 anos e pouco pq ela mandava eu fazer que não iria fazer para meu pai eu acabava fazendo porque tinha pena dele ele trabalha na obra, ela sempre me fez fazer as coisas pra ela serviço tudo até minhas roupas se ela gostasse nao importava se eu gostasse da roupa ela fazia eu dar pra ela, sempre me humilhou em diversos pontos do meu corpo me colocando para baixo, ela só falava algo positivo pra mim quando queria alguma coisa de mim por interesse, sempre percebi que ela gosta de competir com meu marido e com as pessoas em geral pra dizer que eu sou toda dela e que faço tudo pra ela, todo lanche que eu pedia para minha família eu tinha que comprar pra ela também , tudo que eu comprasse para meu marido de presente eu tinha que trazer pra ela também, tudo tudo na vida ela tinha que ser o centro das atenção, só que ela me desgastou eu estou muito cansada de tudo eu fiz contato 0 com ela , ela nao se ajuda ela estava me levando para o fundo junto com ela, esta dois mês atirada diz estar com depressão nao faz nada e escraviza meu pai e diz ser que o estado dela é culpa minha porque nao estou falando com ela, ela fica me pressionando usando meu pai e meu vô e minha tia contra mim , eu fico muito triste com essa situação mais não quero que ela entre na minha vida assim to cansada de tudo isso demais não sei o que fazer me ajudem!

A melhor resposta 3 JUL 2023

Quem cresce sob os cuidados de uma mãe narcisista pode encontrar dificuldade para cortar relações. Ainda assim, vale a pena fazer o esforço de se afastar aos poucos, a fim de conquistar independência e manter um distanciamento. Isso vai ajudar a manter a relação mais tranquila e minimamente saudável.
Os filhos de narcisistas tendem a deixar as próprias necessidades de lado para evitar conflitos com a genitora. Também é comum que tenham autoestima abalada e encontrem dificuldades para expor suas angústias.
Profissionais da área da saúde mental são os mais recomendados para avaliar e lheajudar. Então, contate um psicólogo de confiança para diagnosticar, orientar e acompanhar cada passo do processo terapêutico.
Mas tenho algumas dicas que a principio podem parecerimpossível, mas comece aos poucos:
Distancie-se de sua mãe. Por mais difícil que possa parecer, distanciar-se de alguém assim pode ser a única maneira de se aproximar da cura.
Evite ficar perto de sua mãe caso viva na mesma casa que ela. Geralmente, pessoas narcisistas irão "sentir" quando os outros ficam distantes, agindo como se tivessem interesse somente para voltar a serem como antes quando captam sua atenção novamente. Tente manter o mínimo de contato possível com sua mãe em casa. Considere o comportamento dela mais como uma diversão, que não é nada sério e não possui peso em sua vida.
Fique longe de sua mãe. Contato limitado provavelmente funcionará melhor para você, especialmente se vivem em cidades ou estados diferentes. Se você achar que conversar no telefone com sua mãe é irritante, só converse no telefone quando estiver preparado mentalmente para lidar com ela. Não permita que ela pegue você desprevenido, causando raiva e mal-estar.
Mantenha um nível de contato confortável. Faça o que for necessário para obter cura, nem que isso signifique abandonar quase que completamente o contato com sua mãe sem olhar para trás. No entanto, alguns filhos ainda sentem culpa ao se distanciarem totalmente, e podem sentir a necessidade de fornecer ajuda financeira à mãe narcisista. Se isto não pesar em sua consciência, permita-se ajudar sua mãe. Lembre-se, não é para ela, é para que você se cure e siga em frente.
Se precisar estou a sua disposição.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

6 JUL 2023

De fato, sua mãe é tóxica, abusiva e te tomou pra marido dela, por isso ela odeia teu pai e teus relacionamentos, porque você entrou como um marido e pai dela, com certeza, ela tem questões de traumas da vida dela que ainda reverberam nela e acaba também te atingindo, ela é vitimista e narcisista, tudo isso usa pra te atingir: te responsabiliza por tudo, te culpa por tudo, te usa, manipula de todas as formas. Entra em contato comigo, vamos trabalhar melhor tuas dores, ressignificar e te ajudar a ter uma vida de qualidade, mentalmente saudável e livre de culpas, porque isso acaba paralisando a pessoa e ela não segue a vida para voar.
Steffany E. Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

3 JUL 2023

Nanda,
Não fique fixada nos julgamentos.
O problema não é ela se é narcisista ou não; o problema está em ti; voce aceitou ser submissa à sua mãe.
Voce já tem 30 anos, é casada, tem filhos, mas está dependente da mãe, mora no mesmo pátio que ela.
Voce não cortou o teu cordão umbilical psicológico com ela; assim, nunca poderá nascer para voce mesma, sempre vai depender dela e pior, julga ela responsável, quando na verdade voce precisa resolver.
Problemas entre teu pai e tua mãe são problemas deles, eles devem e precisam resolver.
Tua mãe é assim porque teu pai também é assim... eles vivem como eles quiserem, se querem ficar no sofrimento, problema deles.
Voce é outra pessoa, voce tem os teus objetivos e precisa se concretizar.
Por mais que a mãe seja assim como voce descreveu, não pode culpar ela.
Voce é que precisa cordar, fazer Psicoterapia para se colocar de outra forma.
E seu marido, se ele também não acordar, vai ser como seu pai... um banana.
Não está cumprindo com seu papel, nem de marido e nem de pai.
Faça Psicoterapia
Abraços

5817 respostas

1 JUL 2023

Oi Nanda! Obrigado por escrever. Com base no seu texto, podemos , salvo outras informações - ponderar que a questão de sua mãe, embora necessariamente, como acontece com todos nós, tenha componentes narcísicos, também apresenta outros dados com continuidade história de baixa autoestima, de formas regressivas de buscar atenção, talvez outras distorções ao dar sentido para a vida, para o que sente e chamar a atenção.
Assim sendo, sua mãe precisa de trabalho consistente e duradouro com um de nós, psicólogos.
Você, por seu lado, aos trinta anos, com filhos, marido, precisa também ponderar qual é o grau de complementação faz com ela, a ponto de permitir nessa altura da vida, vivenciar essa interação opressora. Há responsabilidade tua também.
Será prudente que repense tua identidade, personalidade, responsabilidades e autonomia.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.